Será que o seguro de vida é investimento? Conheça os detalhes!

Está com dúvida se o seguro de vida é investimento e vale a pena? Confira os detalhes sobre esse conceito e quando é interessante escolher essa opção!

Seguro de Vida
Será que o seguro de vida é investimento? Conheça os detalhes!

Muitas pessoas podem ter dúvidas se o seguro de vida é investimento ou não. Afinal, existe uma determinada aplicação financeira.

No entanto, esse produto pode ter um conceito diferente, e é fundamental entender se ele se encaixa nessa categoria ou não.

Para tomar uma decisão confiante e escolher o produto que combina com o seu perfil, tire essa e outras dúvidas no conteúdo que preparamos, e entenda se o seguro de vida é investimento e quando vale a pena escolher essa alternativa!

O que é um seguro de vida?

O seguro de vida é um produto que confere estabilidade financeira para os seus entes queridos caso alguma coisa aconteça.

Com uma apólice, é possível garantir indenizações para os seus dependentes, oferecendo maior proteção e tranquilidade para lidar com situações imprevistas.

Em fatalidades ou doenças graves, por exemplo, os beneficiários do segurado podem contatar a seguradora e receber o valor acordado para administrar a condição da melhor forma possível.

Além disso, o titular pode negociar os detalhes do seu contrato com a seguradora, determinando o capital segurado e as mensalidades que melhor combinam com o orçamento.

O que é um investimento?

Investimento significa a aplicação de capital ou esforço com a intenção de receber algum benefício futuro.

É comum que muitas pessoas associem esse conceito com a Bolsa de Valores. Afinal, existe a administração de recursos monetários visando obter lucros ou juros.

No entanto, o investimento também pode ser de esforço ou tempo, também em busca de alcançar vantagens.

O seguro de vida é investimento?

É possível entender que o seguro de vida é investimento, mas com atenção para o significado que essa expressão carrega.

Ao considerar o conceito apenas para retornos financeiros, muitos podem ter uma experiência frustrante com esse tipo de produto, pois poucos produtos apresentam a possibilidade de resgate de parte do dinheiro pago.

Por outro lado, se considerar que existe a aplicação de capital e também esforço para obter tranquilidade, proteção e amparo no caso de imprevistos, o seguro de vida pode ser considerado um investimento.

Afinal, os resultados não são voltados apenas para dinheiro, mas sim para qualquer benefício que o investidor possa ter com sua aplicação, inclusive de forma subjetiva.

Quais os benefícios do seguro de vida como investimento?

O seguro de vida é investimento para quem procura benefícios para ter tranquilidade no presente e aproveitar no futuro. Nesse caso, vale a pena conhecer alguns dos retornos positivos que você pode obter com esse produto. Veja as vantagens abaixo:

Planejamento sucessório

O planejamento sucessório permite que o titular organize os próximos passos para a sua família e dependentes se alguma fatalidade acontecer.

O seguro de vida permite uma organização prática e simples, determinando quem tem direito aos benefícios e como ocorrerá a divisão desse patrimônio.

Assim, sua família não precisa se preocupar com a burocracia de sucessão e herança, além de contar com mais tranquilidade nesse momento.

Além disso, por ser um produto que não faz parte do inventário, no caso de uma fatalidade, a sua família e dependentes poderão receber o valor de uma forma mais rápida.

Proteção familiar

O seguro de vida é investimento para aqueles que buscam proteção para as pessoas que ama. Afinal, uma apólice permite oferecer amparo financeiro e especializado no caso de imprevistos.

Dessa forma, seus dependentes também poderão se estruturar com mais conforto, sem se preocupar com despesas no primeiro momento.

Além disso, existem diversos tipos de seguro de vida, para atender as necessidades dos seus entes queridos da melhor maneira possível.

Seguro resgatável

Para quem deseja saber se o seguro de vida é investimento financeiro, também existe essa possibilidade.

Com um produto de seguro resgatável, o titular aplica um determinado valor, recebe proteção básica contra imprevistos e, no futuro, pode resgatar parte do valor pago com correções e juros.

