Seguro viagem: O que é, para quem é indicado e detalhes sobre ele!

Saiba quando o seguro viagem é obrigatório no seu planejamento e veja as coberturas que podem te proteger durante seu passeio!

Seguros
Seguro viagem: O que é, para quem é indicado e detalhes sobre ele!

Se você está em busca de uma experiência positiva em outro país, vale a pena conhecer mais sobre o seguro viagem.

Essa modalidade traz mais tranquilidade para o seu planejamento, com atendimentos especializados e reembolso de custos diversos.

Além disso, existem alguns países que exigem a contratação desse serviço, tornando essa proteção ainda mais importante.

No entanto, podem existir dúvidas sobre como ele funciona e quais as coberturas que acompanham essa categoria.

Nesse caso, antes de se planejar, é importante conhecer mais sobre o seguro viagem, e quando ele é interessante para o seu perfil.

Confira essas e outras informações no conteúdo especial que preparamos, e saiba como encontrar a apólice ideal!

O que é o seguro viagem?

O seguro viagem é um tipo de proteção contratado para cobrir eventuais imprevistos que possam acontecer durante um deslocamento, como acidentes, doenças ou mesmo extravios de bagagem.

Nesse caso, o interessado solicita a apólice durante seu planejamento, para ter mais tranquilidade e conforto durante o período.

Vale reforçar que, ao contrário de outras modalidades, como seguro de vida, esse produto é  temporário, com validade durante o prazo de contrato, que costuma cobrir o período da viagem.

Também oferece assistência para situações diversas, como:

  • perda ou roubo de documentos;
  • necessidade de assistência médica ou odontológica emergencial;
  • repatriação de corpo em caso de falecimento.

Ao contratar um seguro viagem, é importante verificar as coberturas e limitações do acordo, como o período de cobertura, as coberturas, capital segurado máximo de indenização para cada tipo de evento e os procedimentos para acionar a seguradora em caso de necessidade. 

Esse produto pode ser contratado para viagens nacionais ou internacionais, e o valor varia segundo o destino, o tempo de viagem e as coberturas escolhidas.

Dessa forma, é possível ter mais confiança, sabendo que em caso de imprevistos, uma companhia especializada estará pronta para prestar assistência e garantir que sua viagem continue sendo uma experiência positiva.

Qual a importância do seguro viagem?

O seguro viagem é importante para quem deseja mais proteção e tranquilidade durante a viagem, além de suporte para eventuais imprevistos.

Com essa modalidade, é possível ter cobertura para emergências médicas, como caso de doenças ou lesões. Inclusive, alguns contratos podem trazer indenização para internações, consultas e tratamentos. 

Sem um seguro, esses custos podem ser mais altos, especialmente em países onde o sistema de saúde é caro.

Ainda, possibilita assistência em casos de emergência, como transporte, repatriação em caso de falecimento ou cobertura de despesas de funeral.

Essa apólice não auxilia somente em imprevistos de saúde, mas também eventos que prejudiquem o planejamento, como cancelamentos ou atrasos de voos, disponibilizando ressarcimento de gastos extras.

O mesmo se aplica para reposição de bagagens extraviadas ou roubadas durante a viagem, para o titular.

De modo geral, é uma alternativa importante para ter mais tranquilidade durante a viagem, com uma rede de amparo e proteção financeira para lidar com as situações adversas.

Como o seguro viagem funciona?

O seguro viagem funciona de maneira semelhante a outras apólices. O titular contrata a proteção para um determinado período e escolhe as coberturas que deseja incluir, assim como o valor máximo de indenização para cada tipo de evento coberto. 

As coberturas podem incluir suporte para despesas de saúde, por exemplo, ou assistência para eventos como cancelamento ou problemas de bagagem. Cada cláusula pode acrescentar ou reduzir o valor do seguro.

Após definir as coberturas desejadas, o titular do seguro viagem confere a proposta da seguradora, que apresenta as condições, termos e valores da apólice. 

É importante ler com atenção as condições do contrato para entender exatamente o que está incluído na apólice e quais são as exclusões e limitações.

No caso de uma emergência durante a viagem, o segurado deve entrar em contato com a seguradora, que fornecerá orientações sobre como proceder para receber a assistência necessária. 

Dependendo da gravidade da situação, a companhia pode enviar um profissional para prestar assistência no local ou orientar sobre o hospital mais próximo para atendimento.

Ao retornar da viagem, existe a chance de solicitar o reembolso das despesas médicas ou outros custos cobertos pela apólice, se estiverem nos limites e condições estabelecidos.

Quais as principais coberturas do seguro viagem?

Antes de solicitar um seguro viagem, vale a pena conhecer as principais coberturas dessa modalidade. Veja os serviços que se destacam nessa apólice:

Regresso sanitário

O regresso sanitário é uma das coberturas mais importantes do seguro viagem por oferecer assistência em casos de emergências médicas que impedem o viajante de retornar ao seu país de origem. 

Essa cobertura garante o deslocamento do segurado para o seu país de origem, em caso de uma emergência grave.

