Seguro celular vale a pena? Entenda como ele funciona!
Quer proteger seu telefone de roubos e danos? Conheça o seguro celular e veja se os benefícios valem a pena para você!
24
de
May
,
2023
O seguro celular é uma proteção que está se tornando popular no mercado, e pode trazer mais garantias para um dos aparelhos mais importantes da nossa rotina.
Ter o smartphone furtado ou danificado não apenas traz prejuízos financeiros, mas também dor de cabeça e preocupação.
Com uma apólice especializada, você terá mais tranquilidade para lidar com imprevistos que envolvam o seu telefone.
Por outro lado, essa modalidade é relativamente nova, e podem existir dúvidas quanto ao seu funcionamento e benefícios.
Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o seguro celular e como ele funciona, para avaliar se é a opção certa para você.
Confira as principais informações no conteúdo que preparamos e veja se essa é a proteção que você procura!
O que é um seguro celular?
Um seguro de celular é uma proteção que você pode contratar para o seu telefone. Se ele for roubado, perdido ou sofrer algum dano, a apólice pode ajudar a cobrir os custos de reparo ou substituição.
Dependendo do tipo de seguro que escolher, ele também pode oferecer outras proteções, como cobertura contra danos acidentais ou defeitos de fábrica.
Essa modalidade começou a se popularizar nos últimos anos, especialmente com a relevância que os smartphones ganharam em nossa rotina.
Geralmente, é necessário pagar uma taxa mensal ou anual pelo produto e, se tiver um sinistro, pode ter que arcar com uma franquia.
Por esse motivo, é importante ler atentamente os termos e condições do seguro para entender o que está ou não coberto.
Qual a importância do seguro celular?
O seguro de celular pode ser importante por várias razões, especialmente quanto a crimes e prejuízos financeiros.
Afinal, os smartphones são objetos pequenos e valiosos que podem ser facilmente perdidos ou roubados. Com o seguro, é possível se proteger financeiramente.
Apenas em fevereiro de 2023, o Estado de São Paulo registrou 3.486 roubos ou furtos de celulares, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
No entanto, mesmo que esses aparelhos estejam no topo das estatísticas de perdas, apenas 11% dos donos protegem seu celular com um seguro contra esses crimes.
Além disso, esse produto também pode ser útil em eventuais acidentes, como quedas, derramamento de líquidos ou outros danos acidentais, comuns com celulares.
Uma apólice pode ajudar a cobrir os custos de reparo ou substituição em caso de danos que trazem impacto no orçamento.
Ainda, é uma proteção que traz mais tranquilidade para o proprietário, sabendo que está amparado financeiramente se algo acontecer.
Uma vez que esse aparelho é importante na nossa rotina, ficar sem ele pode ser um transtorno, e o seguro celular ajuda nessas ocasiões.
Como funciona um seguro celular?
O seguro de celular funciona de maneira semelhante a outros tipos de proteção.
Você contrata uma cobertura para eventos específicos, como roubo, furto ou quebra do celular, por exemplo. Se um desses eventos ocorrer, receberá uma indenização da seguradora.
Existem algumas formas de indenização possíveis nos seguros de celular. A seguradora pode arcar com os custos de reparo do aparelho em uma assistência técnica, fornecer um novo celular para substituir o danificado ou roubado.
Ou ainda, pode oferecer uma indenização em dinheiro, desde que previsto em contrato. Além disso, o valor pode ser menor que um seguro de vida, que possui opções de até $1 milhão, por exemplo.
Geralmente, cobre apenas uma parte do aparelho ou algumas mensalidades.
Ainda, é importante lembrar que existem situações que podem não ser cobertas pelo seguro, como mau uso do aparelho ou negligência do usuário.
Nesses casos, dependendo das regras do contrato, o seguro pode não ser acionado. Por isso, é fundamental ler atentamente as cláusulas do contrato antes de assiná-lo.
Quais as principais coberturas do seguro celular?
