Como funciona um seguro de vida? Entenda na prática!

O seguro de vida garante a segurança financeira da nossa família e dependentes caso não estejamos mais aqui. Confira tudo o que você precisa saber sobre como ele funciona.

Seguro de Vida
Como funciona um seguro de vida? Entenda na prática!

É comum que as pessoas falem sobre apólices e a importância de se planejar para o futuro, mas poucas sabem, realmente, como funciona um seguro de vida. Se você se identifica com essa situação, não se preocupe. Nós sabemos que esse assunto pode ser um pouco confuso às vezes!

Afinal, são muitos os produtos, coberturas e modalidades que existem para escolher, e nem sempre as opções são apresentadas de maneira transparente e detalhada.

E é por isso que estamos aqui. Vamos ajudá-lo a entender mais sobre esse serviço, e tirar algumas dúvidas que ainda podem existir sobre sua contratação e resgate.

Confira o conteúdo que preparamos sobre como funciona um seguro de vida, e veja como essa proteção pode ser pouco burocrática, mas relevante para você e para as pessoas que você ama.

O que é um seguro de vida?

Um seguro de vida é um serviço que assegura indenizações financeiras para você e para seus dependentes no caso de imprevistos, doenças ou acidentes. Em outras palavras, trata-se de uma proteção que garante mais tranquilidade e suporte para seus entes queridos caso alguma coisa aconteça.

Essa apólice é feita por uma seguradora, que se responsabiliza por todos os detalhes após a ocorrência, além de administrar o prêmio que você paga no dia a dia.

O seguro de vida é só uma das modalidades de proteção que existem, mas pode oferecer uma das coberturas mais relevantes, para o caso de fatalidades.

Se o titular, que é o segurado, falecer, seus beneficiários recebem a indenização e podem ter mais estabilidade para lidar com um momento difícil.

Como funciona um seguro de vida?

Embora muitas pessoas acreditem que esse serviço é complexo, na verdade, é simples entender como funciona um seguro de vida.

Uma vez que você faz a contratação com uma companhia qualificada, é definido o capital segurado. Ou seja, o valor da indenização para cada sinistro, ou acontecimento. Geralmente, o valor máximo é reservado para falecimentos ou doenças graves.

No entanto, você terá liberdade para definir cada cobertura da maneira que preferir. Além disso, existe a escolha dos beneficiários, que serão as pessoas contempladas pela indenização.

Passado o tempo de carência, você e seus entes queridos já poderão contar com mais conforto e segurança, pois estarão assegurados pela apólice.

Ela permanece válida pelo período que você desejar, podendo ser vitalícia ou temporária. Enquanto o prêmio estiver sendo pago em dia, será possível contar com a segurado caso alguma coisa aconteça.

Por que o seguro de vida é importante?

Depois de entender como funciona um seguro de vida, você já consegue imaginar porque ele é importante, certo?

Com ele, é possível trazer mais tranquilidade para aqueles que você ama, com um suporte financeiro para situações inesperadas.

Além da indenização, os beneficiários também podem contar com suporte para diversos momentos, como o planejamento de funerais ou a cobertura de despesas de hospital. Nós entendemos que esses momentos podem ser difíceis, e ter esse apoio é fundamental.

Ainda, se você quer ter mais controle sobre o seu futuro, é essencial buscar saber como o seguro de vida funciona e o que ele pode te proporcionar.

Dessa forma, mesmo que não possamos prever o dia a dia, a apólice proporciona uma condição mais estável para passar por cada etapa.

É comum entender como funciona o seguro de vida?

Entender como funciona o seguro de vida está se tornando cada vez mais comum, com mais pessoas conhecendo sobre o assunto e optando por se proteger de maneira assertiva.

Os dados indicam que o mercado de apólices continua crescendo. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o número de Prêmios Emitidos sobre PIB em todo o Brasil cresceu 27,47% de 2017 a 2020.

Esse número é ainda mais expressivo em alguns estados, como no Distrito Federal, onde o aumento foi de 82,61%, e em São Paulo, com um salto de 22,43% em 4 anos.

Isso mostra como está se tornando mais comum não apenas entender como funciona um seguro de vida, mas também contratar essa proteção.

como funciona um seguro de vida

Quais as principais coberturas do seguro de vida?

Para entender como funciona um seguro de vida, é importante saber, também, quais as coberturas que podem fazer parte do seu contrato. Confira algumas das principais e como elas protegem seus entes queridos:

Morte acidental

A cobertura de morte acidental é uma das mais importantes nos seguros de vida, e permite que a sua família esteja protegida em qualquer momento ou fatalidade.

É comum que a maioria dos contratos traga um suporte financeiro para morte natural, que ocorre sem interferências externas.

No entanto, essa cobertura também pode auxiliar seus beneficiários após acidentes ou situações inesperadas que levem ao falecimento do titular.

Nesse caso, vale a pena conferir quais as ocorrências que estarão incluídas no seu contrato, para ter mais tranquilidade no dia a dia.

Doenças graves

Além disso, o seguro de doenças graves também é uma das principais coberturas para apólices, possibilitando, inclusive, a solicitação da indenização em vida.

