Você sabe o que é um seguro de vida?
O seguro de vida é uma cobertura que protege financeiramente a sua família por um determinado período caso uma fatalidade ou uma doença grave te acometa inesperadamente.
E como o seguro de vida funciona?
Se você morrer durante a vigência de sua apólice (geralmente 1, 5 ou 10 anos), seu beneficiário receberá a indenização em caso de morte. Se isso não ocorrer, o contrato expirará após o término do prazo.
Os especialistas da Azos pensaram o seguro de vida para ser fácil e acessível. Sem papelada, sem taxas desnecessárias e abusivas, aliás, sem taxa nenhuma e do tamanho do bolso de todo mundo.
Então, vamos lá! Vamos explicar como funciona o seguro de vida temporário.
Existem casos diferentes e perfis diferentes. Os seus hábitos, histórico médico, profissão e estilo de vida podem melhorar ou piorar os valores que você pagará durante a vigência da sua apólice.
Mas, para garantir que você acesse o seguro de vida adequado para você e com a melhor proposta, nós separamos algumas dicas valiosas que você deveria levar em consideração na hora de contratar um seguro de vida.
Dicas Valiosas:
- O custo do seguro de vida difere para cada pessoa, dependendo da idade, saúde, tipo de cobertura e histórico de saúde;
- Comprar uma cobertura quando você é jovem e com boa saúde é a melhor maneira de obter um seguro de vida mais acessível;
- Cada seguradora de vida oferece um contrato próprio. Por isso, pesquise sempre para encontrar uma seguradora que seja mais adequada para suas necessidades.
Quer se inteirar de outros detalhes sobre o custo-benefício de um seguro de vida? É só continuar e conferir os próximos tópicos para ficar por dentro do assunto!
.png)
Como funcionam os prêmios do seguro de vida temporário?
Prêmio é como o mercado de seguros chama os valores mensais pagos por você à seguradora. São os prêmios que mantêm a sua apólice em vigor, o que significa que seus beneficiários receberão a indenização contratada caso você morra ou adoeça gravemente.
O raciocínio é o seguinte: o seguro de vida temporário pode te dar uma cobertura financeira, que a gente recomenda que compense sua renda mensal de 5 a 10 anos, ou até que você envelheça e alcance um momento da vida em que tudo está no devido lugar. Seus filhos cresceram, sua família vai bem e você e seu cônjuge construíram um patrimônio adequado para a aposentadoria e descanso de ambos.
Mas, se uma fatalidade inesperada ocorrer durante esse período, e você não tiver a oportunidade de deixar tudo no jeito para as pessoas que você ama, o seguro de vida garante que dinheiro não seja um problema.
Digamos que ele é um plano B seguro, eficiente e reconfortante, pois você não vai perder a noite de sono pensando o que aconteceria com a sua família se você morresse.
O preço do seu seguro de vida é determinado por vários fatores além da sua idade, incluindo:
- Diagnósticos médicos: doenças graves como câncer ou doenças cardíacas podem levar à recusa de cobertura, enquanto condições que são conhecidas por causar complicações no futuro, como apneia do sono, colesterol alto e peso elevado levam a taxas de seguro de vida mais altas;
- Histórico de saúde: condições médicas existentes ou hábitos relacionados a riscos à saúde, como diabetes e tabagismo, podem aumentar as taxas de seguro de vida;
- Estilo de vida: o uso de drogas ou álcool e passatempos perigosos, como paraquedismo, são considerados arriscados;
As seguradoras usam um sistema de classificação de saúde para determinar seu prêmio. As melhores classificações e taxas mais acessíveis vão para os candidatos mais jovens e saudáveis que representam menos risco para a seguradora - o que significa que têm menos probabilidade de morrer durante a vigência da apólice.
Como encontrar preços acessíveis do seguro de vida temporário?
Como o custo de sua apólice de seguro de vida depende do seu estilo de vida e histórico médico, cada seguradora trata cada condição de saúde de uma maneira diferente.
Por isso, a melhor maneira de conseguir um seguro de vida a um custo-benefício melhor é pesquisando. Consulte diferentes corretoras antes de tomar uma decisão, isso vai te ajudar a encontrar prêmios de seguro de vida mais acessíveis.
Aqui estão algumas outras maneiras de economizar dinheiro em sua cobertura de seguro de vida:
- Deixe a sua saúde em dia. As seguradoras geralmente permitem que você refaça o exame médico entre um e dois anos após a contratação do seu seguro de vida. Portanto, se você não estiver satisfeito com suas taxas, tente largar um hábito prejudicial à saúde ou ficar em forma.
- Opte por um prazo mais curto ou por uma cobertura menor. Não é o ideal, mas se você não pode pagar a cobertura de seguro de vida de que precisa... ter um seguro de vida é melhor do que não ter nenhum.
Preços do seguro de vida temporário contra preços do seguro de vida vitalício
Não há meio termo quando o assunto é o seguro de vida temporário ou vitalício. O temporário não é apenas o mais procurado, como também é o mais barato.
E quando nós dizemos barato, é barato mesmo!
O seguro de vida temporário custa de 5 a 15 vezes menos do que o seguro de vida vitalício, tornando-o a opção mais acessível para a proteção financeira da sua família.
O seguro de vida vitalício é mais caro por um único motivo: ele dura a vida inteira. O que pode até parecer uma vantagem, até o momento que você descobre que para isso é necessário pagar os prêmios também durante a vida inteira.
Claro que o seguro de vida vitalício tem um valor em rendimento, que de certa forma valoriza o seu dinheiro. Porém, os juros são baixos e podem dar uma baita dor de cabeça para seu beneficiário na hora de declarar o imposto de renda.
Porque ao contrário do seguro de vida temporário, a indenização do seguro de vida vitalício tem dedução de impostos.
Isso também significa que as apólices de seguro vitalício podem se tornar tão inacessíveis que 45% delas são abandonadas nos primeiros 10 anos da apólice. Detalhe: sem retorno de qualquer valor pago em prêmios anteriormente.
Em resumo, quando se trata de custo-benefício, o seguro de vida vitalício fica devendo em quesito praticidade e valor mensal.
Por isso, o seguro de vida temporário tende a ser a melhor opção de contrato para a maioria das pessoas devido à sua acessibilidade. Se você não puder pagar os prêmios da apólice, perderá seu seguro de vida – razão pela qual o seguro de vida vitalício geralmente não é a escolha certa para a maioria das pessoas.
Ainda tem dúvidas? Converse com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre seguro de vida.