A carreira dos agentes penitenciários pode trazer diversos benefícios profissionais, como o cargo público e salários atrativos. Contudo, essa função também acarreta riscos que devem ser considerados.

Uma preocupação constante é a possibilidade de sofrer um sinistro durante o trabalho que acarrete a morte ou problemas para manter as atividades profissionais. Assim, ter um seguro pode ser ideal para praticar esse trabalho tão importante.

Quer saber como um seguro de vida pode ajudar agentes penitenciários? Então confira este conteúdo!

O que faz um agente penitenciário?

Antes de conhecer a importância de um seguro de vida, você precisa saber o que os agentes penitenciários fazem. A sua principal função é a vigilância de instituições prisionais, como cadeias, presídios e centros de detentos.

Dessa maneira, há duas frentes nas quais o agente penitenciário deve atuar. A primeira diz respeito à proteção da sociedade. Como os presos podem ser indivíduos que trazem mais insegurança aos cidadãos, eles precisam ser vigiados e contidos em caso de problemas.

A segunda frente diz respeito à integridade física e mental dos próprios presos. Afinal, os indivíduos encarcerados possuem garantias básicas de dignidade, saúde e outros direitos fundamentais. Logo, a atuação do profissional deve observar esses direitos.

Quais os riscos envolvidos nessa profissão?

Agora que você já sabe o que faz um agente penitenciário, já deve imaginar quais são os principais riscos envolvidos nessa profissão, não é mesmo? Porém, vale a pena se aprofundar sobre os pontos relevantes dessa carreira.

Por trabalhar na área de segurança, existem riscos inerentes ao serviço. Afinal, os agentes penitenciários possuem porte de arma e podem estar em conflito com outras pessoas, principalmente os presos e quadrilhas.

Logo, é preciso considerar o risco de ataques, rebeliões e outros problemas que podem ocorrer em presídios. Vale lembrar que o Brasil possui a 3ª maior população prisional do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. 

Por que o agente penitenciário precisa de um seguro de vida?

Como você percebeu, a profissão de agente penitenciário acarreta diversos riscos aos profissionais. Desse modo, a necessidade de contratação de um seguro de vida se torna ainda mais evidente para esses trabalhadores.

Apesar de não ser o desejo de ninguém, os sinistros podem ocorrer — e é fundamental se preparar para as situações emergenciais. 

Dessa forma, a cobertura essencial de um seguro de vida é aquela que cobre o risco de morte. Caso o agente penitenciário venha a óbito, em serviço ou não, os beneficiários têm direito a uma indenização da seguradora.

Ademais, há a cobertura por invalidez. Assim, caso o segurado fique inválido por acidentes e outros sinistros, ele mesmo recebe a indenização do seguro de vida contratada em apólice.

Como escolher o melhor seguro de vida para esses profissionais?

É preciso se atentar que os seguros de vida não são iguais. Por isso, você precisa contar com empresas e profissionais de confiança que possam fornecer condições favoráveis e processos práticos de contratação.

A Azos conta com todas essas características, sendo a alternativa ideal para o seu seguro de vida. Conosco você terá segurança e tranquilidade, além de ter a oportunidade de realizar a contratação totalmente online.

Agora você já sabe a importância de contar com um seguro de vida para agentes penitenciários! Lembre-se de pesquisar as opções e sempre fechar contrato com uma empresa de confiança e com autoridade no assunto!

Ficou interessado no seguro de vida da Azos? Então faça uma simulação das condições de contratação!