Se você receber o diagnóstico de algum quadro clínico coberto, como câncer ou ataque cardíaco, poderá contar com essa proteção para cobrir gastos e tratamentos.

Além disso, também terá suporte financeiro para se reestruturar, e focar na recuperação sem se preocupar com dinheiro.

Invalidez

Outra cobertura comum para seguro de vida é a invalidez permanente total ou parcial, que, assim, como a apólice de doenças graves, também permite acesso à indenização em vida.

Dessa forma, caso você tenha uma invalidez permanente de um membro do corpo, poderá ter um amparo financeiro e cobrir eventuais gastos.

Cada contrato possui diferentes atividades e riscos cobertos, e é importante confirmar as restrições da seguradora para cada tipo de seguro.

Auxilio-funeral

Ainda, o seguro de vida também pode acompanhar o auxílio-funeral, uma cobertura que auxilia sua família em momentos difíceis.

As despesas de um enterro são consideráveis, além de ser um processo burocrático, que torna a situação ainda mais delicada.

Por isso, a assistência funeral oferece especialistas para ajudar seus entes queridos nessa ocasião, além de pagar ou reembolsar as despesas funerárias. 

Com isso, fornece um amparo financeiro mais completo, não apenas disponibilizando uma indenização para os beneficiários se reestruturarem, mas também com suporte durante o enterro.

Como os beneficiários serão pagos quando a morte do segurado acontece?

Quando a morte do segurado acontece, os beneficiários podem ser pagos de diferentes maneiras. No modo tradicional, a família busca a seguradora. Enquanto isso, na Azos, nós nos responsabilizamos por auxiliar o cliente no processo com a seguradora parceira.

A forma convencional exige que os entes queridos ou dependentes avisem o corretor, banco ou seguradora da ocorrência do sinistro. Em seguida, devem apresentar a documentação necessária para dar curso ao recebimento do seguro.

No entanto, podem existir algumas problemáticas, nesse formato, como a família desconhecer a apólice.

Nesse caso, os beneficiários deixam de procurar a companhia, e não recebem o suporte que a seguradora, ou insurtech, podem oferecer.

Enquanto isso, com a Azos, seus beneficiários podem ser avisados pelo Guardião, um responsável de confiança que informa sobre a apólice e cuida do pagamento.

Isso traz mais tranquilidade para a sua família, que não precisa se preocupar com os trâmites do processo.

Se acontecer alguma fatalidade, o Guardião entra em contato com os dependentes, orientando sobre os próximos passos.

Uma vez que os responsáveis acionam a insurtech, basta encaminhar os documentos devidos e aguardar a apuração do sinistro da seguradora parceira no prazo indicado, e caso aprovado, o pagamento será realizado pela empresa na conta informada dos beneficiários.

Quanto custa um seguro de vida?

O custo de um seguro de vida pode variar conforme diversos critérios, como perfil, idade e histórico do titular. Na Azos, os valores são a partir de R$5.

Isso porque acreditamos que todas as pessoas têm direito a adquirir uma apólice e proteger seus entes queridos.

Assim, disponibilizamos valores acessíveis, com coberturas que vão até R$1 milhão, para atender às suas necessidades.

No entanto, outras empresas convencionais podem ter processos mais burocráticos para definir os custos do contrato, e é importante entender como funciona o seguro de vida antes de seguir com a contratação.

Critérios como idade do titular, profissão e histórico de saúde são fundamentais para determinar o prêmio da apólice. Além disso, as coberturas contratadas e número de beneficiários também influencia na análise.

Por esse motivo, recomenda-se fazer uma simulação antes de escolher o seguro ideal, para conferir os custos médios e entender o que interfere no valor do seu contrato.

Mitos e verdades sobre como funciona o seguro de vida

Para entender como funciona um seguro de vida, é fundamental conhecer os mitos e verdades que existem sobre esse serviço. Afinal, você quer ter todas as informações antes de contratar algo tão importante, não é?

Sendo assim, confira algumas observações essenciais sobre esse serviço:

O seguro de vida traz maior proteção financeira?

Verdade! Muitas pessoas podem acreditar que o pagamento de uma apólice é um gasto, mas, na realidade, ela traz ainda mais proteção financeira para você e para os seus entes queridos.

Muitas vezes, os imprevistos podem nos impossibilitar de realizar nossas atividades, ou podemos enfrentar fatalidades que impactam diretamente os nossos dependentes.

Nesse caso, ter uma indenização reservada exatamente para essas situações pode ser um alívio, seja para cobrir gastos, manter o padrão de vida ou custear tratamentos. Em vez de comprometer seu orçamento ou reservas, você poderá contar com uma apólice feita para isso.

O seguro de vida tem um custo-benefício vantajoso?

Sim, é verdade! Esse serviço oferece várias alternativas de cobertura, com diferentes preços que podem ser acessíveis para o seu bolso, enquanto oferece um suporte significativo para você.

Assim, seu custo-benefício é vantajoso, especialmente por saber que você contará com uma proteção a mais para o dia a dia.

