Para proteger as pessoas que ama e dependem de você em caso de morte, invalidez ou doença grave, o seguro é uma forma de dar conforto a você e a sua família - seja ela de sangue ou aquela que você escolheu.

O seguro de vida age oferecendo a segurança financeira necessária para garantir que os sonhos e os planos dessas pessoas continuem progredindo e se realizando, mesmo se você não estiver mais aqui.

A Apólice é um documento que formaliza esse acordo firmado entre o segurado, quem paga as mensalidades e a seguradora, que deve pagar a cobertura firmada em caso de sinistro. Entenda.

O que é uma Apólice?

Ela é o documento que formaliza o seguro, determinando:

  • quem são as pessoas que serão beneficiadas;
  • quais são as circunstâncias abrangidas (morte, invalidez permanente total e/ou doenças graves);
  • carências e demais condições;
  • e qual o valor e porcentagens dele deve ser pago a você ou aos seus beneficiários caso ocorra uma das situações compreendidas pela cobertura.
Dados da apólice de seguro de vida


A apólice do seguro é a materialização do seu desejo de proteção aos entes queridos. 

Ainda, a apólice estabelece os direitos e obrigações existentes entre o segurado e a seguradora. Ela ainda indica:

  • o seu período de validade e se ela está vigente (se for um documento digital);
  • as condições básicas de contratação;
  • o valor da mensalidade;
  • bem como o regulamento que rege o seguro;
  • e a forma de pesquisá-lo na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) - órgão federal responsável pelo mercado de seguros.
Apólice de seguro de vida Azos

Para que serve a Apólice?

Por se tratar de um documento que oficializa suas vontades, a apólice é um instrumento de garantia ao segurado e aos seus beneficiários de recebimento efetivo dos valores, conforme contratação, caso ocorra algo inesperado. 

Importante também dizer que, em alguns casos, a apólice funciona como um comprovante da contratação do seguro de vida.

Com a apólice, é possível identificar a:

  • seguradora responsável pelo pagamento do seguro contratado;
  • quem são os beneficiários;
  • o número de registro;
  • quais eventos possuem cobertura e; 
  • qual o valor da indenização. 

A apólice também pode indicar onde a sua família pode consultar a lista dos documentos que devem ser apresentados à seguradora e os procedimentos para receber a quantia resguardada.

Em resumo, a apólice é uma das formas de oferecer segurança num momento tão delicado para você e para quem você ama.

Agende uma conversa com um especialista em seguro de vida

Como armazenar a Apólice?

A grande questão relacionada a guardar com segurança esse documento é: quando você já não estiver mais aqui, como seus entes queridos saberão que estão resguardados pelo seguro que você fez? 

A ideia é justamente manter esse documento junto a outros complementares, como comprovantes de quitação das parcelas e contato da seguradora, se for necessário.

Também é bom saber que a Azos quer facilitar o seu acesso ao seguro de vida; sem burocracia e, consequentemente, sem papelada. Por isso, todo o procedimento de simulação, contratação e resgate é feito online. Logo, a sua apólice será um arquivo digital, que você pode armazenar no seu celular, computador, na “nuvem” ou qualquer outro dispositivo que entenda estar protegido. 

Além disso, também é possível sempre fazer o download pela área logada no nosso site ou entrando em contato com o time de atendimento via telefone ou whatsapp. E a nossa solução para isso foi um pouco mais simples: criamos o Guardião na Azos.

O Guardião é uma pessoa da sua confiança, escolhida por você, para auxiliar seus beneficiários no recebimento da indenização. É para ele que você avisa sobre a existência do seu seguro. Assim, caso aconteça qualquer imprevisto, o Guardião Azos entrará em cena para nos acionar, a partir desse primeiro contato e com a ponte entre Azos e beneficiários feita, seguimos com os trâmites necessários.

Além disso, a Azos também faz consultas periodicamente às bases de óbitos do Governo Federal para verificar se um dos nossos clientes faleceu, entrando proativamente em contato com a família através dos dados fornecidos pelo segurado para certificar que a cobertura seja paga, independente da apólice ou do Guardião.

Como consultar os dados da Apólice?

Por ser uma ferramenta de garantia e de consulta, a apólice é um documento sem rodeios, simples e objetivo. Porém, não se engane: não iremos te deixar com nenhuma dúvida.

Os seguros oferecidos tanto pela Azos quanto por outras seguradoras devem ser registrados na SUSEP, que é uma órgão federal responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, tendo como uma de suas funções o zelo pela defesa dos interesses dos consumidores deste tipo de produto. 

Assim que você recebe a sua apólice, pode verificar que no título “Dados da Apólice” existe um campo destinado ao número de registro do produto na SUSEP. 

Inserindo esta sequência de números neste link, você pode se certificar que o seu plano de seguro é registrado junto à SUSEP, o que indica que a comercialização dele pela Azos foi liberada por este órgão. 

Você pode consultar também neste mesmo endereço, a qualquer momento, o regulamento completo do seguro contratado. 

Outra forma de ler sobre as condições do seu contrato de seguro é acessando o site da sua seguradora na área de Condições Gerais, onde você tem acesso às regras vigentes e, se quiser, pode também fazer download do arquivo.

Ainda restou alguma dúvida? Não fique com vergonha e chame um dos nossos especialistas para uma conversa, teremos o maior prazer em te explicar com mais detalhes tudo que você precisa para, além de ter um seguro, estar seguro por ter nos escolhido. 

Converse sobre seguro de vida com um especialista