Quando se fala em seguro de vida, logo vem à mente a proteção financeira em casos de morte ou de invalidez por acidentes, concorda? No entanto, esse produto vai além das coberturas clássicas. Na verdade, ele também representa um cuidado com a sua saúde.

Isso porque o seguro de vida proporciona benefícios que deixam você e sua família mais tranquilos. Logo, vale a pena entender quais são essas vantagens e como ele pode trazer mais bem-estar e qualidade de vida para o seu dia a dia.

Neste post, você entenderá o que é um seguro de vida e como ele faz a diferença no seu dia a dia! Vamos lá?

O que é e como funciona o seguro de vida?

Inicialmente, é interessante compreender o que é e como funciona um seguro de vida. Trata-se de uma proteção financeira por meio da qual a empresa seguradora é responsável por pagar uma indenização diante de situações previstas na apólice (contrato de seguro).

Assim, quando você contrata um seguro de vida e acontece um sinistro — evento coberto pelo seguro — você ou seus beneficiários recebem a quantia acordada no momento da contratação. 

Além da cobertura por morte, os seguros de vida podem incluir outras ocorrências. Confira as principais:

  • invalidez por acidente;
  • doenças graves;
  • perda da renda;
  • diária de internação hospitalar;
  • incapacidade temporária;
  • invalidez funcional por doença;
  • invalidez laboral permanente por doença;
  • entre outras condições.

Nesse sentido, existem muitos tipos de seguro de vida — com coberturas, valores e especificações diferentes. Ademais, vale saber que essa proteção financeira pode apresentar uma carência. Ela consiste em um período mínimo de contratação para haver o pagamento da indenização. 

Qual é a relação do seguro de vida com a sua saúde?

Como você viu, é comum a concepção de que o seguro de vida está relacionado somente à morte e a acidentes. No entanto, é preciso ter em mente que ele é um cuidado geral com a saúde do segurado e de sua família. 

Portanto, a indenização por falecimento e auxílio-funeral são apenas uma parte dos benefícios. Isso porque o seguro de vida também oferece a tranquilidade de saber que você e seus beneficiários estarão bem amparados em situações adversas, contribuindo para a sua saúde mental. 

Afinal, quando o futuro da família é incerto, há maior preocupação e ansiedade em relação ao trabalho do provedor e a manutenção da saúde financeira. 

Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o aumento da procura por seguro de vida foi expressivo, em especial entre os jovens. Isso demonstra a apreensão das pessoas em deixar a família desprotegida financeiramente.

Além disso, o seguro de vida pode ajudar o próprio segurado, pois há a possibilidade de adquirir cobertura para internações hospitalares, doenças graves e outras ocorrências. Desse modo, ele pode servir como complemento para quem tem plano de saúde ou como um suporte para quem não tem.

Inclusive, os planos de saúde costumam ter mensalidades com valores superiores ao prêmio de um seguro — que é a mensalidade paga à seguradora. Dessa forma, ao optar pelo seguro, você pode ficar mais tranquilo e, até mesmo, encontrar formas de economizar. 

Afinal, é possível contar com a indenização para ajudar nos custos dos cuidados com saúde nos casos de sinistro. Se for necessário, o dinheiro pode ser utilizado para contratação de cuidadores, compra de remédios, tratamentos complexos etc.

Por que optar por um seguro de vida pode fazer a diferença?

Você viu que um seguro de vida também é um cuidado com a saúde. Agora, é o momento de descobrir como essa proteção financeira pode fazer a diferença no seu dia a dia. Isso porque o produto oferece outros benefícios importantes que trazem maior segurança para você e sua família.

Um deles é o seguro com cobertura para incapacidade temporária, que garante o pagamento de diárias caso você fique incapacitado de trabalhar. Dessa maneira, você não fica sem renda caso não possa exercer o seu ofício por conta de uma doença, por exemplo.

Já o de invalidez é semelhante, mas garante a indenização quando o segurado não tem mais condições de trabalhar de forma permanente — como ao sofrer um acidente.

Outro tipo de seguro que traz proteção financeira é o seguro de vida prestamista. Nesse caso, se você tem uma dívida e sofre um sinistro, a seguradora arca com o pagamento do débito. Assim, você pode se recuperar sem se preocupar com a dívida.

Além disso, em caso de falecimento, a sua família não precisará se desfazer do patrimônio para honrar os compromissos com os credores. Esse tipo é bastante comum em contratos de crédito. 

Como escolher o melhor seguro de vida para as suas necessidades? 

Após conhecer os benefícios do seguro de vida, é importante saber como escolher o melhor para contratar. Primeiramente, você deve reconhecer o seu estilo de vida. Assim, fica mais fácil entender quais coberturas atendem às suas necessidades e de sua família. 

Por exemplo, se você trabalha viajando, é imprescindível ter um seguro com cobertura para acidentes. Se você tem filhos também deve considerar o seguro com cobertura por ausência prematura.

Agora, se você não tem dependentes, os seguros contra incapacidade temporária ou doenças graves são fundamentais. Portanto, há tipos de produtos ideais para cada realidade.

Além desse ponto, outro aspecto a avaliar é o capital segurado, já que ele impacta diretamente no valor do prêmio. Nesse caso é essencial definir a quantia da indenização que seria suficiente para suprir as suas necessidades e de seus beneficiários. 

Por fim, também é essencial escolher uma boa seguradora. Para isso, avalie a transparência da empresa durante a negociação, a sua reputação no mercado, as coberturas e os tipos de seguros de vida disponíveis. Além disso, busque por diferenciais, como os que a Azos oferece.

A Azos disponibiliza um buscador de CPFs — um sistema que busca por CPFs cancelados e com apólices ativas. Dessa maneira, se os beneficiários do segurado não acionarem a cobertura, entramos em contato com eles para realizar o pagamento da indenização.

Conclusão 

Como você viu, o seguro de vida possibilita proteção financeira em situações delicadas que podem acontecer com qualquer pessoa. Assim, ele também representa um cuidado com a saúde, promovendo maior tranquilidade para você e sua família.

Se você ainda não tem um seguro de vida, não perca tempo! Acesse o nosso site e simule o seu seguro!