O que é a apólice do seguro de vida? Entenda sua importância e como escolher a sua!

A apólice do seguro de vida é um documento importante para comprovar a sua proteção. Veja aqui como consultar a sua de maneira simples!

Seguro de Vida
O que é a apólice do seguro de vida? Entenda sua importância e como escolher a sua!

Se você contratou uma proteção para a sua família ou soluções que te ajudarão contra imprevistos, provavelmente terá em mãos uma apólice do seguro de vida.

Afinal, esse documento é o que formaliza a sua contratação e informa exatamente com o que você pode contar.

E independente das coberturas ou modalidades que melhor atendem ao seu perfil, elas precisam ser comprovadas  e apresentar todas as especificações da segurança que você solicitou. Isso não apenas é um direito do segurado, como também é uma forma de ter mais confiança no seu seguro.

Por esse motivo, a sua proteção financeira acompanha esse documento tão importante, e é essencial que você conheça mais detalhes sobre ele e saiba como analisá-lo.

Ainda tem dúvidas sobre sendo uma apólice de seguro de vida e como ela funciona de verdade? Continue conosco e confira os principais detalhes sobre esse certificado.

O que é a apólice do seguro de vida?

Uma apólice de seguro de vida é o documento que formaliza a contratação do seu produto. Nele, é possível conferir todos os detalhes da proteção que você escolheu, incluindo os beneficiários e as circunstâncias de indenização.

Em outras palavras, sempre que o titular solicitar uma proposta e concluir o acordo das cláusulas do seguro, ele receberá a apólice.

Com ela, será possível comprovar todas as coberturas desejadas, as pessoas que podem receber o pagamento, e também conta com os direitos e deveres que ambas as partes possuem.

Se existirem condições especiais para o serviço, é a apólice do seguro de vida que irá indicar. E, eventualmente, caso o titular tenha problemas com a proteção, é esse documento que será usado como comprovante.

Dados da apólice de seguro de vida

Importante ressaltar que além da apólice, um documento importante que o cliente tem que ter conhecimento antes da contratação, são as condições gerais sobre o produto. Este documento geralmente se encontra disponível para leitura no site da seguradora.

Apólice de seguro de vida Azos

Para que serve a apólice do seguro de vida?

A apólice do seguro de vida serve como instrumento de garantia ao segurado e aos seus beneficiários, confirmando seus direitos de indenização e os valores devidos em cada situação.

Além disso, para a seguradora, é um comprovante dos deveres do contratante, como as mensalidades, ou seja o prêmio devido, informações que te ajudam a escolher o melhor seguro de vida.

Com esse documento, é possível consultar todas as informações da companhia responsável, qual o número do registro e os sinistros cobertos pela proteção. Eventualmente, no caso de falecimento, a família deve apresentar a apólice para seguir com os trâmites.

Em resumo, podemos dizer que a apólice de seguro é uma forma de garantir a segurança para todos. Você e seus entes queridos terão como comprovar o serviço contratado.

Converse com um especialista Azos para seguro de vida!

Quais as principais informações da apólice do seguro de vida?

Se você avaliar a apólice do seguro de vida, verá que ela possui as principais informações relativas ao serviço e às partes envolvidas.

Para ficar mais claro, separamos alguns dos dados que compõe esse documento. Confira abaixo:

Condições gerais

Na apólice, você consegue identificar qual é o número do processo SUSEP para conseguir ter acesso à identificação das condições gerais e particulares do produto. 

Além disso, esse termo conta com os direitos e deveres de cada parte, do segurado e da seguradora. Isso inclui, por exemplo, a abrangência do contrato e os prazos combinados.

Essas informações costumam ser padronizadas na maioria dos produtos, pois informam os envolvidos sobre como ele realmente funciona, além de ter todas as particularidades da contratação e do funcionamento da seguradora em questão.

Condições especiais

A sua apólice de seguro de vida também pode ter condições especiais no contrato, regras que variam conforme o tipo de produto contratado.

Na prática, cada modalidade ou categoria traz suas próprias especificidades, e elas também estão descritas na sua apólice.

É possível que elas sejam adaptadas para a proteção que você solicitou, ou sejam padronizadas conforme a política da seguradora. Seja como for, precisam estar no contrato também.

Vigência

Uma das informações mais importantes que constam na apólice seguro de vida é a vigência da proteção. Ou seja, o período de início e fim da cobertura.

Quando você solicita o serviço e fecha negócio, existe o início da vigência, quando seus beneficiários passam a estar segurados contra os sinistros, respeitando o período de eventuais carências. Futuramente, se você optar por encerrar o serviço, ocorre o fim da vigência, e a proteção é finalizada.

Mesmo que exista autonomia para estender o seguro quanto você desejar, é importante que exista uma data estabelecida no contrato. Afinal, trata-se de um documento oficial que comprova a contratação, e te ajuda a escolher o seguro.

Capital segurado

O capital segurado é o valor máximo da indenização de cada cobertura do seu seguro, e também precisa constar na apólice. 

Esses detalhes precisam estar claros no documento, para você e seus entes queridos conferirem, sem restar nenhuma dúvida quanto ao pagamento, um dos fatores mais importantes.

Coberturas

Você está procurando uma apólice de seguro de vida para se proteger contra imprevistos e oferecer mais conforto para a sua família, certo? 

