Conheça 11 profissões de risco que precisam de um seguro de vida no cotidiano!

Algumas profissões de risco podem precisar de um seguro de vida para trazer mais tranquilidade no dia a dia. Veja as principais atividades que se enquadram!

Seguros
Conheça 11 profissões de risco que precisam de um seguro de vida no cotidiano!

Diversas atividades do cotidiano podem precisar de um seguro de vida, e as profissões de risco se enquadram nessa situação.

Muitos trabalhadores são expostos diariamente a perigos físicos e de saúde, e precisam de uma proteção maior para eles e para sua família.

No entanto, diversas pessoas podem ter dúvidas se as suas funções exigem uma cobertura adicional para trazer mais tranquilidade no dia a dia.

Nesse caso, o primeiro passo é identificar as principais profissões de risco e conferir se vale a pena ter um seguro de vida para continuar atuando no seu trabalho.

Veja mais detalhes sobre os profissionais que possuem maior exposição aos perigos do cotidiano e por que é importante considerar uma apólice.

O que são profissões de risco?

As profissões de risco são atividades laborais de natureza perigosa, que exigem uma proteção específica, por conta das probabilidades de acidentes ou eventos fatais.

Em outras palavras, são trabalhos conhecidos por naturalmente colocar a vida do trabalhador em perigo, podendo comprometer sua saúde ou autonomia se algo acontecer.

Além disso, a realização dessas funções é mais delicada, e, por conta disso, requer equipamentos especializados para proteger a vida do profissional.

Esse conjunto de fatores define a categoria de profissões de risco, reconhecidas, inclusive, pelos órgãos de trabalho do Governo Federal.

Qual a importância do seguro de vida para profissões de risco?

A contratação de um seguro de vida para profissões de risco é importante para oferecer maior tranquilidade para o trabalhador e sua família.

Por conta da sua atuação perigosa, seus entes queridos e dependentes podem ter mais preocupações quanto à vitalidade e saúde do provedor.

Simultaneamente, o colaborador também desenvolve apreensões em relação ao sustento das pessoas que ama.

Com um seguro de vida, é possível ter mais segurança nesse quesito, sabendo que, se algo acontecer, sua família estará protegida e terá um suporte financeiro para se organizar.

Além disso, existem diversas coberturas disponíveis, que podem trazer mais conforto para o trabalhador mesmo que não seja em caso de morte, tendo um amparo para invalidez ou doenças, por exemplo.

Trata-se de uma proteção adicional para quem trabalha com profissões de risco, dando conforto para sua família e permitindo que você se prepare para imprevistos.

Quais as 11 principais profissões de risco atualmente?

No Brasil, existem diversas ocupações consideradas perigosas, mas algumas se destacam pelas atividades, e podem ser mais indicadas a procurar uma proteção adicional, como seguros de vida.

Veja as 11 principais profissões de risco atualmente e por quais motivos elas são classificadas dessa forma:

1. Motoboys

A profissão de motoboy é considerada de risco por conta dos perigos que esses profissionais sofrem no trânsito.

O entregador está suscetível a diversas formas de acidentes ocasionados por motoristas ou pelas condições climáticas, por exemplo.

Além disso, seu instrumento de trabalho, a moto, é naturalmente perigosa, com maiores chances de colisão resultante em ferimentos graves. 

Por esse motivo, os riscos de atropelamento, lesões e até mesmo morte são maiores para essa categoria.

2. Caminhoneiros

Uma das principais atividades consideradas profissões de risco é a de caminhoneiros.

Isso porque os motoristas colocam sua vida em perigo nas estradas, por conta de acidentes, maiores chances de serem vítimas de imprudência e perda de controle na via.

Além disso, problemas como assaltos aumentam os riscos de vida dos caminhoneiros, por conta do roubo de cargas, uso de armas de fogo e reféns.

Por conta da exposição e perigos constantes, os caminhoneiros também estão na categoria de risco.

3. Eletricistas

Eletricistas também podem considerar uma proteção adicional para o dia a dia por conta das atividades que realizam.

Trabalhos de manutenção de redes de alta tensão fazem com que estejam sujeitos a descargas elétricas constantes, além de queimaduras e atuação em alturas consideráveis.

Todos esses elementos podem levar a casos de óbito, principalmente unindo fatores como altura, condições naturais comprometedoras, como vento, e também a manipulação de equipamentos diretamente em contato com eletricidade.

Embora existam formas de proteção adicional, esta é uma das principais profissões de risco no Brasil.

4. Agentes penitenciários

Os agentes penitenciários também estão entre as profissões de risco, por lidar com condições precárias de trabalho e exposição constante à ambientes perigosos.

Profissionais das forças de segurança, em geral, desenvolvem carreiras arriscadas, principalmente quando lidam com prisioneiros e perigos de atentados contra a sua vida.

Além disso, grande parte dos ambientes possuem condições insalubres, aumentando os riscos de danos à saúde e a sua autonomia.

Embora seja uma profissão com diversas modalidades, como escolta, atuação cotidiana ou segurança interna, todas as ramificações apresentam riscos para o profissional durante sua jornada de trabalho.