Em caso de uma emergência médica grave que impossibilite o retorno ao seu país de origem, a seguradora fornecerá o transporte em uma maca ou em um avião especialmente equipado para cuidados médicos. Inclusive, pode incluir um profissional de saúde, para tratamento. 

O regresso sanitário pode ser usado em várias situações, como em caso de acidentes graves, doenças crônicas, gravidez de risco ou outras emergências médicas, conforme as condições contratuais da seguradora.

É importante destacar que a cobertura do regresso sanitário não cobre apenas o custo do transporte, mas também pode inclui todas as despesas relacionadas ao atendimento médico e logístico.

Por exemplo, organização do transporte, a contratação de agentes e o pagamento de outros gastos necessários para você e para a sua família.

Despesas médicas

A cobertura de despesas médicas faz parte do seguro viagem, sendo considerada a mais importante deste tipo de apólice. Com ela, é possível garantir assistência médica necessária em caso de doenças ou acidentes.

Isso pode incluir uma ampla gama de serviços médicos, como consultas, exames laboratoriais e até mesmo cirurgias.

Em caso de emergência, é possível acionar a modalidade para obter a assistência necessária. Dependendo do plano contratado, a apólice disponibiliza pagamento direto das despesas médicas ou o reembolso dos custos cobertos.

Nesse caso, os limites variam segundo o plano, e podem ser de alguns milhares a milhões de reais. É importante verificar as condições e limites antes de contratar a categoria.

Além disso, vale lembrar que esse serviço pode ser restrito em alguns casos, como a existência de doenças prévias.

Traslado médico

Ainda, se necessário, existe a possibilidade de solicitar a cobertura de traslado médico. Ele permite o transporte do titular em caso de emergência para um centro de saúde, onde receba atendimento adequado.

Essa operação pode ser necessária em alguns casos, especialmente para invalidez temporária ou permanente, além de impossibilidade por lesões, doenças ou acidentes.

Ainda, viagens podem exigir cuidados médicos especializados, que não estão disponíveis no local imediato.

Nesse caso, a cobertura pode incluir diferentes formas de transporte, como ambulância terrestre, avião de ambulância, helicóptero ou transporte marítimo. 

Além disso, a escolha desse formato dependerá da gravidade do caso, da distância a ser percorrida e das condições médicas do viajante.

Ainda, o traslado médico pode ser útil em casos de repatriação do corpo do viajante em caso de falecimento durante a viagem.

Morte durante a viagem

Enquanto isso, a cobertura de morte também é comum no seguro viagem, garantindo indenização aos beneficiários para falecimentos no período. Essa é a proteção que mais se assemelha a outras apólices, como seguro de vida, onde o valor pode variar conforme o plano contratado.

Também é importante destacar que a cobertura não atende fatalidades decorrentes de atos criminosos. Além disso, algumas companhias podem ter restrições de cobertura para mortes causadas por doenças, esportes radicais ou atividades consideradas perigosas.

Invalidez permanente por acidente

Finalmente, vale mencionar a proteção de invalidez por acidente no seguro viagem. Essa cobertura garante o pagamento de uma indenização ao segurado em caso de invalidez permanente em membros ou funções durante a viagem.

Essa condição se caracteriza pela perda ou redução da capacidade física, ou mental do titular em decorrência de um acidente. Nesse caso, a indenização é calculada conforme a gravidade do caso e definida em contrato. 

Ainda, existem restrições no seguro viagem, como, por exemplo, a cobertura reservada somente para acidentes, e não doenças. Inclusive, algumas seguradoras podem estabelecer riscos excluídos para atividades perigosas ou esportes radicais.

O seguro viagem é obrigatório?

O seguro viagem não é obrigatório em todos os países, mas em alguns casos pode ser exigido para a entrada no território. 

Por exemplo, alguns países europeus exigem que os turistas tenham uma apólice com cobertura mínima de €30.000 para despesas médicas em caso de acidente ou doença durante a estadia.

Mesmo que não seja obrigatório, é importante verificar se a contratação de um seguro viagem é recomendada para o país de destino e qual é a cobertura mínima exigida, se houver. 

Ainda, vale escolher um plano que ofereça uma cobertura adequada para as suas necessidades e que garanta a sua segurança e tranquilidade durante a estadia.

Quais os países onde a contratação do seguro viagem é obrigatório?

A obrigatoriedade do seguro viagem varia conforme a localidade. Alguns países têm exigências específicas para viajantes que entram em seus territórios, enquanto outros não têm requisitos necessários. 

Alguns exemplos incluem os países do Tratado de Schengen. Trata-se de 26 nacionalidades da Europa que fazem parte do acordo, com cobertura mínima para despesas médicas. Atualmente, alguns dos países são:

  • Áustria;
  • Bélgica;
  • República Tcheca;
  • Dinamarca;
  • Finlândia;
  • França;
  • Alemanha;
  • Grécia;
  • Itália;
  • Holanda;
  • Noruega;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • Espanha.

Além disso, também existem alguns países na América Latina, como Cuba, que solicita seguro viagem de U$10 mil.

Visitantes da Austrália e da Rússia também devem providenciar a apólice, com valores diferenciados, dependendo do tempo de estadia.

