O que é um sinistro em seguros? Entenda melhor esse conceito!
Tem dúvidas sobre o que é sinistro em seguros? Conheça mais sobre esse conceito e veja como ele influencia na sua apólice!
19
de
July
,
2023
Você sabe o que é sinistro em seguros? Esse conceito pode parecer simples, mas traz algumas especificações importantes para a sua apólice.
Nesse caso, compreender o que é esse conceito e como ele funciona é essencial para ter maior segurança ao acionar a sua apólice.
Além disso, permite que você tenha maior controle sobre as suas coberturas, e saiba o que fazer em momentos imprevistos.
Por esse motivo, é fundamental aprender o que é sinistro em seguros, conhecer mais sobre o que são eventos cobertos e quando eles podem gerar uma indenização.
Confira essas e outras informações no conteúdo especial que preparamos, e tire todas as dúvidas sobre o assunto!
O que é sinistro em seguros?
O sinistro em seguros é uma situação inesperada, que está coberta pela apólice. Em outras palavras, é um acidente ou imprevisto ao qual você e a sua família estão protegidos.
Oficialmente, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) descreve esse conceito como uma “ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano”.
Assim, se algo acontece e você possui um seguro de vida que cobre esse acontecimento, trata-se de um sinistro.
No entanto, vale reforçar que nem todas as situações imprevistas são classificadas dessa forma, por depender dos detalhes específicos da seguradora e do tipo de apólice.
Por exemplo, um incêndio é uma ocorrência inesperada, que pode trazer sérios prejuízos financeiros e materiais.
No entanto, se o seu contrato não possui cobertura para incêndios, esse acontecimento não será um sinistro para a sua seguradora ou insurtech.
Por isso, além de entender o que é sinistro em seguros, é fundamental entender os riscos excluídos e características específicas da sua proteção.
Qual a importância de entender o que é sinistro em seguros?
Entender o que é sinistro em seguros é fundamental para você tomar decisões informadas e saber como lidar com imprevistos.
Afinal, nem todos os eventos serão cobertos pela sua apólice, e conhecer mais sobre esse conceito permite identificar uma situação onde pode ter respaldo do seu contrato.
Consequentemente, possibilita garantir proteção financeira para a sua família nos momentos em que ela verdadeiramente precisar.
E ao entender o que é sinistro em seguros, também conseguirá identificar as coberturas que realmente necessita no dia a dia, personalizando sua apólice de modo que atenda ao seu perfil.
Embora seja um conceito simples, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre como ele funciona, e deixando de controlar a situação com confiança.
Por esse motivo, é essencial saber mais sobre esse termo e quais as suas características, para não arriscar prejudicar sua indenização e o amparo que pode oferecer aos seus dependentes.
Como funciona um processo de sinistro?
O processo de sinistro se inicia identificando o ocorrido e classificando os danos, que podem ser integrais ou parciais.
Uma ocorrência parcial indica que somente parte do material ou patrimônio foi prejudicado, como um acidente com veículo. Geralmente, os custos de reparo são menores que 75% do valor original.
Enquanto isso, um sinistro integral ocorre quando o bem é totalmente danificado, como roubos ou perda total.
Essa classificação auxilia a insurtech a entender qual a melhor maneira de lidar com o ocorrido, por meio de indenização completa ou proporcional ao prejuízo.
Após identificar o evento, o segurado informa a empresa responsável pela apólice e se inicia a apuração de dados, onde a empresa avalia a situação e as possíveis causas.
Dessa forma, poderá montar relatórios com os resultados, e indicar se existe a possibilidade de seguir com a indenização.
Todo o processo de verificação é realizado pela seguradora, e o titular deve apenas informar sobre o ocorrido, fornecer os documentos solicitados e aguardar a análise.
Quais os principais tipos de sinistros em seguros?
Para entender o que é sinistro em seguros, vale a pena conferir, também, os principais tipos de eventos e apólices. Veja abaixo:
Sinistro automotivo
O sinistro automotivo pode ocorrer em diferentes modelos e portes de veículos, envolvendo danos no automóvel.
Os prejuízos podem ser parciais, como um acidente que amassa a lataria, ou integrais, onde existe um furto, por exemplo, e todo o carro é levado.
Além disso, incidentes por causas externas, como chuvas na estrada, por exemplo, também podem se classificar como sinistro, caso o seguro tenha essa cobertura.
Sinistro no seguro de vida
Por outro lado, se você visa entender melhor o que é sinistro em seguros, pode ter dúvidas quanto a esse conceito na apólice de vida.
Isso porque os prejuízos costumam ser subjetivos, e não materiais. No caso de contratos mais simples, sem coberturas extras, o principal evento é o falecimento do titular.
Entretanto, a morte pode ser natural ou por acidente, por exemplo. Cada motivo gera um sinistro diferente, e, dependendo da apólice, se torna um risco coberto ou excluído.
Além disso, se o seguro possuir outras coberturas, como invalidez, também pode incluir ocorrências como incapacidade permanente e diagnóstico de doença grave, que se enquadram como sinistro e possibilitam a indenização.
Sinistro no seguro residencial
Para as propriedades, o sinistro em seguros residenciais também costuma abordar situações que comprometam os bens e patrimônio do titular.
Os principais acontecimentos cobertos por uma apólice como essa são roubos e furtos, e eventos naturais, como quedas de raio e incêndios.
