Seguro prestamista: Entenda o que é, benefícios e se vale a pena!

Você já conhece o seguro prestamista? Essa modalidade pode trazer mais segurança para a sua família e ajudar suas pendências! Venha conferir mais sobre ele

Seguros
Seguro prestamista: Entenda o que é, benefícios e se vale a pena!

Se você está preocupado com suas pendências financeiras e tem medo de não conseguir pagá-las no futuro, o seguro prestamista é a proteção que você está procurando.

Afinal, nós sabemos que imprevistos acontecem, e o medo de não conseguir arcar com as suas obrigações não pode impedir que você alcance seus sonhos.

Por isso, se estiver com receio de assumir uma grande responsabilidade financeira e, simultaneamente, deseja ter maior tranquilidade na sua vida e na de todas as pessoas ao seu redor, esse produto pode auxiliar nessa busca.

Por outro lado, muitas pessoas ainda não conhecem essa possibilidade, ou não têm certeza de como ela funciona, deixando de aderir à solução que pode oferecer mais segurança para o seu futuro.

Nesse caso, o primeiro passo é conhecer o seguro prestamista, qual a sua função e como ele pode garantir o conforto dos seus dependentes, sem comprometer seu nome no mercado. Continue a leitura e aprenda tudo sobre essa modalidade!

O que é um seguro prestamista?

O seguro prestamista é uma modalidade de apólice voltada para o pagamento de obrigações financeiras no caso de situações que impeçam a quitação integral das dívidas. Basicamente, é uma proteção que garante a cobertura das suas contas caso algum imprevisto aconteça.

Ao longo da vida, temos acesso a uma série de oportunidades de crédito que nos ajudam a realizar nosso sonho, como gastos de cartão de crédito ou a casa própria.

No entanto, essas condições geram dívidas que se tornam nossa responsabilidade, e precisam ser cumpridas. Mas como garantir o pagamento em sua totalidade ou parcialmente, se não sabemos como será o amanhã?

É esse o papel que o seguro prestamista assume. Com ele, caso alguma coisa aconteça com você e impeça a quitação do débito, a apólice realiza a cobertura das pendências, e ainda oferece suporte para seus dependentes.

Inclusive, o termo pode remeter à ideia de “prestações”, mas também é uma forma de “prestar” suporte a alguém. 

Além de trazer mais conforto para você, essa modalidade também impede situações como acúmulo de juros, decorrente de atrasos, e até mesmo restrições que podem comprometer a sua família.

Por ser um serviço interessante aos prestadores de crédito, muitas instituições passaram a oferecer esse tipo de cobertura adicional no momento da contratação do produto, como empréstimos e financiamentos.

Para que serve o seguro prestamista?

O seguro prestamista serve para cobrir as despesas pendentes do titular quando algo o impede de continuar realizando o pagamento. Isso inclui imprevistos como perda de renda ou até mesmo fatalidades.

Além disso, esta modalidade possui uma maior flexibilidade, pois pode ser aplicada para a cobertura de diversos tipos de serviços financeiros, como:

  • financiamentos;
  • empréstimos;
  • cartão de crédito;
  • contas pessoais;
  • carnês;
  • consórcios;
  • mensalidades.

Com essa apólice, não é necessário se preocupar com inadimplências e outras consequências mais graves.

No entanto, também é fundamental reforçar que o seguro prestamista serve, principalmente, para atender à instituição credora, sendo ela a principal beneficiária, para que os seus entes queridos não se comprometam.

É por esse motivo que a principal finalidade desse serviço é quitar parcelas pendentes da dívida em questão, e, posteriormente, oferecer assistência para os beneficiários conforme o capital restante.

Como funciona o seguro prestamista?

Muitas pessoas que não entendem o que é o seguro prestamista possuem dúvidas sobre o seu funcionamento, embora ele seja semelhante a outros serviços dessa modalidade.

Ou seja, ele opera como uma apólice convencional. Inicialmente, você a contrata junto a um corretor, uma instituição financeira ou  seguradora da sua confiança. Geralmente, o contrato é fechado no momento de negociação do produto financeiro em questão.

Por isso, é comum que você veja mais sobre o seguro prestamista na hora de avaliar um financiamento, por exemplo.

Sendo uma segurança também para os bancos e credoras, essa proteção adicional costuma fazer parte do pacote financeiro que você está contratando. No entanto, é um dos tipos de seguros disponíveis em companhias convencionais também.

