Cobertura do seguro de vida: O que é, quais são e qual a melhor

Escolher a melhor cobertura do seguro de vida é essencial para montar a apólice perfeita. Para isso, vale a pena entender como ela funcion!

Seguro de Vida
Cobertura do seguro de vida: O que é, quais são e qual a melhor

Se o assunto é encontrar o serviço certo para proteger as pessoas que você ama, então escolher a cobertura do seguro de vida deve ser um desses primeiros passos.

Afinal, cada um de nós possui as próprias preocupações, seja com a família, com os entes queridos ou com assuntos financeiros. E, para trazer um pouco de tranquilidade no dia a dia, muitos buscam uma apólice com a qual possam contar.

No entanto, pode surgir a dúvida se existe um plano que consiga te atender, mesmo que você esteja procurando por um objetivo diferente do que costuma ouvir sobre o tema.

Mas saiba que esse serviço é mais flexível do que se imagina, justamente por conta da cobertura do seguro de vida. Essa é a solução que faz com que exista um contrato que possa estar alinhado com as suas necessidades.

Quer saber como isso é possível? Continue acompanhando e veja o que é essa garantia, qual o seu papel em uma apólice e quais opções estão disponíveis para você escolher.

O que é a cobertura do seguro de vida?

A cobertura do seguro de vida é entendida como uma proteção que existe contra um risco específico, e compõem o contrato montado pelo contratante e pela seguradora.

Se você está a procura de uma apólice, possui algum objetivo em mente, certo? Pode ser trazer mais conforto para a sua família ou ter um resguardo para um trabalho perigoso, por exemplo.

Cada finalidade que você visa atender com um seguro de vida constitui uma cobertura diferente. Ou seja, algo que você deseja “cobrir”, em outras palavras, ter uma garantia.

Uma apólice pode ser formada por uma ou mais finalidades, conforme as necessidades do contratante, e se torna válida para todas as situações selecionadas previamente.

Assim, todas as coberturas que você escolher permitirão solicitar a indenização e ter um suporte financeiro mais especializado para lidar com imprevistos.

Qual é a importância de entender sobre a cobertura do seguro de vida?

Entender o que é a cobertura do seguro de vida é fundamental para que você tenha mais autonomia e flexibilidade na hora de montar a sua apólice.

É comum que muitas pessoas associem esse tipo de serviço com propósitos mais convencionais, como apenas situações de falecimento. 

Neste caso, existe uma variedade de garantias atualmente, que podem atender a vários perfis e demandas. Por isso, a ideia de que a cobertura de seguro de vida serve apenas para mortes ficou para trás. 

Ter esse conhecimento é o que permite encontrar a apólice certa para o seu caso, e montar seu contrato conforme as condições que combinem mais com o momento que você e seus entes queridos estão vivendo.

Além disso, se a situação mudar no futuro, saber como funcionam as coberturas traz um maior número de possibilidades para o seu serviço, sem ficar preso a apenas um tipo de seguro de vida.

Portanto, se você quer encontrar o serviço certo para proteger aqueles que ama, precisa conhecer essas garantias e como elas influenciam em cada apólice.

Quais os principais tipos de cobertura do seguro de vida?

Embora cada seguradora tenha liberdade para oferecer suas próprias coberturas, existem algumas modalidades que são principais, e é importante conhecê-las antes de tomar uma decisão definitiva e contratar a sua apólice.

Veja mais detalhes sobre as garantias mais comuns desse serviço:

Morte

A cobertura do seguro de vida por morte é uma das mais conhecidas e populares neste segmento. Isso porque ela oferece uma indenização no caso de morte acidental, natural ou por doença, nas condições previstas.

Nós sabemos que essa situação pode ser difícil, e ter uma assistência financeira para lidar com esse momento pode trazer mais conforto para os seus entes queridos. Por isso, é uma modalidade comum entre as apólices.

Existem algumas condições que acompanham essa cobertura, mas, de forma geral, é uma das principais que acompanham os seguros de vida.

Seguro doenças graves

Ainda, a cobertura do seguro de doenças graves também é conhecida, principalmente porque prevê o pagamento em vida para o segurado. 

