Uma vez contratado, o seguro de vida pode sofrer algumas alterações, seja por vontade do segurado ou da empresa responsável pelo serviço. Por exemplo: você pode alterar o valor da sua cobertura, enquanto a seguradora ou corretora de seguros pode cancelar a apólice por falta de pagamento ou descoberta de informações não relatadas na contratação. 

Por isso, é importante responder às perguntas do processo de aquisição corretamente, bem como manter atualizados os seus dados conforme o passar do tempo. Em alguns casos, o descuido com essas informações podem causar o cancelamento do seu seguro.

Existem algumas situações típicas que desencadeiam o cancelamento do seguro de vida. Em geral, elas estão relacionadas a fraudes, atraso ou não pagamento dos prêmios — como são chamadas as mensalidades —, por vencimento do prazo da apólice, ou por pedido próprio do segurado.

Continue a leitura e confira, caso a caso, os motivos mais comuns de cancelamento do seguro.

Cancelamento por fraude

É fácil encontrarmos filmes, séries e notícias polêmicas sobre golpes ou crimes arquitetados para alguém se safar com a grana do titular do seguro ou do beneficiário. Pode até parecer, mas não é esse o tipo de falcatrua mais popular quando o assunto é seguro de vida. As fraudes mais comuns são a omissão e alteração de informações pessoais para obter preços mais baratos ou alterar a apólice de outra pessoa sem sua aprovação, como no caso de um casal recém-divorciado. 

Mas, o resultado desse "jeitinho" pode ser catastrófico, especialmente para o futuro de quem você deseja proteger.

Em casos de fraude não tão grave, as mensalidades podem ser recalculadas, a apólice pode ser recusada ao pretendente a segurado ou, por fim, ocorrer o cancelamento da cobertura. Vale lembrar que, em casos mais graves, a fraude no seguro de vida pode ser denunciada e acabar no fórum de justiça.

Os tipos mais comuns de fraude de seguro de vida

Existem quatro tipos mais comuns de fraude de seguro de vida: fraude por omissão de dados durante a contratação, fraude por forjamento de morte, falsificação e fraude por apólice falsa.

1. Fraude por omissão de dados

A fraude por omissão de dados ocorre quando as informações são fornecidas incorretamente de propósito à seguradora ao solicitar uma apólice. Esse tipo de fraude também é chamado de deturpação ou ocultação material e está entre as formas mais comuns de fraude envolvendo o seguro de vida.

Quando a contratação de um seguro ocorre com o intermédio de um corretor, ele define qual a sua classificação conforme os possíveis riscos apresentados pelo seu estilo de vida, profissão, histórico médico familiar e idade. Ele vai se certificar de cada detalhe, pois tais informações são fundamentais para delimitar a sua cobertura e o prêmio do seu seguro. Na Azos, essa classificação ocorre através da Declaração Pessoal de Saúde (DPS) e demais perguntas feitas no formulário de contratação.

Esse é o principal motivo para a omissão de dados ou alteração ser uma fraude: as informações pessoais servem para calcular o valor das mensalidades na hora da contratação do seguro de vida. Com dados propositalmente errados, os prêmios diminuem e não correspondem à média de valor que aquela pessoa pagaria normalmente.

“Pode ser tentador guardar as informações para si mesmo se você acha que isso vai aumentar seus prêmios, mas não divulgar algo vai tornar o processo de contrato ainda mais longo e fazer a seguradora pensar que você está tentando esconder algo. Você também se expõe à empresa que nega uma reclamação de morte se morrer nos primeiros dois anos da apólice e eles descobrirem que você mentiu”, explica nosso especialista André Calazans. 

Ele também afirma que “quaisquer problemas de saúde aparecerão em uma análise dos dados ou registros médicos, assim como nos testes toxicológicos”. Então, o melhor a fazer é responder com sinceridade todos os questionamentos feitos durante o processo de contratação.

Mas, calma! Se você se esquecer de mencionar um procedimento médico que realizou há alguns anos, ou relatar por engano um peso um pouco menor na hora de contratar, isso não é fraude no seguro de vida. Embora exista a necessidade de corrigir o seu pedido e você possa arcar com prêmios maiores do que o inicialmente orçado, você ainda receberá uma oferta, já que não se tratava de uma tentativa de enganar o corretor ou a seguradora.

2. Fraude por morte 

A fraude de sinistros é o tipo de fraude de seguro de vida predileto dos filmes e reportagens, pois é comum envolver assassinato ou uma morte forjada. Um tipo de fraude de sinistros — ou seja, que envolve a morte do titular —, comumente chamado de fraude por morte, ocorre quando alguém simula a própria morte ou a morte de um ente querido para receber a indenização em caso de morte.

Outro tipo de fraude é quando o beneficiário mata o segurado para antecipar o recebimento do dinheiro da cobertura. Isso é extremamente raro e as consequências são duras: além das acusações de homicídio, a indenização é negada ao beneficiário caso ele seja julgado culpado pela justiça.

Se você for morto por um beneficiário, o pagamento vai para os outros beneficiários ou para os seus herdeiros legais, integrando a herança.

