O que é prêmio no seguro de vida?

O prêmio de seguro de vida é o pagamento feito por você mensal, semestral ou anualmente para manter a sua apólice ativa. É uma das principais obrigações do segurado. Sua cobertura pode expirar no caso de não pagamento e você não quer que isso aconteça.

Postado: 

28/5/2021 10:48

A contratação de um seguro de vida garante a proteção financeira da sua família ou pessoas que você ama caso você morra.

O que garante o pagamento dessa cobertura são os pagamentos das mensalidades, que no setor de seguros são chamadas de prêmio. 

O pagamento dos prêmios mantém a sua apólice ativa, e garante que seus familiares possam arcar com os custos e despesas familiares por algum tempo caso você morra de repente.

Resumindo: o prêmio possibilita a sua família receber uma indenização por morte para cobrir gastos, financiamentos, dívidas ou custos funerários.

Como eles são estipulados?

Os prêmios são definidos por sua seguradora com base em diversos fatores, incluindo a sua idade, estado de saúde, tipo de apólice, período de contrato e valor da cobertura.

Após a assinatura da apólice e o pagamento do primeiro prêmio, seus beneficiários já estão cobertos - de acordo com as carências do seu contrato.

Veja as dicas valiosas para conseguir um prêmio mais em conta:

  • Seis fatores principais determinam o valor do prêmio do seu seguro de vida: tipo de apólice, período de validade, idade, avaliação médica e coberturas adicionais;
  • Os prêmios pagos por seguro de vida não são subtraídos do imposto de renda (IR).

Curioso para saber quanto seria a sua cobertura e qual o prêmio adequado para você? Simule agora e de graça na Calculadora Azos.

O que são prêmios de seguro de vida? 

Sem muito rodeio, prêmio é o valor que você paga mensal, semestral ou anualmente para manter a sua apólice de seguro de vida.

Enfim, o pagamento do prêmio mantém a sua apólice ativa dentro do período contratado.

Saiba tudo sobre seguro de vida

Como são determinados os prêmios de seguro de vida?

Existem seis fatores principais que determinam o valor do prêmio de um seguro de vida:

Tipos de seguro de vida

São dois tipos de seguro de vida: o vitalício e o temporário.

A diferença é que as apólices de seguro de vida vitalício não expiram. Elas continuam ativas enquanto você mantiver o pagamento dos prêmios. 

Além disso, o seguro de vida vitalício, diferente do temporário, rende uma pequena quantia a mais do seu dinheiro ao longo do tempo.

Por causa disso, e também das taxas de rendimento da apólice de seguro de vida vitalício, os prêmios podem ser de cinco a 15 vezes mais caros do que o das apólices de seguro de vida temporário. Além de precisarem ser declaradas no seu IR.

Essa é a principal razão para o seguro de vida temporário ser muito mais barato e simples e, por isso, escolhido pela maioria das pessoas.

Valor da cobertura

Muita hora nessa calma. A gente sabe que o valor da cobertura sempre salta aos olhos. Mas, o valor da cobertura define também o custo do prêmio.

Ou seja, quanto mais cobertura você contratar, maior será o custo do prêmio.

Moral da história:

Na hora de contratar um seguro de vida, escolha uma cobertura adequada para as suas necessidades, com o prêmio que cabe no seu bolso.

Período de contrato

O período do contrato é o tempo em que você paga os prêmios, com ajuste anual. No Brasil ele costuma ser entre 2, 5 e 10 anos para seguros temporários.

Durante a vigência do contrato -apontada na apólice, enquanto seus prêmios estiverem em dia (salvo alguns contratos com carência para pagamento de prêmios atrasados) seu beneficiário estará coberto em caso de sinistro.

Idade

Com a idade, vem também as complicações de saúde. Por isso, as taxas de seguro de vida aumentam com a idade. 

Agora que você sabe disso, a gente aqui da Azos te aconselha a contratar o seguro de vida o quanto antes.

O principal ponto para se contratar um seguro mais cedo é que você garante uma declaração de saúde saudável e prêmios sem agravos!

Ah, e não se esqueça, pode ser que daqui a cinco anos você vai desejar ter adquirido uma apólice de seguro de vida para proteger as pessoas que você ama hoje.

Estado de saúde, hábitos e outros fatores

É aqui que a conversa fica séria. 

O seu histórico médico e de saúde familiar, resultado atual de avaliação médica, além dos antecedentes da sua carteira de condutor, profissão e hábitos, todos esses fatores são levados em consideração pelos corretores para atribuir a você uma avaliação de saúde que vai determinar o valor dos seus prêmios.

Então, antes de iniciar um processo de contratação de seguro de vida, vá ao médico, agende exames de rotina e deixe a sua saúde novinha em folha.

Isso vai reduzir, e muito, o valor do seu prêmio.

Tipos de coberturas

É possível adicionar coberturas diferentes à sua apólice de acordo com as suas necessidades e do que for mais adequado para você. 

Enquanto alguns complementos são gratuitos ou embutidos na sua apólice, outros podem ser extraordinários e por isso aumenta o valor do seu prêmio.

Confira algumas coberturas adicionais:

  • Extensão de prazo
  • Cobertura premium
  • Renúncia de complemento premium
  • Cobertura por invalidez ou doença grave

Mas, cuidado! É costume das seguradoras colocarem tudo em um saco só e oferecer coberturas que você nem sequer precisa.

Esse hábito desagradável faz com que seu prêmio seja maior e a cobertura nada especial. Você não vai querer isso, não é mesmo?

Pois saiba que a gente também não! Por essa razão, aqui na Azos você paga pelo que quer e pelo que precisa de verdade. Assim, o seguro de vida sai muito mais barato para você e a segurança da sua família mais ainda.

Cotações de seguro de vida VS Prêmios de seguro de vida

Cotações de seguro de vida são estimativas de prêmio que seu corretor de seguro de vida ou empresa fornecerá antes e durante o processo de contratação da cobertura.

Os prêmios de seguro de vida são definidos pela seguradora depois que sua aplicação passa por todo o processo de avaliação dos documentos exigidos. Após a análise, o prêmio é acertado com base no valor que você vai pagar pela sua apólice.

Aqui na Azos o procedimento é todo online e baseado em formulários digitais. Por isso, é muito mais simples a contratação.

Os prêmios de seguro de vida são dedutíveis do IR? 

Seus prêmios de seguro de vida (de um seguro temporário) não são dedutíveis do imposto de renda. Mas existem algumas vantagens fiscais quando se trata de seguro de vida.

A indenização em casa de morte, na maioria dos casos, não é taxada.

Existem algumas exceções sobre a retirada do seguro de vida do imposto de renda.

Se o seu empregador estiver pagando seus prêmios para uma apólice de seguro de vida em grupo, a indenização por morte fica sujeita a cobranças de impostos, por exemplo.

Além disso, se a indenização por morte for paga a uma empresa no lugar de uma pessoa física, a empresa beneficiada fica sujeita a impostos sobre o patrimônio.

Por isso aqui na Azos a gente recomenda que você converse com nossos especialistas financeiros ou alguém da sua confiança para entender todos os detalhes fiscais da contratação, combinado?

O que acontece se não puder pagar os prêmios 

Se você tem uma apólice de seguro de vida em vigor e não pode pagar seus prêmios na data de faturamento devido a algum imprevisto no seu planejamento financeiro, as seguradoras geralmente têm um período de carência de 30 dias antes de cancelar sua apólice. 

Mas, em circunstâncias especiais, eles podem estender esse período de carência para ser ainda mais longo.

Por exemplo, durante a atual pandemia, a maioria das seguradoras de vida está estendendo os períodos de carência para até 90 dias. 

Para obter uma extensão dos pagamentos de prêmio, é melhor ligar para sua seguradora e informá-los sobre sua situação atual financeira atual e como ela te afetou. 

Feito isso, o corretor pode exigir documentação complementar para análise e comprovação. Mas para muitos, um telefonema apenas basta.

Se sua seguradora oferece um período de carência para pagamentos de prêmios é só conversar com ela sobre a configuração de um plano de pagamento para reembolsar os custos.

De toda maneira, aqui na Azos a gente entende que o seguro de vida deve ser um motivo de tranquilidade para você. 

Por isso, caso você tenha qualquer dificuldade com o pagamento dos prêmios, é só procurar um dos nossos especialistas por telefone ou whatsapp no telefone (11) 5445-1234 ou por e-mail contato@azos.com.br

Converse com um especialista e saiba tudo sobre seguro de vida

Os prêmios de seguro de vida podem mudar?

Ao comprar uma apólice de seguro de vida, você está comprando uma apólice de seguro de vida conforme às suas necessidades desse momento. Por esse motivo, você terá o mesmo prêmio durante toda a duração da apólice. 

Para fazer alterações de cobertura em apólices tradicionais é necessário entrar em contato com a seguradora e fazer uma nova apólice.

Mas, existe um produto de seguro de vida menos comum que resulta em alterações de prêmio: seguro de vida anual renovável.

O seguro de vida renovável anual tem validade de apenas um ano, embora a apólice tenha a opção de ser renovada a cada ano por um determinado número de anos. Essas apólices são mais baratas no início, mas acabam sendo mais caras a longo prazo. 

Enfim, os prêmios de seguro de vida são um dos principais elementos de uma apólice de seguro de vida. E por isso nunca é demais procurar saber o que são, como funcionam e o que significam para o seu orçamento. 

Obtenha algumas cotações de seguro de vida grátis para ver como você pode inserir uma apólice de seguro de vida em seu orçamento antes de se inscrever. E não se esqueça, o seguro de vida não é sobre o dinheiro, mas sobre a segurança e proteção da sua família e das pessoas que você ama no futuro.