Antes de contratar um seguro celular, vale a pena conhecer as principais coberturas que acompanham a apólice simples.
Veja detalhes abaixo e quais as situações onde o seu smartphone pode estar protegido:
Roubos
O roubo é uma das coberturas mais comuns do seguro celular. Nessa situação, o proprietário do aparelho é vítima de um crime de violência, ou seja, é obrigado a entregar o celular mediante ameaças ou violência física.
Essa coerção pode ocorrer em diversos lugares, como na rua, no transporte público, em estabelecimentos comerciais ou mesmo em residências.
Caso o segurado tenha contratado a cobertura de roubo para o celular, ele poderá acionar a seguradora para receber uma indenização correspondente ao capital segurado.
É importante destacar que, para o seguro ser acionado, é necessário que o proprietário registre um boletim de ocorrência na polícia informando o roubo.
Além disso, algumas seguradoras podem exigir outras documentações para comprovar a ocorrência do roubo, como declaração de testemunhas, imagens de câmeras de segurança ou outros documentos que comprovem a posse do aparelho.
Vale ressaltar que, para ter direito à indenização, o segurado deve seguir algumas condições.
Por exemplo, precisa ter pago todas as mensalidades em dia, estar conforme as cláusulas do contrato e não ter agido de forma negligente ou imprudente, o que poderia ser interpretado como uma conduta de risco.
Furtos qualificados
Ao contrário do roubo, o furto não envolve violência ou ameaça ao proprietário do celular.
No caso do furto, o aparelho é levado sem que o dono perceba ou consiga impedir.
Isso pode ocorrer, por exemplo, em situações como descuido do proprietário, deixar o celular em um local público, esquecer o aparelho em um lugar, entre outros.
Por isso, a cobertura em um seguro celular pode ser uma opção interessante para quem quer estar protegido em caso de perda ou subtração do aparelho.
No entanto, é importante verificar as especificidades do contrato, pois muitas vezes essa cobertura se aplica apenas a furtos qualificados, ou seja, situações em que existem vestígios de arrombamento.
Essa distinção é importante porque pode influenciar na cobertura do seguro, visto que algumas companhias podem ter políticas diferentes para cada tipo de ocorrência.
Vale lembrar que, assim como o roubo, para ter direito à indenização em caso de furto, é necessário que o segurado registre um boletim de ocorrência na polícia informando a subtração.
Quedas e danos
Um dos diferenciais do seguro celular é a existência de cobertura contra quedas e danos, algo não relacionado a perdas por conta de terceiros.
Nesse caso, prejuízos no aparelho ou na sua utilização também permitem acionar a indenização. No entanto, dependerá da apólice e da seguradora.
Isso porque nem todas as empresas trabalham com essa possibilidade, e as cláusulas podem ser mais restritas.
Afinal, existem situações específicas onde um seguro celular pode atuar no caso de quedas ou danos físicos.
Geralmente, atitudes de mal uso são interpretadas como negligência, e a seguradora não atende ao pedido.
Entretanto, se a situação for avaliada, o titular pode receber o suporte financeiro para consertar ou trocar de aparelho. Ainda, também podem ser cobertos danos causados por incêndio, explosão, raio e outros.
Queda de líquidos
Ainda, vale mencionar a queda de líquidos no seguro celular. Afinal, essa é uma das principais causas de danos em celulares.
Isso pode ocorrer em situações como derramamento de bebidas, chuva, contato com a água em piscinas ou mar, entre outras.
Em um acidente assim, o celular pode sofrer diversos danos, como curto-circuitos, oxidação de componentes internos, perda de funcionalidades e até mesmo danos irreversíveis.
Para estar protegido contra esse tipo de ocorrência, é possível incluir a cobertura de queda de líquidos em um seguro celular.
Essa cobertura pode ser oferecida como uma opção adicional, dependendo da apólice escolhida.
No entanto, é importante verificar as especificidades do contrato antes de contratar a cobertura de queda de líquidos.
