A vida do estagiário não é fácil, né? A correria para conciliar os horários da faculdade com o estágio, a tentativa de absorver todo o conhecimento possível do trabalho enquanto se vira para estudar para as provas e, no final do semestre, bate o cansaço, o estresse e aquela vontade de jogar tudo pro alto… Quando você pisca, já está iniciando mais um período na faculdade.

Mas nada de desanimar! Claro que, colocando dessa maneira, ninguém gostaria de ser um estagiário. No entanto, a verdade é que a experiência é uma forma de aprendizado e amadurecimento na carreira que só o estágio pode te proporcionar. 

A princípio, pode até parecer que o estagiário não tem qualquer garantia. Porém, além da atividade possuir uma regulamentação prevista em lei, há diversas empresas com benefícios específicos que visam justamente o bem estar e a proteção de seus estagiários.

Para ficar por dentro do assunto e saber como funciona o seguro de vida para estagiários, continue a leitura deste artigo.

Como funciona o seguro de vida para estagiários?

A lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, define que, nos contratos de estágio, o empregador é obrigado a oferecer um seguro de vida por acidentes pessoais para os seus estagiários. Por isso, para que o contrato de estágio seja válido e aceito pela instituição de ensino, ele deve indicar o número da apólice de seguro contratada.

O seguro de vida para estagiários é como um seguro de vida em grupo ou seguro de vida empresarial. A empresa ou responsável pela contratação oferece uma apólice de seguro como proteção à vida do estagiário – que geralmente cobre desde acidentes pessoais até a morte (mas é claro que ninguém deseja isso!).

Caso algo aconteça ao estagiário, ele ou os seus beneficiários (pais, irmãos, filhos ou outras pessoas indicadas por ele) recebem uma indenização da seguradora. O valor da indenização é escolhido pelo contratante junto com a seguradora ou corretora de seguros, mas costuma alçar, em média, a quantia de R$10.000,00.

Aqui na Azos, o estagiário que contrata o seguro pode personalizar o valor da cobertura, conforme suas necessidades e estilo de vida, e o preço continua acessível. Ou seja, caso algo aconteça, o pagamento da faculdade ou do FIES está garantido… Saiba mais sobre o seguro estágio Azos.

O seguro de vida empresarial

O seguro de vida empresarial ou em grupo é um tipo de seguro oferecido pelos empregadores aos empregados, estagiários e outros colaboradores. Como o nome sugere, ele é oferecido a um corpo de funcionários de uma mesma empresa, e não a alguém em específico.

A cobertura e os detalhes da apólice são estabelecidos entre a empresa e a seguradora, cabendo, geralmente, ao funcionário a escolha dos beneficiários. 

Caso ocorra o desligamento do colaborador, o seguro também é interrompido e finalizado.

Ficou interessado? Contrate o seguro estágio agora!

Quem paga o seguro de vida para estagiário?

O seguro de vida para estagiário é uma obrigação e responsabilidade da empresa contratante. Portanto, é determinado por lei que o empregador arque com o custo dos prêmios (que nada mais é do que a mensalidade ou anuidade) e com os processos necessários para a contratação e formalização da apólice junto à seguradora.

Mas, se o estágio for obrigatório, o responsável pela contratação e pagamento dos prêmios é a instituição de ensino de origem do estagiário.

Quais os benefícios do seguro de vida para estagiários?

O seguro de vida fornece proteção financeira ao estagiário e seus entes queridos em caso de falecimento ou invalidez provocados por acidente. Existem outros benefícios, porém depende do tipo de contrato firmado entre o concedente do estágio e a seguradora responsável pela apólice.

O seguro de vida para estagiários é suficiente?

O seguro de vida para estagiários é um recurso financeiro necessário e tê-lo é muito bom. Contudo, ele não é capaz de cobrir todas as necessidades em caso de invalidez ou morte.

Essas situações exigem diversos gastos com tratamentos médicos, burocráticos ou funerários. Além disso, a invalidez pode impedir o estagiário de trabalhar, situação que oferece o risco de endividamento. 

Por isso, recomendamos aos estagiários que contratem um seguro de vida privado. Assim, a cobertura já oferecida pelo estágio terá um complemento adequado para arcar com as necessidades do estilo de vida do estagiário e de sua família, além de assegurar o tratamento aconselhado e período exigido para recuperação, sem se preocupar com a renda.

Se você deseja tranquilidade e proteção financeira para você e sua família, simule o seu seguro Azos agora. É rápido, simples e, melhor, não custa nada!