Proteger o patrimônio é uma tarefa essencial para quem deseja manter as finanças em ordem — seja pessoa física ou jurídica. Para atingir esse objetivo, é possível contar com a proteção oferecida por um seguro patrimonial.

Afinal, imprevistos diversos podem afetar a economia de uma vida inteira. Isso inclui negócios malsucedidos, acidentes, problemas de saúde, etc. Sendo assim, ter estratégias para contornar tais situações é imprescindível para uma vida mais tranquila.

Pensando nisso, este artigo apresentará o que é e como funciona o seguro patrimonial. Vamos lá?

O que é proteção patrimonial?

Antes de entender sobre o seguro patrimonial, vale compreender o conceito de proteção do patrimônio. Para tanto, tenha em mente que diversos imprevistos podem surgir no dia a dia e afetar seus bens e sua renda pessoal ou empresarial.

Mesmo uma empresa consolidada ou quem já construiu um bom patrimônio pode ter os bens bloqueados judicialmente, por exemplo. Esse problema pode causar prejuízos inesperados e aumentar as chances de perdas financeiras.

Para evitar essa situação, a proteção patrimonial ajuda a preservar os bens por meio de uma ou mais estratégias. Além disso, o processo pode ser utilizado com outras finalidades, como para reduzir custos e impostos.

O que é um seguro patrimonial e para que serve?

Agora que você sabe a importância da proteção patrimonial, é preciso saber como aplicá-la. Uma das formas de fazer isso é pela contratação de um seguro, que ajuda a proteger o bem de empresas e pessoas em diversas situações que podem afetar o patrimônio. 

Inclusive, essa costuma ser uma das maneiras mais recomendadas para proteger bens móveis e imóveis: há alternativas para assegurar bens pessoais, como casas, carros e objetos de grande valor. Da mesma forma, existem planos que preservam bens empresariais e de trabalho — como maquinários e equipamentos — contra danos e prejuízos.

Na prática, o seguro patrimonial funciona como os demais tipos de seguros disponíveis no mercado. Isso significa que há um contrato (apólice) que define todos os riscos cobertos e as condições do serviço.

O prêmio — que, no caso, é o preço do seguro — pode ser pago em uma ou mais parcelas pelo contratante. 

Em caso de sinistro, é possível receber a indenização parcial ou total dos bens segurados. Esteja ciente que, dependendo dos termos da apólice, pode ser necessário quitar uma franquia para acionar a cobertura.

Qual a importância de ter um seguro patrimonial?

Ter um seguro que viabilize a segurança do patrimônio ajuda a ter mais tranquilidade em relação aos cuidados com seus bens. Dessa forma, eles estarão devidamente assegurados contra os riscos do dia a dia.

Como consequência, há chances de superar imprevistos sem que isso prejudique a saúde financeira. Outras vantagens proporcionadas são:

  • maior tranquilidade para utilizar seus bens;
  • previsibilidade e controle das despesas;
  • possibilidade de manter as atividades após o sinistro, quando o bem é utilizado profissionalmente.

Assim, o seguro tem a função de oferecer garantias contra os riscos que podem afetar o seu patrimônio pessoal ou empresarial.

Quais os tipos de seguro que permitem proteger patrimônio?

Existem diversos tipos de seguros de proteção disponíveis no mercado, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Assim, eles podem ter foco familiar, pessoal, empresarial ou profissional.

Há seguros que permitem que o próprio contratante seja o beneficiário, como é o caso dos seguros resgatáveis. Por esse motivo, é importante estudar as alternativas disponíveis no mercado para fazer escolhas mais acertadas.

Nesse cenário, vale ressaltar que o seguro de vida também pode ser utilizado com o objetivo de proteção patrimonial. Quem faz investimentos, por exemplo, pode utilizar esse tipo de seguro como forma de proteger seu capital financeiro.

Afinal, se um problema grave ocorrer com a sua saúde, o seu patrimônio pode ser afetado. Logo, ter um seguro de vida pode ser bastante interessante para proteger os bens e garantir melhores condições financeiras para a família em momentos de imprevisto.

Seguro de vida resgatável

Quando se fala em proteção de patrimônio, vale a pena se aprofundar sobre os seguros de vida resgatáveis. Eles têm um funcionamento diferente das modalidades tradicionais, em que não há ressarcimento se desistir do contrato. 

Assim, o seguro resgatável permite reaver o montante, desde que tenha passado o período de carência do plano e observados os descontos relativos à taxas e outras cobranças.

Logo, é necessário colocar na ponta do lápis se o seguro de vida resgatável é realmente uma boa alternativa para a proteção do seu patrimônio. 

Como escolher um bom seguro de vida para essa finalidade?

Com essas informações, você percebeu que o seguro de vida é uma das alternativas mais utilizadas para proteger o patrimônio. Porém, antes de contratar o serviço, é preciso saber como encontrar a opção ideal para as suas necessidades.

O primeiro passo para escolher o seguro mais adequado é contar com uma seguradora de confiança. Depois, é necessário definir as coberturas mais adequadas. Vale ressaltar que o valor pago dependerá do plano que você escolher — quanto mais coberturas o seguro oferecer, mais altas serão as parcelas. 

As apólices podem incluir invalidez permanente ou total, desemprego, doenças graves, incapacidade temporária para o trabalho, entre outras. Além da cobertura em dinheiro, é possível ter serviços específicos de indenização. 

O valor que a seguradora pagará como indenização também é definido em contrato. Tudo isso deve ser escolhido e acordado antes de assinar o plano.

Como o preço a ser pago sobe de acordo com a quantidade e complexidade dos riscos que serão cobertos, o ideal é analisar o custo-benefício da apólice. Logo, considere suas necessidades antes de escolher o melhor seguro de vida resgatável para proteção patrimonial.

Agora você entende que contar com o seguro patrimonial é importante para proteger seu patrimônio. Ele ajuda a garantir maior qualidade de vida e segurança financeira para você e toda a sua família, mesmo diante de situações imprevistas. 

Quer contratar um seguro de vida para proteger seu patrimônio? Entre em contato conosco e faça sua cotação!