Nesse caso, é essencial que as coberturas também constem no seu documento de comprovação do produto. Basicamente, trata-se dos sinistros cobertos pela sua modalidade, quais riscos e ocorrências podem gerar indenizações.

Esse é um dos principais elementos que formam um seguro, e, por esse motivo, deve estar bem claro no seu documento para conferir depois.

Formas de pagamento

Assim como a apólice do seguro de vida consta os valores e os preços do serviço contratado, ele também deve apresentar as formas de pagamento da indenização.

Isso acontece pois cada seguradora trabalha de uma forma, mas, independente do combinado, ele precisa estar claro no documento.

Por isso, lembre-se de conferir as porcentagens de cada indenização, bem como os dados informados para depósito, como a sua conta bancária.

Periodicidade

Finalmente, a periodicidade trata do intervalo de tempo que o segurado precisa realizar o pagamento da apólice.

A maioria dos combinados trabalha com períodos mensais de pagamento, mas cada serviço é diferente. Caso a sua seguradora tenha flexibilidade para outras periodicidades, você terá autonomia para escolher uma frequência distinta, se fizer sentido para o seu momento de vida.

Inclsuive, essa informação passou a ser obrigatória na apólice a partir do Circular nº 491 de 2014 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), e, hoje, também precisa estar clara no documento.

Como guardar a apólice do seguro de vida?

Uma vez que a apólice do seguro de vida é tão importante, é fundamental guardá-la em um local confiável, de fácil acesso e protegido de terceiros.

A ideia é justamente manter esse documento com outros comprovantes igualmente relevantes, como comprovantes de quitação das parcelas e contato da seguradora, se for necessário.

No entanto, lembre-se que os seus dependentes podem precisar desse documento no futuro para aproveitar os benefícios do seguro. Por isso, guarde em um lugar onde outra pessoa saiba, e que você também se lembre.

Ainda, vale a pena reforçar que a Azos facilita o seu acesso à apólice do seguro, sem burocracia e, consequentemente, sem papelada. Por isso, todo o procedimento de simulação, contratação e acesso à apólice é feito online. 

Com isso, a sua apólice é gerada em um arquivo digital, que você pode armazenar no seu celular, computador, na nuvem ou qualquer outro dispositivo que atenda aos seus objetivos.

No futuro, você poderá fazer o download novamente entrando na sua área do cliente dentro do nosso site, ou falando com nosso time de atendimento via telefone, ou WhatsApp. 

E, claro, também contamos com uma solução mais simples, o Guardião Azos. Trata-se de uma pessoa da sua confiança, escolhida por você, para auxiliar seus beneficiários na indenização.

Nesse caso, ele cuida da sua apólice de seguro de vida, guardando ela em segurança e avisando sobre esse serviço quando a sua família precisar.

Assim, caso aconteça qualquer imprevisto ou fatalidade, como morte, o Guardião Azos entrará em cena para acionar a todos os envolvidos. Com esse contato, a seguradora pode seguir com os trâmites necessários.

Além disso, a Azos também guarda a sua apólice com segurança em nosso banco de dados, para consultá-los periodicamente sempre que necessário. 

Converse com um especialista Azos para seguro de vida!

Em quanto tempo a apólice do seguro de vida da Azos é emitida?

Nos produtos comercializados pela Azos, a proposta é analisada em até 1 dia útil pela seguradora parceira, tendo um dos prazos mais rápidos do mercado.

Isso porque nosso processo de contratação e negociação é prático e simples, realizado pela internet. Uma vez que seus dados são avaliados e proposta aprovada, o contrato já é firmado e enviado por você nos seus canais de preferência.

Assim, não precisará esperar para verificar todos os detalhes do produto, e ter acesso ao documento que comprova a sua proteção.

O que acontece caso a apólice do seguro de vida da Azos seja perdida? 

Se você perder a sua apólice do seguro de vida, a Azos envia uma nova cópia para você assim que entrar em contato.

Quando fechamos acordo, enviamos o documento no seu e-mail assim que a contratação é confirmada. Mas você também pode acessar sua apólice a qualquer momento na sua conta, pelo site, ou pelo aplicativo Azos

Caso tenha alguma dúvida, nosso time de Atendimento está a disposição para te auxiliar e orientar na consulta pelos seus dados.

Com um processo digital, é mais simples conferir essas informações, mesmo se você não possuir mais acesso ao documento físico. Por isso, não precisa se preocupar caso seja necessário conferir os dados novamente, ou requisitar uma nova cópia.

Contratar uma apólice de seguro de vida vale a pena?

A apólice do seguro de vida é um documento obrigatório que acompanha a contratação do serviço, e vale a pena ter esse comprovante em mãos.

Ele é um direito do contratante, e possui todas as informações e detalhes relevantes para a sua proteção. Afinal, todos os direitos e deveres dos envolvidos estão descritos nesse contrato.

Por esse motivo, é essencial que você saiba do que se trata, e procure guardar a sua cópia com segurança. No futuro, se precisar, ela estará disponível para ajudar você e seus familiares.

Quando contratar um seguro de vida, não se esqueça de conferir a sua apólice, e verificar todos os canais de acesso para conferir depois. Com isso, terá mais tranquilidade e certeza de que os seus dependentes estão protegidos.

Quer entender qual é a melhor apólice de seguro de vida para a sua realidade? Faça a sua simulação e descubra agora!

Quer saber mais sobre apólice? Confira o vídeo que preparamos para você:


Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.