Isso acontece caso o titular seja diagnosticado com alguma enfermidade considerada grave, como:

  • câncer;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • infarto agudo do miocárdio;
  • transplante de órgãos;
  • insuficiência renal terminal.

Nesse caso, tanto você quanto seus beneficiários podem contar com um suporte financeiro para lidar com essa condição, mesmo sem falecimento.

Trata-se de uma cobertura indicada para pessoas com histórico de doenças na família, por exemplo, sendo uma forma de se preparar para o futuro.

Invalidez permanente ou total

A invalidez permanente ou total geralmente ocorre por conta de acidentes, e o seguro de vida também pode oferecer uma indenização nesses casos.

Um diferencial é que a garantia se estende para várias partes do corpo, como:

  • olhos;
  • braços;
  • mãos;
  • pernas;
  • pés;
  • polegares.

Além disso, essa modalidade também inclui casos de alienação mental completa e que não pode ser revertida.

Isso impediria que o titular continuasse provendo renda para a sua família, por exemplo, o que comprometeria sua segurança financeira. Por esse motivo, é uma cobertura de seguro de vida que também pode ser escolhida.

Majoração

A majoração é uma cobertura escolhida para proteger partes específicas do corpo, que podem ser:

  • olhos;
  • mãos;
  • pernas ou pés;
  • sentidos, como audição.

Essa cobertura pode ser interessante para quem realiza atividades de risco, por exemplo, e pode comprometer uma parte do seu corpo, prejudicando a segurança da sua família.

Auxílio-funeral

Além da indenização disponível para os beneficiários, também existe um tipo de cobertura de seguro de vida que providencia auxílio-funeral para os dependentes.

Esse momento pode ser difícil para os entes queridos, e se torna ainda mais complicado quando é preciso lidar com determinadas burocracias.

Nesse caso, você pode evitar que sua família evite essa situação ao contratar a modalidade. Isso porque uma seguradora, como a Azos, estará à disposição para prestar todo o apoio durante esse momento.

Doença terminal

Ainda, a cobertura por doença terminal prevê indenização para casos que se enquadrem nessa modalidade, definidos em contrato.

Além de ser uma forma de se preparar para o futuro e oferecer mais tranquilidade para aqueles que ama, também é possível receber uma antecipação do valor combinado ainda em vida, segundo o artigo 757 do Código Civil. Essa é uma forma de lidar com os custos relacionados a essa situação difícil.

Incapacidade temporária (DIT)

Outra cobertura de seguro de vida popular é por incapacidade temporária (DIT) decorrente de acidente. Se você se machucar e ficar impossibilitado de exercer suas atividades, ou tiver gastos com hospital, por exemplo, essa garantia pode te ajudar.

Além da possibilidade de resgate em vida, ela também é flexível, e pode te ajudar no momento de invalidez e durante a recuperação. Trata-se de uma segurança financeira caso a renda seja comprometida.

Como calcular a cobertura do seguro de vida?

Cada cobertura do seguro de vida precisa ser calculada com base em alguns fatores simples, mas pessoais. Nesse caso, eles variam de acordo com o contratante. 

E na Azos, esses termos podem ser feitos de maneira flexível e personalizada, levando em conta suas necessidades específicas.

Mas, embora não exista uma fórmula pré-determinada, é possível conferir algumas dicas que facilitam esse processo. Por isso, veja o que considerar:

Tempo de duração

Cada cobertura é voltada para um risco diferente, com um tempo de duração distinto. Nesse caso, vale a pena levar em conta esse fator antes de fazer a sua escolha.

Por exemplo, se está em busca de uma cobertura para momentos mais difíceis e imprevistos, a garantia de morte pode ser uma escolha interessante.

No entanto, algumas pessoas estão procurando por um suporte financeiro por um período mais específico, por conta do trabalho, por exemplo. Assim, a cobertura necessária pode mudar conforme essa demanda.

Entender o tempo de duração que você planeja para a sua apólice ajudará a encontrar o contrato ideal para atender ao que você busca.

