Seguro invalidez permanente ou parcial: O que é e quando contratar!

O seguro invalidez permanente ou parcial pode ter um suporte para acidentes e imprevistos que prejudiquem as suas funções. Conheça mais sobre essa modalidade!

Seguro de Vida
Seguro invalidez permanente ou parcial: O que é e quando contratar!

Se você trabalha e é a principal fonte de renda da sua família, contar com um seguro invalidez permanente ou parcial é uma solução que pode ajudar a lidar com situações imprevistas no cotidiano.

Com ele, você garante uma proteção maior para você ou seus dependentes se algo acontecer, além de ser uma maneira de se preparar para imprevistos. 

Afinal, nunca sabemos o que pode acontecer no amanhã, e ter uma apólice como essa oferece mais tranquilidade para você e para a sua família caso as suas funções sejam comprometidas por um acidente.

No entanto, se você está considerando esse serviço, existem algumas coisas que precisa saber antes de tomar uma decisão se quiser encontrar a modalidade ideal. 

Pensando nisso, separamos todas essas informações para você em um conteúdo especial, para te ajudar a entender melhor como essa cobertura funciona. Confira!

Quais os principais tipos de invalidez permanente?

Existem dois tipos principais de invalidez permanente: a total ou a parcial. E você também pode ter dúvidas sobre esse conceito, e o que ele engloba em uma apólice, certo? Por isso, o primeiro passo é entender como essas duas categorias se descrevem.

Em um primeiro momento, a invalidez permanente é classificada como a perda definitiva das funções de algum membro, órgão ou parte do corpo, o que te impede de executar as suas tarefas profissionais.

Os principais casos listados dentro dessa ocorrência incluem danos a:

  • olhos;
  • membros superiores;
  • membros inferiores;
  • mãos;
  • pés;
  • alienação mental.

No entanto, nem sempre é necessário ter perda completa dessas funções para se classificar como invalidez permanente. Entenda as duas situações que se relacionam com esse quadro:

Invalidez parcial

A invalidez parcial é caracterizada pela perda fracionária das funções, mobilidade de um órgão ou membro. 

Em outras palavras, se você acidentar uma parte do seu corpo de maneira irrecuperável, pode ser classificado nessa categoria. Por exemplo, um acidente nos olhos que leva à redução da visão do lado esquerdo é um evento considerado invalidez parcial.

Neste exemplo, não ocorreu a cegueira completa, mas é uma condição que não poderá ser desfeita, e prejudica a sua capacidade de trabalhar, certo?

Por isso, nem sempre o indivíduo será classificado com uma deficiência total, mas ele se enquadra na definição de invalidez parcial.

Invalidez total

Enquanto isso, a invalidez permanente total, é aquela que impossibilita por completo as funções de um órgão ou membro. 

Por exemplo, se um acidente causa a perda de visão de ambos os olhos, o caso seria classificado nessa modalidade. Geralmente, é uma condição que leva o indivíduo a desenvolver uma deficiência total de algum sentido ou movimento.

Ambas as categorias são permanentes, mas a forma como elas se manifestam é diferente.

O que é o seguro invalidez por acidente (IPTA)?

O seguro Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA) é uma modalidade que garante a indenização na ocorrência de invalidez permanente total por acidente pessoal.

Na teoria, a classificação desse conceito é parecida com as anteriores, e não existem muitas diferenças no conceito.

Entretanto, essa é uma cobertura especial que cobre os casos de invalidade, mesmo que não sejam decorrentes de um acidente de trabalho. Assim, qualquer acidente que esteja coberto nas condições gerais do produto são cobertas pelo seguro invalidez permanente total por acidente.

Se você busca proteção integral para qualquer imprevisto que prejudique suas funções ou membros, o IPTA é a alternativa mais indicada dentro dessa modalidade.

O que é o seguro por invalidez parcial por acidente?

O seguro por invalidez permanente  parcial por acidente é a apólice que protege o contratante no caso de imprevistos que prejudiquem apenas parte das suas funções.

Se você ver esse termo e tiver dúvidas sobre quais as diferenças dele para outros conceitos, não precisa se preocupar, pois significa a mesma coisa.

Na prática, é a cobertura que te protege no caso de fatalidades que comprometam apenas parte dos seus movimentos ou membros.

A redução na visão de um olho ou perda de parte da mobilidade da mão esquerda são exemplos de invalidez permanente parcial. Eles não comprometeram inteiramente o seu corpo, mas foram suficientes para comprometer suas habilidades.

Nesse caso, a indicação é ficar atento para como a modalidade está descrita no contrato, caso esteja procurando uma proteção mais completa que abrange todas as possibilidades de acidentes.

O que difere a invalidez permanente total da parcial?

A principal diferença entre a invalidez permanente total e parcial é o grau de perda das funções de cada região afetada pelo acidente. Em outras palavras, quanto do seu corpo foi comprometido.