3. Falsificação

A maioria das fraudes de seguro de vida não envolvem o titular da apólice, mas as pessoas próximas do segurado. Em geral, é um membro da família que, no intuito de receber a indenização, acessam a apólice e mudam dados ou beneficiários nomeados. 

Porém, somente o proprietário da apólice está autorizado a alterar os detalhes do contrato de seguro. Por isso, para modificá-lo, alguém precisaria falsificar os documentos ou falsificar a própria identidade para alterar uma apólice de outra pessoa. 

A fraude de seguro de vida com base em falsificação também pode resultar em indenizações negadas e processos judiciais.

4. Fraude por falsificação de contrato

Existem também os golpistas que se passam por corretores de seguro de vida. Eles às vezes “vendem” apólices falsas para clientes desatentos ​​para embolsar os prêmios. Como outros tipos de golpes financeiros, os fraudadores declaram ser representantes de alguma empresa famosa no mercado para ganhar confiança da vítima do golpe. Em seguida, solicitam dinheiro ou pagamentos diretos por uma apólice que, na verdade, jamais existiu.

Já que o cuidado nunca é demais, faça sempre os pagamentos direto com a seguradora contratada por você. Corretores e agentes de seguro de vida trabalham sempre com dados sigilosos e privados dos clientes, por isso garanta sempre que a corretora com a qual você está em contato seja licenciada e evite, sempre que possível, transmitir dados pessoais pelo telefone, por e-mail ou site duvidoso.

Cancelamento por atraso ou não pagamento dos prêmios

Essa modalidade de cancelamento é bem comum: se você não paga por um serviço, ele obviamente estará passível de ser interrompido.

As seguradoras mais tradicionais e antiquadas multam o segurado por atraso. Nós da Azos agimos de outra maneira: se o segurado deixou de pagar o prêmio, acreditamos que algo de errado possa ter acontecido. Iremos entrar em contato com você para entender a sua situação. 

Se mesmo após 90 dias da data de vencimento o seu prêmio continuar em atraso, nós da Azos apenas cancelamos a sua apólice sem qualquer burocracia, telefonema demorado, multa ou papelada. Simples assim. Você pode conferir toda a nossa Política de Cancelamento.

Mas, cuidado, se ocorrer o sinistro — evento coberto pelo seguro — e o prêmio estiver em atraso, não será possível receber a indenização. Ou seja, quando o prêmio está atrasado, a cobertura é entendida como suspensa.

Cancelamento por não renovação do contrato

Quando falamos em prazo de seguro de vida, isso significa a duração da sua cobertura ou quanto tempo o seu contrato vai durar até o vencimento. 

A maioria dos prazos de seguro de vida é de 10, 20 ou 30 anos. Mas muitas empresas oferecem aumentos adicionais de cinco ou 10 anos, às vezes até de 35 ou de 40 anos.

Se você morrer após o término de sua apólice e não tiver realizado um pedido de renovação de contrato que estenda o prazo da cobertura ou, quem sabe, converter sua apólice temporária em uma apólice vitalícia, seus beneficiários não vão receber qualquer indenização. Portanto, é importante ficar muito atento ao prazo do seguro de vida, porque assim que renovar a cobertura será cancelada.

Uma dica valiosa: planeje renovar o seu seguro antes da data de vencimento. Se o processo de renovação ultrapassar a data de validade da apólice, você ficará desprotegido até a conclusão da renovação. 

Por sorte, na Azos a sua apólice fica pronta em apenas 1 dia útil, após aprovação. Simule o seu seguro de vida Azos agora.

Cancelamento após pedido do segurado

O seguro também pode ser cancelado sob pedido do próprio titular da apólice. 

Aqui na Azos, se o segurado decidir que o seguro já não é necessário, basta ligar para o nosso atendimento e solicitar o cancelamento do seguro com CPF e apólice contratada em mãos.

Lembramos que, com exceção dos seguros resgatáveis, quando o seguro é cancelado os prêmios pagos não são ressarcidos. 

Devolução de pagamento ao cancelar o seguro de vida

Ao cancelar o seguro de vida por solicitação própria ou por falta de pagamento das mensalidades, o dinheiro dos pagamentos anteriores não são repassados para o segurado.

Entende-se que, nos meses anteriores em que foram pagos os prêmios do seguro, a cobertura estava ativa e pronta para dar cobertura aos beneficiários, caso algo acontecesse com o titular. Ou seja, o serviço estava disponível e pronto para ser utilizado. Se não houve a necessidade de acionar a cobertura, é porque o titular esteve seguro e não enfrentou riscos.

Quando devo cancelar meu seguro de vida?

O seguro de vida é fundamental enquanto você tiver alguém que dependa da sua renda ou, claro, se você desejar garantir a proteção financeira de alguém amado. Agora, se seus entes queridos conquistaram a independência financeira, sua família está constituída e bem encaminhada e não existe ninguém que dependa da sua renda, talvez seja o momento de cancelar o seu seguro de vida. 

Mas nunca é demais repetir: abra mão do seguro de vida apenas se você não tiver ninguém com quem se preocupar. Você não vai querer acordar no meio da madrugada preocupado com o futuro de quem você ama.

Você ainda não tem uma cobertura? Fale com um especialista Azos agora, e descubra qual a cobertura ideal para você.