5. Pedreiros

Muitas pessoas não sabem que pedreiros também estão entre as profissões de risco, por conta das exposições no dia a dia.

Afinal, os trabalhadores da construção civil realizam suas funções com a manipulação de agentes nocivos, exposição ao sol e falta de proteção adequada, muitas vezes pela realização de atividades informais.

Além disso, precisam trabalhar em grandes alturas, como andaimes para erguer uma construção, arriscando sofrer quedas, ter lesões ou ficar permanentemente incapacitado.

Por esse motivo, é uma profissão que pode se beneficiar com um seguro de vida, especialmente para acidentes pessoais.

6. Policiais

Assim como agentes penitenciários, policiais também são profissionais com constante exposição ao risco, além de ter atividades naturalmente perigosas.

O uso de armas de fogo e contenção de indivíduos perigosos coloca a vida desses agentes em perigo, principalmente em áreas de atuação insalubre.

Muitos policiais também sofrem com ameaças, precisam atuar em locais perigosos e colocam sua vida em risco durante perseguições, por exemplo.

Além de outros elementos secundários, como perigos nas vias, possibilidade de acidentes e instabilidade na rotina, fatores que tornam essa uma das principais profissões de risco do Brasil atualmente, e vale a pena ter um seguro de vida e funeral.

7. Bombeiros

A profissão de bombeiro é marcada por diversos perigos devido às atividades que eles executam, diretamente ligadas à manipulação de fogo e outros elementos naturais perigosos.

Vale ressaltar, também, funções como resgates em grandes alturas, enfrentamento de enchentes e desabamentos. 

Muitas pessoas contam com esses profissionais para realizar diferentes tipos de proteção, colocando o trabalhador em perigo constante.

Além disso, emergências com produtos tóxicos e agentes químicos também aumentam os perigos que os bombeiros precisam enfrentar, correndo risco de invalidez, doenças graves e até mesmo a morte.

8. Operadores de máquinas

No ambiente de trabalho, os operadores de máquinas são trabalhadores que estão constantemente expostos a riscos que comprometem sua saúde física.

Isso porque eles precisam manusear equipamentos pesados, que podem cair, causar acidentes ou incapacitar seus membros.

Ainda, diversas máquinas trazem perigos adicionais, como queimaduras em contato com a pele, eletricidade em alta tensão e liberação de agentes tóxicos, como fumaças.

Por esse motivo, os operadores também precisam de uma proteção especializada, e considerar seguros de vida e auxílios-funeral para terem mais tranquilidade durante seu trabalho.

9. Marceneiros

Mais uma profissão de risco que pode aproveitar os benefícios de um seguro de vida é a de marceneiro. 

Esses profissionais manuseiam, constantemente, ferramentas pesadas, que oferecem perigo para a sua saúde e vitalidade. As chances de acidentes são mais altas, além da manipulação de elementos pesados, aumentando as chances de desenvolver algum tipo de invalidez.

Instrumentos de cortes e afiados também são parte da rotina desses trabalhadores, e, por esse motivo, estão entre as profissões de risco no Brasil.

10. Mineradores

Vale a pena mencionar os mineradores entre as profissões de risco, por conta das suas atividades e exposições.

Em um primeiro momento, devem arriscar sua saúde com a manipulação de minerais, que podem ser tóxicos para os seres humanos.

Além disso, também lidam diariamente com o risco de desmoronamento, por conta da instabilidade do ambiente onde atuam.

Existem diversos casos onde trabalhadores tiveram sua saúde e vida comprometidos por deslizes e acessos fechados durante as operações.

Assim, dependem de uma proteção especial e também podem aproveitar os benefícios de fazer um seguro de vida.

11. Técnicos de radiologia

Ainda, os técnicos de radiologia também estão entre os profissionais que mais correm riscos por conta da sua atividade.

Isso porque devem manipular equipamentos que liberam materiais químicos diariamente, sem proteções adequadas.

Mesmo que sejam baixos níveis a cada exame, os técnicos são responsáveis por realizar todas as verificações dos pacientes. Com isso, o nível de exposição aumenta consideravelmente no seu dia a dia.

Além disso, podem desenvolver doenças ou sofrerem com a manipulação de máquinas de radiologia consideravelmente pesadas, com mais riscos para sua saúde física. Ter um contrato de apólice pode trazer mais garantias para esses profissionais.

Vale a pena fazer um seguro de vida para pessoas em profissões de risco?

Existem diversas profissões de risco no Brasil que demandam uma proteção adicional, e vale a pena considerar um seguro de vida para esses trabalhadores.

Muitos profissionais não podem ser dispensados, pois suas atividades são fundamentais para a sociedade.

Nesse caso, é importante considerar alternativas que não apenas protejam seus entes queridos, como ofereçam um suporte financeiro para ocasiões inesperadas e que impactem o orçamento.

Acidentes que causam invalidez ou doenças graves podem exigir tratamentos que o trabalhador não pode custear sem comprometer suas finanças.

Por esse motivo, contratar uma apólice é uma solução para ter mais tranquilidade e um planejamento concreto para o futuro.

Tenha um seguro de vida e conte com mais proteção nas suas atividades profissionais. Faça uma simulação e encontre a melhor alternativa para você! 

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.