A invalidez parcial é conhecida por deixar sequelas, mas não de forma integral. Como comentamos, pode ser a redução da visão ou perda de parte da mobilidade. O órgão e membro continuam funcionais, mas com restrições específicas.

Além disso, para o seguro invalidez permanente parcial, é importante estipular qual o tipo de sequela estará coberta, por ser uma situação que não compromete integralmente o segurado.

Enquanto isso, a invalidez permanente total traz uma perda ou impotência completa do membro. Ela é classificada dessa forma se o segurado perder 100% das suas funções.

As duas classificações são permanentes, o que significa que elas só recebem essa denominação após esgotar todos os recursos médicos de tratamento, e se restar alguma sequela prevista pela cobertura.

Converse com um especialista Azos para seguro de vida!

O que não é coberto no seguro de invalidez permanente?

Existem algumas condições que não são cobertas pelo seguro invalidez permanente total ou parcial por acidente, e se você busca maneiras de se preparar para imprevistos, precisa conhecer essas exceções.

Circunstâncias adversas, como operações de guerra ou atos de terrorismo, não costumam entrar na apólice, mesmo que gerem invalidez ao segurado. O mesmo é válido para acidentes de desastres naturais, como terremotos ou furacões.

Se o segurado sofre sequelas de doenças preexistentes à contratação, mas não declaradas no momento de adesão, ele pode não receber a indenização, uma vez que o quadro não era de conhecimento da seguradora.

Além disso, tentativas de suicídio antes do tempo de carência e uso de produtos ilícitos, como drogas, também não são cobertos.

É possível que algumas perdas não sejam indenizadas pela sua apólice em questão. Por isso, por via das dúvidas, confirme todas as cláusulas do seu seguro invalidez permanente total ou parcial por acidente antes de contratá-lo.

Benefícios do seguro de vida por invalidez permanente

Ter um seguro invalidez permanente total ou parcial por acidente pode trazer diversos benefícios para você e para aqueles que você ama. 

Conheça alguns dos principais e veja porque considerar esse serviço:

Tranquilidade

Uma das grandes vantagens de ter uma apólice é a tranquilidade que você e a sua família terão, pois estarão protegidos contra imprevistos e fatalidades.

O futuro é incerto, e muitas pessoas se preocupam com o que pode acontecer, principalmente na questão de trabalho e sustento.

Assim, ter um seguro que protege contra acidentes e invalidez é uma forma de ter mais conforto no dia a dia, sabendo que existe um suporte que pode ser acionado se algo comprometer a sua saúde e as suas funções.

Segurança

Além da tranquilidade de estar protegido, o seguro invalidez permanente total ou parcial também traz mais segurança para você e seus entes queridos.

Afinal, vocês estarão respaldados contra fatalidades, e poderão contar com indenizações para lidar com momentos difíceis sem comprometer suas necessidades.

Mesmo que uma fatalidade prejudique suas funções, parciais ou totais, existe a garantia da apólice, que ampara entes queridos. E para quem tem dúvidas se o seguro de vida vale a pena, de forma geral, esse é um dos principais benefícios da modalidade.

Respaldo financeiro

A preocupação com os imprevistos do dia a dia não afeta apenas a sua integridade, mas também o seu sustento. Mas com um seguro invalidez permanente total ou parcial, você terá um maior respaldo financeiro.

Ele poderá suprir as suas necessidades, e da sua família, no caso de fatalidades que comprometam as suas atividades e a sua renda principal. Caso precise buscar alternativas e se adaptar a essa nova realidade, terá um suporte financeiro com o qual contar.

Inclusive, é essa vantagem que torna o seguro de vida um investimento, por ser um auxílio que influencia não apenas a forma como você lida com a situação, mas também os recursos que você terá.

Quando vale a pena ter um seguro de invalidez permanente total ou parcial?

Vale a pena considerar um seguro invalidez permanente total ou parcial se você estiver buscando alternativas para proteger a sua família e se prevenir contra imprevistos no futuro.

Ele é especialmente recomendado para pessoas que lidam com atividades laborais de risco, ou podem se encontrar em uma condição mais precária em um determinado período.

Caso exista a chance de comprometer suas funções ou membros vitais, é interessante avaliar essa apólice, para se planejar com mais convicção e não deixar você ou seus entes queridos desamparados.

Além disso, é uma forma de ter mais tranquilidade no dia a dia, sabendo que você está protegido contra acidentes. Por esse motivo, vale a pena considerar essa solução e contar com um suporte especializado no futuro.

Agora, está buscando um seguro de vida por invalidez permanente total ou parcial que faça sentido para o seu momento atual? Então não deixe de fazer uma simulação em nosso site e confira as melhores condições do mercado!

Converse com um especialista Azos para seguro invalidez!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.