Algumas seguradoras podem ter restrições, como limitações para situações específicas, em caso de contato com água do mar ou líquidos corrosivos.
Além disso, é importante lembrar que a cobertura de queda de líquidos pode não ser incluída automaticamente em todas as apólices de seguro celular.
Por isso, é fundamental ler atentamente as cláusulas do contrato e entender quais são as coberturas incluídas e as opções adicionais disponíveis.
Quais costumam ser as coberturas adicionais do seguro celular?
Além das coberturas básicas para roubos, furtos e danos por queda, alguns seguros para celular também oferecem produtos adicionais para aumentar a proteção do aparelho. Veja detalhes sobre os mais populares:
Danos elétricos
A cobertura para danos elétricos é uma das adições disponíveis para contratos de proteção ao celular.
Ela garante a indenização para o segurado caso o aparelho sofra algum dano por problemas relacionados à corrente elétrica, como curtos-circuitos, oscilações na rede ou descargas elétricas.
Isso pode ser especialmente útil para quem costuma utilizar o celular com frequência em locais com risco de instabilidade elétrica, como durante tempestades ou em áreas com baixa qualidade na rede de energia elétrica.
Além disso, algumas situações podem incluir prejuízos a partir de outras situações, como choque após queda de líquidos, por exemplo.
Cobertura para acessórios
Outra cobertura adicional que pode ser interessante é a cobertura para acessórios. Com ela, é possível proteger também acessórios que sejam essenciais para o uso do celular, como fones de ouvido, carregadores, capas protetoras, entre outros.
Em caso de danos ou perda desses itens, o segurado pode receber uma indenização para repor o acessório danificado ou para adquirir um novo.
Vale lembrar que as coberturas adicionais podem variar conforme a seguradora e o contrato escolhido.
Por isso, é importante ler com atenção todas as cláusulas e especificidades do seguro antes de escolher esse produto, para garantir que as coberturas atendam às suas necessidades.
Além disso, é importante lembrar que essas coberturas adicionais podem implicar em um custo adicional no prêmio.
Como funciona o reembolso do seguro celular?
O funcionamento do reembolso em um seguro celular pode variar conforme a seguradora e o tipo de cobertura. Em geral, existem duas formas de reembolso, por dinheiro e o reembolso em forma de reparo.
No caso do reembolso em dinheiro, o segurado recebe o valor correspondente à indenização estipulada em contrato, para roubo ou furto qualificado do celular.
O valor a ser pago depende das condições previstas na apólice, como o valor de mercado do aparelho, a forma de pagamento, as taxas e os descontos aplicáveis.
Em algumas situações, a seguradora pode exigir a apresentação de documentos comprovando o roubo do celular, como um boletim de ocorrência, para liberar o reembolso.
Enquanto isso, para reembolso em forma de reparo ou reposição do aparelho, a seguradora pode optar por encaminhar o celular para uma assistência técnica credenciada.
Assim, ela fará o conserto do aparelho, ou fornecerá um novo aparelho para substituir o danificado.
Em ambos os casos, o segurado pode ser responsável pelo pagamento de uma franquia, sendo uma taxa prevista em contrato para cada acionamento da seguradora.
Independentemente do tipo de reembolso, é importante que o segurado leia atentamente as cláusulas do contrato para saber como proceder em caso de sinistro, e quais são as condições para o recebimento da indenização.
Além disso, é importante ter em mente que o total de retorno pode ser inferior ao valor do aparelho novo, por conta dos critérios previstos pela apólice e das taxas aplicáveis.
Benefícios do seguro celular
Se você está considerando um seguro celular, vale a pena conhecer os benefícios dessa proteção. Veja os pontos positivos que mais se destacam:
Valor de franquia baixo
A franquia é uma taxa que o segurado deve pagar em caso de sinistro, para acionar a cobertura e receber a indenização.
Nesse caso, um valor baixo significa que o titular terá que arcar com uma quantia menor em caso de acionamento do seguro, o que pode tornar a contratação do seguro mais vantajosa financeiramente.