Em seguida, existe toda a negociação referente ao prêmio e ao capital segurado. Nesse caso, são os valores a pagar e a receber, respectivamente.

Depois de acertar todos os detalhes, você já estará protegido contra imprevistos que possam afetar suas obrigações financeiras!

Se algo acontecer, você poderá acionar a instituição e resgatar o valor para cobrir o restante da dívida, sem preocupações com inadimplência ou o cancelamento do serviço que você tanto batalhou para ter.

Na maioria dos casos, as parcelas do seguro prestamista são pagas junto do crédito. Por exemplo, se você contratou um empréstimo, os valores mensais serão referentes ao serviço, mais o prêmio do seguro.

Além disso, é uma segurança referente à sua fonte de renda principal, aquela responsável não apenas por sustentar seus dependentes, mas pagar as contas. Se ela for comprometida, mesmo que existam outras fontes secundárias, o seguro estará valendo.

Ao final, se a dívida for paga sem imprevistos, o contrato se encerra e você não terá que pagar mais nada.

Quando o seguro prestamista é obrigatório?

O seguro prestamista é obrigatório apenas no caso de compra de bens imóveis ou móveis. Ou seja, no caso de financiamentos imobiliários ou arrendamento mercantil feito pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Essa obrigatoriedade acontece por serem operações de longo prazo, e oferecem mais riscos de inadimplência. Nesse caso, as instituições que trabalham com esse serviço entendem que existe essa necessidade.

No entanto, outros serviços de crédito não podem exigir o seguro prestamista como critério para a liberação do contrato, conforme indica a Resolução nº 439/2022.

Obrigar o cliente a contratar essa apólice em casos em que ela não é solicitada configura venda casada, proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Assim, é fundamental conhecer seus direitos, e saber quando a exigência deste seguro pode ser feita pela instituição, para ter autonomia sobre o seu planejamento.

O que o seguro prestamista cobre?

Outra dúvida comum sobre o seguro prestamista é o que ele cobra. Ou seja, quais as situações onde é possível solicitar a indenização.

Em um primeiro momento, existem alguns imprevistos mais comuns definidos por contrato, e indicam a possibilidade de requerer a assistência financeira da apólice. Veja quais são:

Morte acidental ou natural

Uma das principais finalidades do seguro prestamista é a cobertura de dívidas no caso de morte acidental ou natural do titular.

Nós sabemos que essa fatalidade pode ser inesperada, e você não quer deixar seus entes queridos desamparados e com pendências financeiras para quitar.

Além disso, é importante que seus dependentes tenham condições de arcar com essas responsabilidades sem arriscar perder o benefício, como o imóvel que foi financiado, por exemplo.

Dessa forma, no caso de um imprevisto como falecimento, a apólice realiza a cobertura do restante das parcelas, evitando maiores complicações.

Invalidez total permanente por acidente

Ao contrário do que a maioria das pessoas podem pensar, o seguro prestamista não é voltado apenas para fatalidades como morte. Ele também pode ser usado no caso de invalidez total permanente causada por acidente.

Situações inesperadas podem comprometer a sua mobilidade, algo fundamental para que você continue exercendo suas atividades e seu trabalho. Especialmente casos permanentes, ou a recuperação é parcial, ou mesmo inexistente.

Nesse caso, você deixa de estar apto a receber sua renda principal, que mantém seu sustento e das pessoas que você ama.

Assim, os débitos em aberto não precisam ser mais uma preocupação nesse momento, pois o seguro prestamista pode ser solicitado para cobrir as parcelas que faltam.

Isso garante a quitação de quaisquer responsabilidades existentes e cobertas pela apólice, mesmo em vida.

Perda de renda por desemprego

O desemprego é um medo que persegue muitas pessoas, principalmente aquelas que são responsáveis pelo sustento da família.

Isso se torna um fator ainda mais relevante antes de contratar algum crédito de maior valor, como empréstimos ou financiamentos.

No entanto, com o seguro prestamista, você pode ficar mais tranquilo quanto a essa questão. Mesmo se perder sua renda por conta de demissões, as dívidas serão pagas pela apólice.

Assim, perder a renda e não conseguir pagar as suas maiores dívidas deixa de ser uma preocupação com esse seguro.

Perda de renda por incapacidade física ou doença

Além do desemprego, situações adversas também podem causar a perda de renda, como é o caso de incapacidades físicas ou doenças.