Além disso, muitos modelos permitem, inclusive, que você resgate parte do prêmio sem qualquer sinistro, e os valores já são acessíveis, com formatos que apresentam preços baixos e ampla cobertura. Essa é apenas uma das possibilidades que o seguro de vida oferece.

O seguro de vida só pode ser usado em caso de falecimento?

Mito. Esse é um entendimento comum para quem não entende como funciona um seguro de vida, mas não é verdade.

Várias coberturas dessa modalidade possibilitam o resgate da indenização para outras ocorrências, como doenças graves ou acidentes de trabalho.

Basta incluir as cláusulas que mais fizerem sentido para você naquele momento, que não precisam ser relacionas apenas com a morte do titular.

Dessa forma, o titular não precisa falecer para aproveitar o prêmio, se ele estiver devidamente coberto.

Seguro de vida é caro?

Mito, com certeza! Se você está procurando saber como funciona um seguro de vida, essa pode ser uma das suas preocupações. Mas pode ficar tranquilo, porque essa história ficou para trás.

Hoje, é possível contratar uma apólice completa e que atenda aos seus objetivos por valores pequenos, sem comprometer a sua proteção e as suas metas.

Várias modalidades são negociáveis, e podem ter valores personalizados para que você não fique inseguro, mas tenha um serviço que cabe no seu bolso.

Mas para isso, é importante encontrar uma seguradora que combine com o seu perfil e que possa, efetivamente, oferecer aquilo que você procura, sem se ater aos preços tradicionais e pouco acessíveis.

Por que é importante saber como funciona um seguro de vida?

Pode não parecer,  mas saber como funciona um seguro de vida é o primeiro passo para escolher o melhor produto para você.

Cada momento, fase ou sonho demanda um tipo de proteção diferente, e é importante que você tenha todos os conhecimentos necessários para escolher a cobertura ideal.

Além disso, se você deseja ter uma apólice completa, e que possa atender aos seus entes queridos, saber como atua esse serviço é uma segurança a mais para alcançar esse objetivo.

Por esse motivo, é essencial entender como funciona um seguro de vida, e proporcionar o conforto que você e as pessoas que você ama precisam.

Saber como funciona o seguro de vida auxilia na escolha certa do produto?

Com certeza! Isso facilita bastante no momento de escolher o melhor produto para o seu momento de vida, além de entender sobre as coberturas e prêmios do seguro de vida. 

Afinal, para muitas pessoas, escolher e contratar um seguro de vida é um processo complexo e burocrático.

No entanto, elas podem não entender como esse produto funciona, ou não conhecer alternativas simplificadas, como a Azos, que cuida de todos os trâmites para você.

Nesse caso, conhecer mais sobre seguros e saber como eles operam torna essa operação mais fácil, sendo o primeiro passo para realizar uma análise detalhada e encontrar as coberturas ideais.

Por isso, antes de contratar uma apólice para a sua família ou entes queridos, vale a pena conferir como ela funciona. Assim, você terá mais confiança na escolha e saberá que estará protegido no dia a dia.

Quer contratar um seguro de vida que seja adequado para o seu momento de vida? Então não deixe de fazer a sua simulação para saber o que melhor funciona para você!

Principais dúvidas sobre como funciona o seguro de vida (FAQ)

Como acionar o seguro de vida da Azos?

Caso algum imprevisto aconteça com o segurado, é só avisar a Azos e nós cuidaremos de tudo. Entre em contato com o nosso time de Atendimento por um desses canais:

  • Telefone: 11 5445-1234;
  • WhatsApp: 11 5445-1234 ou https://api.whatsapp.com/send?phone=551154451234;
  • E-mail: contato@azos.com.br;
  • Assistência Funeral: 08007770151.

Os beneficiários, o segurado ou o guardião podem notificar o sinistro por meio de um desses canais, ou pelo nosso aplicativo, disponível para Android e iOS. Assim, você dá seguimento com facilidade, na palma da mão.

Seguro de vida é para pessoas de 40 anos?

Não! Muitas pessoas ainda podem ter essa ideia, mas certamente ela está ultrapassada. Afinal, não existe idade para proteger aqueles que você ama. 

Hoje, o seguro de vida é um produto flexível, que pode ser contratado de acordo com o momento que você vive e, claro, com as suas condições.

Seguro de vida serve apenas para morte?

Também não! Depois de entender como funciona um seguro de vida, você poderá perceber que essa proteção abrange várias áreas, desde acidentes, doenças ou imprevistos.

Dependendo da cobertura, você poderá até mesmo resgatar o prêmio ou solicitar a indenização sem falecimentos. Na prática, é uma garantia para qualquer momento imprevisto, e não apenas morte.

Aprender a como funciona o seguro de vida ajuda na contratação?

Com certeza. Aprender como funciona um seguro de vida é essencial para você conhecer cada produto, e decidir de forma mais assertiva com base no que você precisa para aquele momento.

Assim, é fundamental ter esse conhecimento antes de contratar o serviço, para não ter tranquilidade apenas no dia a dia, mas desde o primeiro momento.

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.