Isso se aplica ao seguro celular, que se destaca por ter contribuições reduzidas, menores que um conserto ou um novo aparelho, por exemplo.
Proteção para aparelhos mais caros
Alguns aparelhos celulares possuem um valor de mercado elevado, o que pode torná-los alvo de roubos e furtos.
Ao contratar um seguro para esses aparelhos, o segurado tem uma proteção adicional em caso de roubo ou danos.
Isso pode dar mais tranquilidade para quem possui aparelhos mais caros e valiosos.
Reparos em lojas autorizadas garantidos
Quando o aparelho precisa de reparos, a seguradora pode encaminhá-lo para uma assistência técnica credenciada, que garantirá a qualidade do reparo e a utilização de peças originais.
Assim, pode evitar problemas futuros com o aparelho e garantir que ele volte a funcionar corretamente.
Ainda, também terá a confiança de receber suporte de uma companhia credenciada e confiável.
Maior segurança para o aparelho
Ainda, vale mencionar que, ao contratar um seguro para o celular, o titular tem a garantia de que, em caso de roubo ou danos, receberá uma indenização ou reparo do aparelho.
Isso pode trazer uma maior sensação de segurança e tranquilidade para o proprietário do celular, que sabe que terá um suporte em caso de problemas com o aparelho.
Além disso, algumas seguradoras oferecem serviços adicionais, como rastreamento do aparelho em caso de roubo, o que pode ajudar a recuperá-lo.
Quais os principais cuidados ao contratar um seguro celular?
Ao contratar um seguro para o celular, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas futuros, principalmente se atentar ao contrato, comparar preços e verificar a seguradora.
Antes de qualquer negociação, leia todas as cláusulas do contrato, para se certificar de que as coberturas e exclusões de risco atendem ao que você precisa.
Também vale a pena comparar os preços e as coberturas de diferentes seguradoras, para encontrar a opção ideal.
Uma vez que definiu a empresa de sua escolha, verifique sua avaliação e reputação. Dessa forma, terá confiança no suporte que ela irá prestar.
Com essas avaliações, será possível encontrar o seguro celular adequado para seu aparelho.
Lembre-se de não omitir informações durante a avaliação, para não arriscar comprometer sua indenização caso precise acionar o seguro.
Quando o seguro celular vale a pena?
Para aparelhos mais caros, com maiores chances de roubos, ou proprietários menos zelosos, o seguro celular pode ser uma proteção interessante.
Afinal, ele garante um suporte financeiro para ajudar em consertos ou reposições do aparelho danificado, ou perdido.
Além da praticidade para solicitar o amparo da seguradora, os valores de franquia e prêmio são mais acessíveis do que comprar outro aparelho imediatamente.
Em outras palavras, é uma alternativa simples e prática para fornecer mais tranquilidade no seu dia a dia.
No entanto, vale a pena se atentar para as coberturas em cada contrato, confirmando que as suas necessidades serão atendidas.
Conheça outros tipos de seguros!
Se você deseja proteção completa na rotina, vale a pena conhecer outros tipos de apólices, como seguro de vida, doenças graves ou para invalidez permanente.
Com uma cobertura simples, é possível oferecer tranquilidade para a sua família se algo acontecer com você.
Enquanto isso, o seguro doenças graves permite cobrir despesas médicas no caso de diagnósticos que comprometam seu planejamento e a sua vitalidade.
Ainda, se for vítima de imprevistos ou acidentes, a invalidez pode prejudicar suas atividades laborais e mobilidade. Nesse caso, um seguro permite suporte financeiro para você se recuperar.
Esses produtos são acessíveis para todos os perfis, e flexíveis, para combinar com o seu perfil e com as suas demandas.
Assim, seja para proteger o celular ou a sua família, conte com um seguro personalizado. Faça a sua simulação na Azos e descubra qual é a melhor alternativa!