Se você deixar de conseguir realizar suas funções laborais, passa a comprometer seus recebimentos, fundamentais para sustentar sua família e, claro, arcar com as suas obrigações financeiras.

E apesar do futuro ser incerto, é possível se planejar com mais segurança nesse quesito, por meio do seguro prestamista. Se alguma ocorrência prejudicar a sua renda, a apólice pode ser utilizada para garantir a sua proteção e daqueles que você ama.

No entanto, é sempre importante verificar se a sua apólice contempla esse tipo de cobertura.

Como receber a indenização do seguro prestamista?

Sim, é possível receber o seguro prestamista no caso de imprevistos cobertos pela apólice. Isso significa que qualquer ocorrência que esteja no contrato permite que você receba a indenização.

No entanto, é importante reforçar que o resgate ocorre apenas em casos cobertos pela apólice. Por isso, é fundamental saber como escolher o seu seguro para ter máxima proteção no futuro.

Benefícios do seguro prestamista

Pessoas que ainda não sabem o que é seguro prestamista ou como ele funciona podem ter receio ao contratar essa apólice.

No entanto, ela pode trazer diversos benefícios para você e para aqueles que você ama. Vale a pena conhecer alguns desses pontos positivos, para ter certeza de que esse serviço é ideal para o seu perfil.

Veja as vantagens que mais se destacam:

Garantia dos bens

Contrair dívidas, muitas vezes, significa realizar um sonho. Ter a casa própria, pagar a faculdade dos filhos ou abrir o próprio negócio são ações que levam tempo, e dinheiro, e muitos buscam alternativas de crédito que permitam alcançar esses objetivos.

No entanto, a imprevisibilidade pode colocar esses bens em risco, especialmente fatalidades que te impeçam de sustentar seus dependentes ou receber sua renda.

Por isso, ter um seguro prestamista é fundamental para garantir que esses bens continuarão com você.

Mesmo que alguma coisa aconteça, você ainda conseguirá quitar as parcelas e manter seus imóveis, móveis e serviços para a sua família, evitando inadimplências e até mesmo a restrição de uso desse bem.

Tranquilidade financeira

Ter um seguro prestamista significa contar com uma segurança a mais para quitar as maiores dívidas, mesmo se algo acontecer. Em outras palavras, é uma forma de ter mais tranquilidade financeira no dia a dia.

Muitas pessoas se preocupam com essa questão, sem saber se terão como continuar a pagar as contas amanhã. 

No entanto, com essa apólice, você terá o conforto de garantir o suporte que a sua família precisa para quitar as parcelas que faltarem, sem correr o risco de perder o bem ou ter o nome comprometido.

Essa tranquilidade é essencial para que você faça planos com mais confiança, e se planeje de maneira mais concreta para o futuro.

Proteção familiar

Ainda, o seguro prestamista é fundamental não apenas para você, mas também para aqueles que você ama.

Se alguma fatalidade acontecer, você saberá que sua família está protegida com um suporte financeiro que pagará todas as suas obrigações.

Dessa forma, não será preciso mobilizar seus entes queridos em um momento delicado, e eles não precisarão se preocupar com as contas que ficaram para trás.

Essa segurança é essencial para viver com mais tranquilidade, sabendo que seus dependentes terão uma alternativa garantida por você, sem precisar lidar com cobranças.

Qual a diferença entre seguro prestamista e seguro de vida?

A principal diferença do seguro prestamista e do seguro de vida é a finalidade da indenização e o público ao qual se destina.

Ambos são apólices que zelam pela vida e pelas condições financeiras do titular e seus beneficiários, inclusive com sinistros para eventos semelhantes.

No entanto, o seguro de vida tradicional é direcionado para os dependentes, e não possui critérios de utilização da indenização.

Enquanto isso, a modalidade prestamista é voltada, inicialmente, para o pagamento das dívidas relacionadas no contrato. Isso significa que grande parte do capital ou até todo o capital é voltado para a instituição credora, e não para os beneficiários.

Embora seja um instrumento de proteção para a sua família, ele tem como finalidade te ajudar a quitar dívidas que não poderão ser pagas mediante determinada situação.

Como receber a indenização no seguro prestamista?

O resgate do seguro prestamista deve ser feito diretamente com a instituição responsável pela contratação.