Esses são apenas alguns exemplos de países que exigem a contratação. É importante verificar as exigências do país de destino antes de viajar.

Quanto custa um seguro viagem?

O preço do seguro viagem pode variar dependendo dos critérios de contratação, como país, capital segurado e perfil do titular.

Nesse caso, a cotação é semelhante a de outras apólices, que avaliam as características do segurado principal para determinar o valor.

Geralmente, países com maior acessibilidade demandam seguros mais acessíveis, e o preço varia para períodos maiores ou menores de deslocamento.

Ainda, pode ter um aumento expressivo para doenças prévias apresentadas para o perfil, bem como o destino apresentar riscos ou gastos mais elevados para a saúde.

De modo geral, é importante realizar uma avaliação individual para conferir o valor do seu seguro viagem. 

Além disso, recomenda-se ter um planejamento prévio antes de procurar a companhia, para obter resultados mais concretos na avaliação.

Quais as diferenças do seguro viagem e do seguro de vida?

As principais diferenças entre seguro viagem e seguro de vida se concentram na duração, objetivo e coberturas disponíveis para cada modalidade.

A princípio, a proteção para deslocamento nacional ou internacional visa proteger você e a sua família de imprevistos como doenças, acidentes ou extravios de bagagem durante o período da viagem.

Enquanto isso, a apólice de vida é um produto mais amplo, com suporte financeiro para o caso de falecimento, atendendo aos seus dependentes.

Ainda, trata-se de um seguro mais amplo, com várias possibilidades de coberturas para o dia a dia, como doenças graves ou invalidez. A duração pode ser vitalícia, ou flexível para se adequar às suas necessidades.

Por outro lado, o seguro viagem costuma durar somente no período de estadia e deslocamento, com contratos menores.

Suas coberturas são mais restritas, e o valor do prêmio também é mais variável por depender de critérios como o país de destino, por exemplo.

Em termos de proteção a longo prazo, o seguro de vida se destaca para atender mais tipos de perfil e com mais versatilidade.

Quais os benefícios do seguro viagem?

Ainda, vale a pena conhecer os pontos positivos de ter um seguro viagem, para avaliar a necessidade dessa proteção no seu planejamento.

Confira alguns dos benefícios que se destacam no serviço:

Tranquilidade durante o passeio

Viajar é uma atividade prazerosa, mas pode ficar estressante quando ocorrem imprevistos, como doenças, acidentes ou perda de bagagem. 

Com um seguro viagem, você terá a tranquilidade de saber que está protegido em caso de emergências.

Ainda, também não precisará se preocupar com eventos inesperados ou ficar sem suporte em outro país.

Facilitar imprevistos durante a viagem

Em alguns planos de seguro viagem, o titular pode contar com serviços de assistência para imprevistos como perda de documentos, atraso ou cancelamento de voos, troca de passagens, por exemplo.

Esses serviços podem facilitar o planejamento do segurado, tornando a viagem mais segura e tranquila.

Apesar de depender do plano contratado, vale a pena considerar esse benefício para ter menos preocupações com eventos inesperados.

Proteção em terras internacionais

Ao viajar para um país estrangeiro, o titular pode se deparar com diversas situações que não são comuns em seu local de origem. 

Com um seguro viagem, terá a proteção necessária para lidar com essas situações, como atendimento médico em uma língua desconhecida, regulamentações locais de saúde e segurança.

Ainda, não ficará desamparado em termos financeiros, prejudicando o orçamento e o planejamento da viagem.

Como fazer um seguro viagem?

Para fazer um seguro viagem é necessário encontrar uma seguradora de confiança, realizar a simulador de seguros e combinar as coberturas desejadas.

A princípio, pesquise sobre companhias que trabalham com essa modalidade, conferindo a reputação e as alternativas disponíveis.

Em seguida, avalie o tipo de cobertura que deseja, dependendo do país de destino e outras necessidades que preferir.

É importante apresentar informações como período de viagem, quantidade de beneficiários e duração do contrato.

Após finalizar a avaliação da proposta, preencha os dados com a seguradora e verifique as formas de contato, especialmente no exterior.

Confira todos os detalhes antes de finalizar, para adquirir a proteção ideal para você e sua família.

Quando vale a pena contratar um seguro viagem?

Para quem deseja mais tranquilidade no planejamento, vale a pena considerar um seguro viagem e suas coberturas.

Essa modalidade permite proteger seus dependentes e acompanhamentos, com serviços específicos para deslocamento e estadia.

Além da praticidade, também garante acesso a suporte em outros países, como consulta médica, reembolso de custos e outros atendimentos necessários.

Ainda, existem países que exigem o seguro viagem para os turistas, sendo fundamental avaliar esse serviço na sua organização.

No entanto, vale ter em mente que se trata de uma proteção temporária. Se deseja mais tranquilidade no dia a dia, além do período de deslocamento, considere um seguro de vida.

Dessa forma, poderá ter mais conforto, cuidando dos seus entes queridos a qualquer momento. Faça a sua simulação com a Azos e descubra qual é a melhor apólice para o seu perfil!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.