Ter uma rotina sem dúvida é ótimo. Mas nem tudo na rotina faz bem ou é saudável de fato. Grande parte das coisas que fazemos, aliás, são puro automatismo: por exemplo, destravar e travar a tela do celular dezenas de vezes por dia e perceber que não havia qualquer motivo para aquilo.

Ao mesmo tempo, nós mesmos nos enganamos para achar que algo dispensável é necessário. Quem nunca passou por isso:

O dia de trabalho está chato e você resolve tomar mais uma caneca de café — a quinta do dia. No caminho até a garrafa de café, você abre uma rede social e 30 minutos depois está em alguma loja de decoração. Em dois dias sua escrivaninha tem uma capivara de madeira aleatória de 113 reais…

Claro, ninguém vai se endividar por causa de uma capivara, mas imagine todos os gastos sem sentido que você já teve em um mês. Aquela viagem dos sonhos no fim do ano ficará para o próximo, mais uma vez.

Por isso, separamos alguns hábitos não tão legais para você substituir por outro que torne o seu dia a dia mais leve e produtivo, menos estressante e mais agradável.

  1. Acordar e pegar o telefone

Com certeza o topo da nossa lista. Despertar e verificar o e-mail, conferir os cento e cinquenta grupos de Whatsapp ou se perder em uma enxurrada de stories, você não só pode como vai deixar a sua ansiedade lá nas alturas e ainda te distanciar de você mesmo.

Substitua esse hábito por ler um jornal, escutar uma música e tomar um café da manhã. Você verá como suas manhãs serão mais prazerosas e tranquilas. 

  1. Pular o café da manhã

Como já dizia o ditado: saco vazio não pára em pé. Além das longas horas que dormimos, algo entre 7 e 8 horas, o sono descansa, mas é também um momento de alta atividade do nosso corpo. Ou seja, exige bastante energia.

Pular o café da manhã para economizar tempo ou não se atrasar pode até parecer uma boa ideia, mas ao longo do dia seu corpo pagará o preço.

O café da manhã é a principal refeição do dia, já que é um momento em que nosso corpo está mais disposto, necessitado e apto a absorver aquilo que você fornece. Por isso, não pule essa refeição e procure fazê-la de uma forma bem agradável.

  1. Gastar com coisas que você não precisa

Lembra da capivara de madeira? Pois é. Um vício comum que desenvolvemos na vida adulta é compensar o estresse com o que chamamos de “consumismo”: comprar por comprar.

Consumir é de fato um prazer, mas pode se tornar um hábito compensatório que não apenas sai caro para seu bolso, mas que também oculta o real problema daquela ansiedade ou tédio.

Controle esse dedinho e ao invés de comprar mais um enfeite de capivara para a sua sala, lembre daquela viagem no final do ano. O sentimento de realização será bem maior, pode apostar.

  1. Assistir Netflix depois do trabalho religiosamente

Um filme acompanhado de uma pipoca tem seu valor. Mas desde que seja de fato um prazer e um entretenimento. Se você sente que está na frente da TV apenas por estar e que está fazendo isso com frequência, é melhor se atentar. Horas e horas de TV podem ter o efeito contrário e causar insônia, ansiedade e angústia.

Para dar uma animada e relaxar, faça 30 minutos de exercícios físicos. Pode ser uma caminhada, yoga ou uma bicicleta. O importante é colocar o corpo em movimento!

  1. “Beliscar” sem realmente sentir fome 

Quem nunca escutou a frase: “perdeu alguma coisa na geladeira?”? Um hábito bem comum é procurar algo para descontar a ansiedade e o tédio — e comer é uma delas.

Para distrair, acalmar os ânimos e limpar a mente, experimente meditar por apenas 5 minutos todos os dias. Você vai ver como o trabalho e os compromissos vão sair rapidinho da sua cabeça. 

  1. Contato excessivo com a luz azul

Estamos cada vez mais acostumados a passar o dia na frente das diversas telas: celular, notebook, TV e por aí vai. Mas tem uma coisa sobre essas telas que não é tão legal assim: a luz azul. 

A tal da luz azul é capaz de elevar o estresse e causar insônia. É por essa razão que os aplicativos e eletrônicos vêm com a opção de modo noturno. 

Fica aí a nossa dica: se você ainda não ativou o modo noturno e passa o dia encarando aplicativos e telas brancas, é melhor fazê-lo o quanto antes e garantir para si uma boa noite de sono.

Sabe o que mais vai te trazer um sono tranquilo e despreocupado? Garantir para as pessoas que você ama um seguro de vida. Isso com certeza te ajudará a não acordar durante a madrugada pensando no futuro.

Proteja o futuro de quem você ama, contrate um seguro de vida Azos hoje.