Isso significa que se você contratou com o banco ou com o tomador de crédito, quando for necessário solicitar o resgate, deverá procurar por essa companhia e seguir os protocolos que eles estabelecem.

Para quem contrata esse serviço com uma seguradora, basta entrar em contato e relatar o sinistro, com todos os documentos solicitados, para dar entrada no pedido.

Geralmente, o tempo para avaliação e pagamento, leva até30 dias, após a entrega de toda documentação. No entanto, isso pode variar conforme a instituição.

Além disso, em um primeiro momento, o dinheiro liberado segue diretamente para a instituição detentora da dívida, para realizar as quitações necessárias. Se restar algum valor, seus dependentes poderão recebê-lo de maneira livre.

Uma vez que o processo de indenização varia conforme a instituição, é importante se atentar para ter todos os documentos, incluindo:

  • registro do sinistro;
  • documento que comprova a identidade do beneficiário;
  • contrato da dívida em questão.

Apresentar todos esses comprovantes e os outros documentos solicitados nas condições gerais do produto, pode agilizar o pagamento, feito na conta bancária cadastrada ao fechar o acordo. 

Cuidados ao contratar um seguro prestamista

Apesar de ser um serviço que proporciona mais tranquilidade para você e para a sua família, existem alguns cuidados na hora de contratar um seguro prestamista.

Isso porque esse serviço também pode ser usado como pretexto para fraudes e golpes financeiros em pessoas que buscam mais conforto para seus entes queridos.

Instituições mal intencionadas para exigir a contratação obrigatória, mesmo não sendo, como o caso de empréstimos ou cartões de crédito. Essa prática configura crime, e se a companhia exigir esse pagamento adicional para serviços que não precisam, desconfie.

Além disso, por ser um valor cobrado, muitas vezes, junto da mensalidade do serviço em questão, diversas pessoas podem deixar de se atentar para o cumprimento da proposta.

Ou seja, não avaliam quais as cláusulas prometidas pela empresa, e podem ter problemas na hora de solicitar o resgate.

Nesse caso, é imprescindível saber o que você está contratando, e quais as condições para receber a indenização e não ter problemas com as suas dívidas.

Assim, procure ler a apólice com atenção e observe todos os detalhes, como os valores cobrados na mensalidade, qual a indenização total e quando você ou seus beneficiários podem resgatá-la.

Isso irá evitar algumas dores de cabeça e burocracias que acabam com a tranquilidade que você busca com o seguro prestamista.

Seguro prestamista vale a pena?

Se você busca mais proteção para você e para a sua família, vale a pena considerar o seguro prestamista.

Sabemos que imprevistos acontecem, mas você não precisa minar seus sonhos e objetivos por medo de não conseguir arcar com as suas obrigações.

Com essa modalidade, é possível ter mais segurança no futuro, além de conseguir se planejar com mais confiança para atingir suas metas.

Além disso, é uma cobertura fácil de contratar, desde que seja com uma seguradora confiável e que não tenha muitas burocracias.

Tomando os devidos cuidados e planejando seu contrato com quem entende do assunto, você não terá que se preocupar com situações que te impeçam de pagar suas prestações.

Por isso, não deixe de conhecer o que é seguro prestamista e como ele funciona, pois esse serviço pode proporcionar mais segurança para a sua família, sem ter que lidar com dívidas, cobranças e inadimplências.

Quer entender melhor sobre o universo dos seguros? Não deixe de conferir os conteúdos da Azos e tire suas dúvidas antes de fazer a sua contratação!

Perguntas frequentes sobre seguro prestamista (FAQ)

Como receber a indenização  do seguro prestamista?

É possível resgatar o seguro prestamista no caso de sinistros cobertos pelo contrato. Inclusive, não é preciso que sejam fatalidades, como falecimento, para ter acesso à indenização. Basta entrar em contato com a sua seguradora ou instituição que efetuou a apólice.

Quando posso receber o seguro prestamista?

O seguro prestamista pode ser solicitado, de acordo com as coberturas contratadas, no caso de falecimento do titular, responsável pelas prestações da dívida, bem como invalidez permanente, doença ou desemprego. Ou seja, situações que comprometam sua renda principal.

Posso cancelar o seguro prestamista?

Por ser um serviço opcional, o seguro prestamista pode ser cancelado a qualquer momento. Porém, como é um seguro indicado para uma dívida realizada com alguma instituição financeira, é automaticamente cancelado quando a dívida é totalmente paga pelo cliente.

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.