Número de beneficiários

Outro fator que influencia no cálculo da cobertura do seguro de vida é o número de beneficiários. Ou seja, quantas pessoas você quer incluir na sua apólice.

Quanto mais pessoas, maior pode ser o prêmio, além de existirem mais dependentes para notificar. Por sorte, a Azos conta com o Guardião, que você escolhe no momento da contratação, e facilita esse processo.

No entanto, é importante avaliar o número de beneficiários antes de decidir sobre suas garantias.

Tipos de coberturas inclusas

Por fim, quanto mais coberturas inclusas no seu seguro, maior o valor do cálculo. Assim, lembre-se de considerar os tipos de garantia que você busca.

Alguns contratos costumam incluir modalidades parecidas, por serem relacionadas, mas não existe nenhuma obrigatoriedade nesse sentido. Ou seja, você é livre para escolher as coberturas que quiser.

Entretanto, lembre-se que elas aumentam o valor cobrado, e influenciam no seu orçamento.

Quanto tempo deve durar minha cobertura de seguro de vida?

Antes de você comprar um seguro de vida, nós aconselhamos a tomar duas decisões:

  1. Qual o valor da cobertura de seguro de vida mais adequado para você?
  2. Qual o prazo de seguro de vida desejável?

E, para estipular o valor da sua apólice, o corretor vai levar três fatores em conta:

  1. Um deles é a quantia de cobertura adequada às suas necessidades e às da sua família (por exemplo, para quitar um financiamento ou para bancar a educação futura de seus filhos);
  2. Outro é quanto você pode arcar, já que mais cobertura significa prêmios (mensalidades) mais altos;
  3. E, por fim, para qual quantia você se qualifica, com base na sua idade e renda.

Definir o prazo do seguro de vida é bastante parecido: é só cruzar o custo de uma apólice mais longa ou mais curta com o tempo que você realmente precisa para estar seguro.

Dicas valiosas:

  • Sua apólice de seguro de vida deve durar o mesmo tempo que dos seus compromissos financeiros e dívidas pendentes;
  • Se você não contratar um período longo o suficiente e precisar contratar uma nova cobertura de seguro de vida mais tarde, os prêmios podem extrapolar o seu orçamento;
  • Você pode cancelar sua apólice a qualquer momento sem nenhum custo adicional, caso o prazo seja maior que o necessário.

Como escolher a duração do seguro de vida

Quando falamos em prazo de seguro de vida, consideramos a duração da sua cobertura ou quanto tempo o seu contrato vai durar até o vencimento.

A maioria dos prazos de um contrato de seguro de vida é de 5 ou 10 anos. Isso significa que você deve pagar a mensalidade - comumente chamada prêmio, durante esse período para que, se algo acontecer, seus beneficiários estejam cobertos.

Já ao pensar na duração da cobertura, você deve considerar por quanto tempo seu beneficiário vai precisar de auxílio - como se a sua renda ainda continuasse chegando mensalmente, além das despesas que precisam ser pagas, como consórcios e financiamentos.

Lembrando que algumas seguradoras podem oferecer que a cobertura seja paga parcelada mensalmente ou anualmente, por exemplo, ou que seja entregue em um único pagamento, podendo ser administrada diretamente pelo beneficiário.

Para facilitar o cálculo da cobertura ideal para o seu perfil, confira nossa calculadora de cobertura!

Qual é o melhor tipo de cobertura de seguro de vida?

O melhor tipo de cobertura de vida é aquele que atende ao momento que você está vivendo. Por esse motivo, é fundamental conhecer as suas necessidades e objetivos.

É a partir deles que você poderá encontrar a apólice perfeita, que combina com o seu perfil e oferece a proteção ideal para seus entes queridos.

Além disso, é essencial conhecer as principais modalidades e saber como elas funcionam, para ter autonomia na hora de tomar uma decisão. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será encontrar o serviço ideal.

Quer saber qual é a melhor cobertura de seguro de vida para a sua realidade? Então, não deixe de fazer a simulação em nosso site e conferir qual é a melhor opção!


Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.