Assim, se o segurado se interessa por um produto mais seguro, e que também seja uma reserva de segurança para ele e sua família, existe esse benefício com essa modalidade.

Isenção no imposto de renda

Uma das principais vantagens do seguro de vida é a isenção no imposto de renda. Isso porque as aplicações em apólices de seguros de vida tradicionais, sem a possibilidade de resgates, não são tributadas quando o beneficiário recebe o valor da indenização.

Somente em casos de produtos de seguros resgatáveis, que no momento do resgate, o segurado deverá declarar a parte correspondente ao rendimento para eventuais tributações.

Tranquilidade para o contratante

O titular que possui um seguro de vida também terá mais tranquilidade no seu dia a dia, sabendo que conta com uma proteção adicional e, no caso de um sinistro, uma reserva de emergência simples de acionar.

O prêmio do seguro costuma estar alinhado ao orçamento, sem comprometer as finanças do contratante, enquanto ativa as coberturas e traz um suporte indenizatório para lidar com situações inesperadas.

Acesso a planos personalizados

Ainda, vale mencionar que o seguro de vida é uma proteção para pessoas que desejam uma proteção personalizada para seus entes queridos.

Existem diversas coberturas e modalidades para contratar, de modo a atender às necessidades do titular e dos seus beneficiários.

Inclusive, é possível ter mais de um seguro de vida, com planos customizados conforme o seu perfil.

Como escolher uma empresa de seguro de vida?

Após conferir os benefícios do seguro de vida, vale a pena conferir algumas dicas para escolher uma empresa confiável e alinhada às suas demandas. Saiba como encontrar a seguradora ideal:

Reputação no mercado

O seguro de vida é investimento para várias pessoas e um produto de longo prazo, e, por isso, precisa ser administrado por uma empresa confiável.

Por esse motivo, busque a reputação da corretora e da seguradora no mercado, confira a avaliação de outros clientes e veja se ela está bem posicionada entre os concorrentes.

Boa ferramenta de simulação do seguro de vida

Um dos diferenciais de uma boa empresa de seguro de vida são as ferramentas que ela disponibiliza para o interessado simular o melhor plano.

Na Azos, por exemplo, você encontra um simulador completo, que indica o valor do prêmio e do capital seguro com base no seu perfil. Assim, você terá uma base mais concreta para comparar.

Atendimento personalizado

Ainda, lembre-se de conferir se a empresa oferece atendimento personalizado, para entender as suas dores e dificuldades.

Somente dessa forma será possível encontrar a proposta que melhor pode te atender, de forma humanizada e eficiente.

Seguro de vida ou investimento? Qual é o melhor?

Para quem procura apenas retornos financeiros, as aplicações tradicionais podem ser a melhor escolha, por ter melhores opções de rendimentos, menor carência e possíveis penalidades no momento de acessar os valores investidos.

Por outro lado, se você se interessa por proteção de patrimônio e tranquilidade para a sua família, o seguro de vida é investimento.

Além de existirem opções que também são resgatáveis, esse produto traz mais segurança para o seu dia a dia, uma reserva de emergência para imprevistos e facilidade no resgate. 

Assim, é a melhor opção para pessoas que se planejam para o futuro e querem mais garantias para seus entes queridos.

Vale a pena considerar um seguro de vida como investimento?

O seguro de vida é investimento que retorna benefícios para o titular, como proteção de patrimônio, segurança, tranquilidade e mais conforto para fazer planos.

Se você deseja um produto que retorne apenas dinheiro, pode não valer a pena escolher uma apólice. 

No entanto, para quem valoriza outros aspectos, como ter mais confiança para lidar com imprevistos, esse produto pode ser o investimento ideal.

Nesse caso, vale a pena avaliar as suas prioridades, para encontrar a alternativa de aplicação ideal para você, seja com retorno de capital ou de vantagens.

Faça a sua simulação e descubra qual o melhor seguro para investir no seu momento de vida atual!

Converse com um especialista Azos!


Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.