A necessidade de ter mais segurança financeira para si mesmo e os familiares fez com que o interesse em contratar seguro de vida aumentasse por parte dos consumidores. E a pandemia do coronavírus está entre as principais razões para a crescente busca por esses planos.

Afinal, a morte prematura de um ente querido em decorrência de uma doença perigosa pode deixar a família em vulnerabilidade financeira. Isso levou muitos provedores a procurarem maneiras de proteger seus parentes.

Uma das melhores estratégias é exatamente o seguro de vida. Afinal, ele garante proteção diante de sinistros. Portanto, o seguro pode ajudar a proteger financeiramente seus familiares contra diversas situações e incertezas do cotidiano. 

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra 6 situações em que vale a pena contratar um seguro de vida!

1. Necessidade de proteção da renda familiar 

Como você viu, contratar um seguro de vida promove suporte financeiro para os familiares, em caso de falecimento do segurado. Assim, o valor da indenização pode servir para garantir o sustento dos seus parentes — especialmente se o titular for o responsável financeiro pelas despesas do lar.

Além disso, há planos que cobrem as despesas funerárias do contratante — e, às vezes, de seus dependentes. Com isso, os membros da família não precisam desembolsar uma quantia significativa para custear o funeral.

Também não é preciso se envolver com as questões burocráticas do sepultamento, pois a seguradora se responsabiliza por todos os trâmites administrativos do enterro. Portanto, ao contratar um seguro de vida, você pode oferecer mais tranquilidade à sua família.

2. Altos custos com saúde ou ausência de plano de saúde

Outra situação em que vale a pena contratar um seguro de vida é quando os gastos com saúde são elevados ou você não tem um plano específico. Isso porque há seguros que reembolsam — total ou parcialmente — as despesas com consultas, cirurgia, internação hospitalar, medicamentos e exames.

Assim, quando precisar de um atendimento médico-hospitalar ou odontológico, é possível contar com esse produto para cobrir seus custos. Dessa forma, o seguro pode ajudar a aumentar os cuidados com a própria saúde.

Isso é especialmente importante na terceira idade. Afinal, a preservação da saúde tende a ser mais cara em decorrência do envelhecimento. Logo, um seguro de vida para idosos pode ajudar essa parcela da população a custear gastos que afetam significativamente seu orçamento. 

3. Medo de ser diagnosticado com doenças graves 

Enfrentar uma doença grave não é uma tarefa fácil. Além de ter que lidar com uma rotina enfrentando diferentes sintomas, a pessoa tem gastos elevados com tratamentos e medicamentos que podem comprometer as suas finanças.

Felizmente, há seguros que cobrem situações de diagnóstico de doenças graves, proporcionando maior proteção diante da possibilidade desse diagnóstico. Desse modo, ao contratar um seguro de vida que ofereça essa cobertura, você pode amenizar os efeitos negativos das enfermidades.

Entre as doenças que podem ser cobertas por esse tipo de seguro, estão: 

  • alzheimer;
  • embolia pulmonar;
  • esclerose múltipla;
  • transplante de órgãos;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • diferentes tipos de cânceres;
  • insuficiência renal terminal;
  • cirurgia de revascularização;
  • queimaduras graves (3º grau);
  • acidente vascular cerebral (AVC).

4. Busca por proteção do patrimônio 

A proteção do patrimônio é outro motivo para fazer um seguro de vida. Afinal, a morte ou uma doença grave pode afetar o capital de uma família. Mas, com o seguro, você contará com apoio financeiro para não dilapidar seu patrimônio.

Além disso, em caso de morte, o dinheiro do seguro de vida é destinado rapidamente aos herdeiros ou beneficiários indicados na apólice. Desse modo, não é preciso que o montante passe por inventário ou envolva burocracia para recebê-lo.

Vale saber, ainda, que os seguros de vida não estão sujeitos ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD). Assim, haverá uma maior economia tributária, contribuindo com a proteção do patrimônio dos herdeiros.

Ademais, não há a cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre a indenização. No entanto, vale ressaltar que o recebimento do seguro de vida deve ser informado na declaração de IR. Assim, a Receita Federal é capaz de identificar a origem do recurso dos beneficiários.

5. Prevenção contra perda de renda por incapacidade temporária

O afastamento profissional por incapacidade temporária é outra situação que pode afetar bastante o equilíbrio financeiro de uma família. Em especial, quando o provedor é um profissional autônomo ou o auxílio do INSS não é suficiente para manter o padrão de vida.

Por isso, vale a pena contratar um seguro de vida para se sentir mais tranquilo diante dessa possibilidade. Afinal, o valor da indenização pode ser utilizado para garantir o sustento da família até que você tenha condições de retornar ao trabalho.

Esse tipo de seguro cobre diversos acidentes que podem afetar sua capacidade de trabalhar temporariamente. Entre eles, pode-se citar: afastamentos decorrentes de lesões por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, lesão por trauma contínuo, tendinites e outros.

Além disso, no momento de contratar um seguro de vida, é importante conhecer as doenças que normalmente não estão cobertas no plano. Entre as principais, estão: doenças psicológicas, cirurgias estéticas, doenças progressivas, tratamentos para obesidade e gravidez.

6. Desejo de tranquilidade financeira para o segurado 

A preocupação com a possibilidade de deixar os dependentes desamparados pode prejudicar a sua saúde. Afinal, esse sentimento pode levar ao surgimento de diversas condições que reduzem a sua qualidade de vida — como depressão, ansiedade, entre outras.

Para evitar tais cenários, é preciso buscar mecanismos para garantir a segurança de sua família na sua ausência, como ter um seguro de vida. Desse modo, você pode viver com tranquilidade, pois saberá que você e seus entes queridos estarão financeiramente protegidos diante de sinistros.

Ao conhecer as 6 situações em que vale a pena contratar um seguro de vida, fica claro que não faltam motivos para isso. Portanto, não deixe de fazer um plano para você e sua família e garanta a segurança financeira de todos!

Quer saber mais sobre seguro de vida? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas!