Onde comprar um seguro de vida?

Existem diferentes maneiras de contratar um seguro de vida. Confira agora cada uma delas e entenda as vantagens e desvantagens envolvidas.

Postado: 

16/6/2021 14:02

Na hora de comprar um seguro de vida, uma das primeiras coisas que você precisa decidir é onde comprar. Abaixo listamos algumas possibilidades de locais de compra de um seguro de vida:

  • com um corretor de seguros;
  • na própria seguradora ou banco;
  • com seu consultor financeiro;
  • como benefício do seu emprego;
  • online.

Como você já sabe, seguro é um assunto sério. E é por isso que existe a SUSEP, o órgão regulador que autoriza as seguradoras e corretoras a venderem seguros.

Portanto, antes de contratar um seguro, certifique-se de que o site ou empresa em questão está habilitada a vender seguros. O processo de contratação depende muito de onde você vai comprar o seguro de vida. 

Dicas Valiosas:

  • Se for comprar de um corretor seguros, procure por indicações. Várias seguradoras do Brasil oferecem comissões variáveis aos seus corretores para eles colocarem preços mais altos de acordo com o entendimento do cliente.
  • Desconfie dos produtos que são vendidos em “combos”. O produto certo para você é aquele que atende a suas necessidades, e não aquele que o banco, seguradora ou corretor quer te vender. Muitos desses produtos você não precisa e podem deixar seu seguro bem mais caro que deveria; por exemplo: ao contratar um seguro de vida, você precisa mesmo de um técnico disponível para ajudar na manutenção do seu chuveiro 3x por ano?
  • Dê prioridade para seguradoras que procuram simplificar os processos de contratação e de pagamento. 

Comprando seguro de vida de corretor de seguros 

Os corretores são aqueles que a maioria das pessoas imagina como um vendedor de seguros de vida. Eles podem trabalhar sozinhos ou em pequenos escritórios, ou podem diretamente nas seguradoras e vendem apólices selecionadas.

Como eles passam por diversos treinamentos, podem conhecer bem o mercado de opções, no entanto sua comissão depende das vendas.

Compra de seguro de vida diretamente da seguradora 

Embora muitas seguradoras só vendam suas apólices por meio de corretores ou parceiros, algumas permitem que você contrate seguros diretamente na seguradora. Ir direto à fonte tem suas vantagens e desvantagens. Algumas seguradoras oferecem seus melhores produtos apenas via corretor de seguros e deixam seus produtos de segunda linha para a contratação online ou direta. 

Porém, isso não ocorre sempre. Na Azos, por exemplo, você contrata o mesmo produto pelo mesmo preço, seja via corretor de seguros ou pelo nosso site. Além disso, oferecemos diversos produtos de seguro de vida para que você consiga resolver tudo em nosso site ou com nossos corretores parceiros.

A maioria das seguradoras no Brasil, principalmente as mais tradicionais, ainda exigem uma série de documentos, exames e papéis, o que torna o processo de compra de seguro de vida mais cansativo e demorado. Então, se você for daqueles que detesta burocracia, é melhor procurar por seguros que são oferecidos em sites confiáveis com tecnologia para simplificar o processo de contração.

Quer saber quanto seria a cobertura ideal para você?

Simule agora e de graça o seu seguro de vida na Calculadora Azos, é simples e rápido. E, se você gostar, você contrata online mesmo. Tudo em menos de 5 minutos.

Compra de seguro de vida de um consultor financeiro 

Na maioria das vezes, os consultores financeiros fazem parceria com companhias de seguro de vida específicas e passam a vender os serviços que elas oferecem, podendo integrá-los em seus planos financeiros gerais. 

É uma dinâmica interessante você pensar em seguro, despesas, receitas, investimentos e confiar seu planejamento financeiro em uma pessoa competente. 

Porém, fique atento a produtos que oferecem seguro e investimento no mesmo pacote; os famosos seguros resgatáveis que podem ser um péssimo investimento e um seguro pior ainda.

Compra de seguro de vida online

Esse é, sem dúvida, o meio mais prático e rápido onde comprar o seu seguro de vida. Ah, e o mais seguro também, especialmente agora com a pandemia do COVID-19.

No Brasil, há poucas opções de aquisição de seguro de vida pela internet e, na maioria das vezes, são bancos que oferecem esses produtos, porém, com  coberturas bastante limitadas. 

Nem precisa dizer que esse não é o caso da Azos, né? Em países como os EUA, o serviço online é comum e tem a vantagem de ser desburocratizado. Ou seja, assim como na Azos, comprar o seguro de vida online não exige os documentos que as seguradoras tradicionais exigem, você não precisa sair de casa e o prazo de contratação é bem menor. Na hora, em 5 minutos, se você for aprovado, já recebe a apólice em seu e-mail.

Mas se você só compra com corretor, não se preocupe. Nós temos os melhores em nossa base de parceiros!

Chama a gente que colocamos você em contato com eles.

Outras maneiras de adquirir seguro de vida

Existem outras maneiras de adquirir seguro de vida, que podem estar disponíveis apenas se você for empregado ou colaborador de uma empresa ou instituição específica. 

 O seguro de vida oferecido pelas empresas é chamado de seguro de vida em grupo. Como o próprio nome já diz, é um seguro que não possui muita personalização. Além disso, a cobertura quase sempre não é suficiente para cobrir os gastos reais dos seus entes queridos. 

Geralmente as boas empresas oferecem de 1 a 2 anos de salário, o que é muito pouco comparado aos 5 ou 10 anos de cobertura que recomendamos. Se a sua empresa oferece, aceite, uma cobertura a mais vale a pena. Mas não confie só nela, combinado?

Qual é o melhor lugar para comprar seguro de vida?

Para garantir que você obtenha o melhor preço disponível e trabalhe com alguém que conheça várias seguradoras e produtos, um corretor independente de confiança provavelmente oferecerá o processo de compra mais completo e os prêmios finais mais acessíveis.

Isso acontece porque você pode preferir um prêmio mais acessível até que possa pagar pela cobertura que realmente precisa.

Contratar direto de uma seguradora vai te beneficiar em ter certeza do que você está contratando, com quem você está falando e também em construir uma relação direta com a prestadora de serviço.

Seja como for, assim que você decidir onde comprar seu seguro de vida, pense sobre o que você mais prioriza em um serviço além de pesar se realmente precisa de todos os serviços oferecidos dentro do pacote.

Se for mais importante para você comprar de alguém que conhece a fundo a sua situação financeira, você pode optar por comprar por meio de seu consultor financeiro. Se a conveniência for sua prioridade, você pode optar pela compra online.

Mas, se em um momento como esse, a sua prioridade for praticidade e fugir das burocracias, além de contratação remota, sem necessidade de ir pessoalmente assinar documentos ou fazer exames, sem dúvida na internet é onde você vai poder comprar o seu seguro de vida que atende a esses critérios.

Está interessado em um seguro de vida prático e eficiente? Fale com um dos especialistas Azos ou contrate online agora mesmo!

Simule seu seguro de vida agora!

Perguntas frequentes:

Como comprar um seguro de vida? 

Você pode comprar um seguro de vida de qualquer vendedor de seguros licenciado, sendo um corretor pessoa ou empresa. É possível comprar também de forma segura e online. 

Alguns bancos também oferecem esses produtos, mas costumam ser caros e com coberturas limitadas.

Qual é o melhor lugar para comprar um seguro de vida? 

No site da Azos você consegue comprar um seguro de vida excelente, barato e rápido. Se quiser contratar via corretor de seguros, possuímos os melhores. O importante é você entender o que está contratando. 

Lembre-se de contratar um seguro que caiba no seu bolso. Nada adianta contratar um seguro de vida excelente e cancelar ele depois de poucos meses.

Posso comprar um seguro de vida pelo banco?

Você pode comprar seguro de vida por meio do banco ou de uma cooperativa de crédito, mas na maioria das vezes eles oferecem opções de seguro bem limitadas. 

Quando o assunto é seguro de vida não existe o melhor banco, porque as apólices não alcançam uma cobertura robusta e adequada. Portanto, o custo-benefício é melhor se você comprar um seguro de vida de uma empresa que oferece uma cobertura exata dentro das suas necessidades e estilo de vida da sua família.