No entanto, cada contrato possui suas próprias cláusulas, e pode variar conforme o que você solicitar.
Sinistro no seguro prestamista
Ainda, o seguro prestamista também considera alguns sinistros mais comuns, especialmente acidentes ou o falecimento do titular.
Dessa forma, sua renda será comprometida, impossibilitando o pagamento da dívida e tornando a indenização necessária para cobrir as pendências em aberto.
Perda de emprego também é um evento que pode fazer parte do risco coberto dessa modalidade.
Qual a diferença entre o sinistro em seguros e o prêmio?
O sinistro é um acontecimento inesperado coberto pelo seu seguro de vida, enquanto o prêmio representa o valor de contribuição mensal que o titular deve pagar para manter as coberturas ativas.
Quando um sinistro acontece, você notifica a sua seguradora ou insurtech, para que ela tome as providências e libere a indenização.
No entanto, isso só ocorre se a sua apólice estiver ativa e sem pendências. Em outras palavras, caso esteja com todos os prêmios pagos.
Esse valor é acordado na contratação, a partir da escolha das coberturas, capital segurado e número de beneficiários que você opta por incluir.
Nesse caso, embora sejam conceitos diferentes, entender o que é sinistro em seguros e qual a definição de prêmio é fundamental para não confundi-los, e manter sua proteção vigente.
O que fazer no caso do sinistro de seguro de vida?
Após entender o que é sinistro em seguros, o próximo passo é saber o que fazer após um imprevisto. No entanto, as etapas são simples, e é possível ter controle sobre a situação seguindo alguns passos. Veja em detalhes:
1. Acione a seguradora
Assim que o sinistro acontecer, a primeira medida a ser tomada é entrar em contato com a corretora ou insurtech responsável pelo seu seguro de vida.
Dessa forma, ela poderá seguir com os trâmites necessários para ajudar você ou seus familiares após um imprevisto.
Por isso, informe sobre o sinistro e forneça os dados necessários, como o número da apólice, o nome do segurado principal e os detalhes do evento.
Geralmente, as corretoras possuem um canal especial para esse contato. A Azos, por exemplo, disponibiliza atendimento 24 horas para atender sinistros, por telefone ou aplicativo, disponível para Android e iOS.
2. Espere a apuração dos danos
Em seguida, a corretora solicitará documentos que comprovem o sinistro para realizar enviar à seguradora e esta realizará a apuração dos dados e documentos.
Isso pode incluir boletim de ocorrência, laudos médicos, certidão de óbito, se necessário, e relatórios da perícia.
É importante reunir essas informações e fornecê-las à seguradora o mais rápido possível, para agilizar a análise.
Uma vez que você informa a empresa responsável sobre o sinistro, basta aguardar o resultado da apuração.
3. Aguarde a avaliação da seguradora
Com a apuração e os relatórios, a seguradora realizará uma avaliação para determinar se o sinistro é elegível para indenização.
Por esse motivo, é fundamental saber o que é sinistro em seguros, para garantir que a ocorrência seja coberta pela sua apólice e ofereça suporte financeiro para seus entes queridos.
Essa análise também pode incluir outros elementos além dos documentos enviados, como investigação sobre a causa do evento, a validade da apólice e se existem cláusulas de exclusão, por exemplo.
4. Contemplação da apólice
Se a seguradora ou insurtech concluir que o sinistro está coberto e atende a todas as condições, a indenização será disponibilizada para os seus beneficiários.
Nesse caso, o responsável entrará em contato para informar sobre a aprovação, indicando os próximos passos para o pagamento.
Se existirem problemas nos documentos ou na apuração, o prazo é interrompido e a empresa entrará em contato com você, para solicitar mais dados ou falar sobre a não-elegibilidade.
5. Fechamento do sinistro
Uma vez que a aprovação e pagamento da indenização aconteceram, o processo de análise do sinistro será concluído. Além disso, os beneficiários devem receber o valor estabelecido na apólice, pelo canal indicado.
Nesse caso, certifique-se de confirmar todos os detalhes do fechamento do sinistro com a seguradora, para garantir que todas as etapas tenham sido concluídas corretamente.
Quando o sinistro em seguros deve ser ativado?
O sinistro em seguros pode ser avisado sempre que acontecer um evento coberto pela sua apólice. Em outras palavras, se um imprevisto acontecer e existir proteção para ele, você deve informar sua insurtech quanto antes.
Assim que o segurado tomar conhecimento, é recomendável entrar em contato com a corretora para notificar o acontecimento e iniciar o processo para análise da possível indenização.
O prazo para acionar a seguradora pode variar dependendo da cobertura que aconteceu o sinistro. No entanto, para não arriscar perder seu pagamento e comprometer a segurança da sua família, é essencial ativar a proteção quando acontecer.
Por isso, é fundamental saber o que é sinistro em seguros, para entender quando você pode contatar sua corretora e solicitar a indenização.
Contudo, se tiver dúvidas sobre quando acionar a cobertura, vale a pena utilizar o suporte da empresa, para tirar todas as dúvidas e saber o que fazer durante um imprevisto.
Na Azos, você conta com uma equipe especializada e pronta para te atender, com orientações claras para agilizar o processo e fornecer um apoio eficiente a qualquer momento.
Faça a sua simulação e descubra qual a melhor alternativa para o seu momento de vida atual!
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