Seguro Temporário ou Seguro Resgatável: qual escolher?

Está em dúvida entre o seguro temporário ou resgatável? Confira as principais diferenças e acompanhe as dicas que separamos para te ajudar a escolher.

Seguro de Vida
Seguro Temporário ou Seguro Resgatável: qual escolher?

Se você procura modelos diferenciados de apólice, pode ter ficado em dúvida sobre escolher o seguro temporário ou resgatável.

Ambas as modalidades trazem uma série de vantagens para você aproveitar, além de conseguir proteger quem ama e ter tranquilidade no futuro.

Enquanto uma cobertura promove autonomia nas escolhas, a outra disponibiliza um fundo financeiro para sacar sem precisar de sinistros.

No entanto, assim como suas características positivas, também existem pontos de atenção importantes para avaliar antes de tomar uma decisão.

Entenda quais são e quais os elementos a considerar para escolher entre um seguro temporário ou resgatável!

O que é o seguro de vida temporário?

O seguro de vida temporário é uma proteção que possui um período de encerramento pré-determinado, geralmente com menor duração do que uma apólice convencional.

Afinal, como o nome indica, trata-se de um contrato momentâneo, enquanto as coberturas mais tradicionais possuem validade vitalícia, até o titular falecer ou finalizar o acordo.

Essa modalidade de seguro é indicada para quem precisa de uma tranquilidade adicional para atingir seus objetivos, como realizar uma viagem ou criar os filhos até certa idade. 

Porém, em muitos casos, existe a possibilidade de renovação do contrato para os seguros temporários, desde que seja de interesse do segurado e da seguradora.

O que é o seguro de vida resgatável?

O seguro de vida resgatável é um tipo de apólice que, além de proteger o titular e seus beneficiários, também permite acessar parte dos prêmios ao final do contrato. Nesse caso, funciona como um investimento.

Se você adquire essa modalidade, o pagamento mensal garante que as coberturas continuem ativas e gera uma reserva financeira disponível mesmo que nenhum sinistro aconteça. Dessa forma, quando a validade terminar, ou quando você precisar, consegue resgatar o saldo como uma aplicação convencional.

Quais as principais diferenças entre o seguro de vida temporário e o resgatável?

Se você está em dúvida entre o seguro temporário ou resgatável, é importante conhecer as diferenças entre essas apólices e como elas funcionam. Entenda mais:

Ajuste anual do prêmio do seguro

Para começar, uma das principais distinções entre o seguro temporário e resgatável são os ajustes anuais no prêmio com base na idade.

Mesmo com data de encerramento já prevista, a modalidade de apólice provisória sofre mudanças no valor mensal com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a taxa de inflação do Brasil.

Isso porque quanto mais velhos ficamos, maiores as chances de acontecer um acidente ou sinistro. Ou seja, maiores os riscos para a seguradora. Por isso, existe o reajuste na cobrança.

Enquanto isso, o seguro resgatável não passa por essa mudança com base na idade, mas seu valor mensal já é naturalmente maior.

Renovação do seguro de vida

Além disso, se você está analisando entre seguro temporário ou resgatável com base na praticidade, vale ter em mente que o contrato provisório não pode ser renovado.

Afinal, ele é contratado uma única vez com base em uma situação momentânea. Por isso, quando as coberturas se encerram, é necessário passar pelo processo novamente.

O seguro resgatável tem sua renovação automática, pois segue rendendo enquanto o titular estiver vivo e não solicitar a indenização por morte ou doença grave.

Valor dos prêmios

Entre o seguro temporário ou resgatável, o valor dos prêmios é consideravelmente diferente, pois a segunda modalidade traz uma cobrança maior do que as apólices convencionais.

Como uma parte do pagamento é revertida como investimento, o montante mensal pode chegar a 10 vezes mais do que o preço de uma cobertura tradicional, tornando o modelo temporário mais acessível.

Além disso, vale ter em mente que um contrato com prazo de encerramento também deixa de cobrar o prêmio a partir de certa data, também sendo mais em conta financeiramente.

Resgate do seguro de vida

Entre o seguro temporário ou resgatável, apenas um permite acessar parte do prêmio sem a existência de sinistros. No entanto, esse processo não é flexível.

O saque do valor deve esperar um período mínimo, que costuma ser de 2 anos, a fim de reunir um fundo considerável e seguir as regras estipuladas pela empresa.

Enquanto isso, mesmo sendo temporário, o seguro de vida mais convencional segue as mesmas normas que a apólice vitalícia. Na Azos, por exemplo, coberturas por acidente e morte não possuem nenhuma carência.

Seguro de vida temporário ou seguro de vida resgatável? Qual dos dois contratar?

A escolha entre seguro temporário ou resgatável dependerá dos seus objetivos. Para quem deseja ter proteção e controle sobre as coberturas, a apólice temporária é mais atrativa. Para quem visa ter retorno financeiro, o modelo resgatável traz mais vantagens.

Por isso, é importante ter suas metas bem-definidas e ter um planejamento futuro concreto, a fim de determinar qual modelo melhor combina com o seu perfil.

Além disso, vale conferir outras alternativas no mercado, que também podem ser mais atrativas para os seus propósitos. Por exemplo, se busca mais proteção, considere unir um seguro vitalício completo com o temporário somente para a ocasião.

Ou se você busca uma renda extra, escolha um seguro de vida e investimentos tradicionais, com rentabilidade maior para aproveitar.

Conheça essas e outras alternativas na Azos. Faça a sua simulação e encontre a opção que realmente poderá te ajudar a atingir seus objetivos com segurança.

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.