Você sabia que um seguro de vida pode proporcionar a você e sua família uma vida financeira mais saudável? Isso porque os seus benefícios podem oferecer o apoio financeiro necessário para as situações adversas que todas as pessoas estão sujeitas a passar.

Se você ainda não tem um seguro de vida, é interessante entender como ele pode ajudar financeiramente e aprender a escolher o melhor produto para o seu caso. Assim, será possível se sentir mais tranquilo diante de eventuais imprevistos.

Para isso, continue a leitura e confira como um seguro de vida pode proteger o seu patrimônio e ajudar a garantir uma vida financeira mais saudável. Vamos lá? 

O que é e como funciona um seguro de vida?

Inicialmente, é importante entender o que é e como funciona um seguro de vida. Na prática, ele é um produto financeiro no qual o segurado recebe uma indenização — que é chamada de capital segurado — na ocorrência de um sinistro.

Por sua vez, o sinistro é uma situação coberta por um seguro. A seguir, confira as principais coberturas de seguros de vida:

  • invalidez por acidente;
  • incapacidade laboral permanente por doença;
  • doenças graves;
  • invalidez funcional por doença;
  • diária de internação hospitalar;
  • perda da renda;
  • incapacidade temporária.

Para ter direito à indenização, o segurado deve arcar com o prêmio, que é o valor pago à seguradora. Ademais, o evento previsto na apólice deve acontecer fora do prazo de carência. Esse período é um intervalo entre a contratação do seguro e o início da cobertura, efetivamente. 

Qual é a importância de fazer um seguro de vida no seu cotidiano?

Como você viu, o seguro de vida paga uma indenização caso ocorra um evento adverso com o segurado. Desse modo, ele serve como uma proteção financeira tanto para quem o contrata quanto para sua família.

Embora haja pessoas que relacionam o seguro de vida somente com a morte e acidentes, é importante entender que há produtos que podem beneficiar o segurado ainda em vida. 

Por exemplo, a cobertura por incapacidade temporária pode cobrir as diárias de trabalho, caso o segurado fique incapacitado de exercer seu ofício. Assim como esse exemplo, existem outras situações nas quais um seguro de vida pode atuar como suporte para o contratante e seus beneficiários. 

Dessa forma, o produto faz a diferença no seu dia a dia, pois traz a tranquilidade de poder contar com apoio financeiro em momentos delicados, que impactem sua capacidade de gerar renda.

Qual é a relação entre o seguro de vida e uma vida financeira saudável? 

Entendendo a relevância de um seguro de vida no seu dia a dia e de sua família, fica mais fácil compreender qual é a relação entre esse produto e uma vida financeira saudável, não é? Na prática, o seguro de vida tem um papel importante na proteção das finanças do segurado e de seus beneficiários.

Para compreender melhor, imagine a situação de uma família que perdeu o seu provedor que não tinha um seguro de vida. Nesse caso, essas pessoas devem se preocupar em como reestruturar a vida financeira, além de lidar com o luto pelo familiar.

Em um cenário como esse, é comum a família precisar se desfazer de seu patrimônio para arcar com suas despesas mensais, mas nem sempre é possível levantar a quantia necessária rapidamente. Desse modo, são maiores as chances de essa família passar por problemas financeiros.

Em contrapartida, se o provedor tivesse um seguro de vida, seus familiares passariam pelo luto de maneira mais tranquila. Afinal, a indenização do seguro deve ser paga em até 30 dias após a entrega dos documentos. 

Assim, os envolvidos não precisariam se desfazer de seu patrimônio e poderiam se reerguer financeiramente com mais serenidade. 

Além disso, um seguro de vida garante uma vida financeira mais saudável para o próprio segurado. A cobertura de doenças graves, por exemplo, pode auxiliar no pagamento de despesas médicas. Dessa maneira, o contratante pode fazer o seu tratamento com maior calma.

Como escolher o melhor seguro de vida para você? 

Agora que você já sabe como o seguro de vida se relaciona com uma vida financeira saudável, é importante entender como escolher o melhor produto. Isso porque existem diversos tipos de seguros, com coberturas e especificações variadas.

Para saber qual é o melhor seguro para você, considere as seguintes dicas!

Entenda seu estilo de vida

Em primeiro lugar, você deve entender o seu estilo de vida. Assim, é possível compreender quais coberturas são mais interessantes para você. Por exemplo, quem trabalha em um ambiente arriscado precisa de cobertura de invalidez total por acidente.

Assim, é possível se sentir mais tranquilo em relação às suas finanças, caso aconteça um sinistro que o impeça de trabalhar. Outro exemplo envolve avaliar a condição familiar em relação às doenças graves. Se você tem um histórico que merece atenção, um seguro que cobre esse tipo de sinistro é fundamental.

Defina o capital segurado

O valor do capital segurado depende do prêmio que você paga à seguradora. Para defini-lo, é importante considerar a quantia necessária para dar suporte a você e sua família em caso de dificuldades. Se a indenização for baixa em relação às suas necessidades, ela não oferecerá a proteção desejada. 

Além disso, é essencial que o preço do prêmio caiba no seu planejamento financeiro para não prejudicar suas finanças. Assim, você deve definir o capital segurado que oferece o melhor custo-benefício.

Escolha uma seguradora de confiança

Por fim, é necessário escolher uma seguradora de confiança. A empresa deve ser transparente e oferecer um atendimento de qualidade e sem burocracia desde o primeiro contato. Dessa forma, você garante um serviço de excelência, principalmente quando precisar acionar o seguro.

Considere que, na ocorrência de um sinistro, você ou sua família deverão lidar diretamente com a seguradora. Desse modo, a empresa deve ser acessível e ágil nos procedimentos, como a Azos!

Você entendeu que ter um seguro de vida é fundamental para uma vida financeira mais saudável. Agora, já pode utilizar as dicas deste post para escolher o melhor produto para proteger as suas finanças e a sua família!

Para ter uma vida financeira saudável, é necessário organizar as finanças. Aproveite e baixe a planilha de controle financeiro da Azos!