A contratação de um seguro pode ser uma alternativa vantajosa para pessoas que buscam oportunidades de proteger sua vida, seus familiares e seus bens. No entanto, existem particularidades nesse mercado que precisam de atenção para evitar surpresas negativas no futuro.

Nesse sentido, é fundamental que você faça uma boa análise da proposta de seguros. Dessa forma, você terá melhor entendimento sobre os termos dispostos nos contratos — e poderá adquirir o serviço que está mais alinhado ao que você busca.

Quer saber como analisar uma proposta de seguros? Acompanhe a leitura deste artigo para conhecer 5 dicas! 

A importância de analisar bem uma proposta de seguro

Analisar os termos de um contrato é fundamental antes de avançar com a contratação de qualquer tipo de serviço. O mesmo acontece em relação às propostas de seguro — visto que elas dispõem de todos os termos essenciais sobre o funcionamento do negócio.

A proposta é um documento que deve conter as regras relativas à cobertura ofertada. Dessa maneira, o cliente terá uma melhor compreensão sobre quando poderá acionar o seguro. Além disso, o material também apresenta o histórico do contratante, se houver. 

Logo, as propostas de seguro devem ser documentos personalizados, que consideram o perfil dos clientes. Por isso, é fundamental fazer uma boa análise do material para entender os seus direitos e deveres enquanto segurado. 

Os aspectos que a seguradora considera ao elaborar a proposta

Como você viu, analisar bem a proposta de seguro é essencial para contratar uma alternativa condizente com suas necessidades. Para oferecer o serviço, a seguradora avalia diversos aspectos do seu histórico de vida.

Esse processo é chamado de análise de risco e serve para que a empresa estabeleça determinados termos na proposta. Os fatores de análise podem variar de acordo com o tipo de contrato, mas costumam incluir elementos como idade, sexo e histórico de saúde do segurado.

Em muitos casos, é comum que a instituição exija que o cliente apresente exames médicos para confirmar as informações fornecidas. No entanto, seguradoras como a Azos obtêm esses dados apenas por meio de questionários.

Nesse sentido, é fundamental ter transparência nas informações que você fornece à instituição. Afinal, elas são indispensáveis para que a seguradora possa elaborar uma proposta que, de fato, atenda suas necessidades e esteja de acordo com o seu perfil. 

5 Dicas para fazer a análise de uma proposta de seguros

Agora que você entendeu mais sobre o contrato e viu como a seguradora faz a mensuração dos riscos, é preciso saber como analisar uma proposta de seguros.

Conheça 5 dicas para ajudar nessa tarefa!

  1. Avalie as alternativas disponíveis

A primeira dica é fazer a análise das alternativas disponíveis para a contratação. Para tanto, você pode solicitar diferentes cotações. Afinal, fazer a contratação sem considerar todas as ofertas pode impedir o acesso às melhores propostas.

Além disso, você pode aproveitar esse momento para avaliar a reputação das corretoras perante o mercado e escolher uma boa instituição. Entre os elementos de análise, estão a percepção que outros consumidores têm sobre a empresa e o atendimento que ela ofereceu para você.

É possível contar com o suporte de um corretor de seguros para esse período de análises. Ele poderá fornecer apoio durante as suas negociações e atuar como agente na mediação de possíveis contratempos. 

  1. Saiba o que está coberto pela apólice

Após selecionar as empresas para a sua cotação, é preciso conhecer o que está coberto em cada seguro. Isso significa que você deve ter pleno entendimento sobre quais são os incidentes ou adversidades nos quais poderá contar com a cobertura — bem como aqueles que não estão incluídos na apólice.

No caso dos seguros de vida, por exemplo, muitas seguradoras permitem que os beneficiários recebam o capital apenas em casos de morte do segurado. Entretanto, também existem alternativas que garantem cobertura diante de doenças graves ou de invalidez. 

Para avaliar com cuidado as coberturas, é fundamental que você determine quais são as suas necessidades. Assim, é possível saber quais garantias não podem faltar no contrato. Dessa maneira, fica mais rápido e fácil identificar os melhores seguros para o seu caso. 

  1. Analise os riscos envolvidos

Como você viu, as seguradoras fazem uma análise dos riscos envolvidos para elaborar uma proposta personalizada para o seu perfil. Esses fatores servem para a elaboração da proposta e podem mudar de acordo com o tipo de seguro que você está contratando.

Portanto, é interessante que você analise os riscos e compare as exigências que a seguradora fez. Ademais, é essencial ter honestidade na apresentação das informações. Caso contrário, você pode ter problemas se precisar da cobertura e forem identificadas inconsistências nos dados. 

Também é importante saber que a seguradora pode cancelar o seguro caso o seu risco aumente de maneira considerável. À vista disso, você precisa entender se a seguradora que você está considerando para firmar o contrato pode tomar essa atitude.

  1. Entenda se existem serviços adicionais 

Você já entendeu anteriormente que os seguros de vida podem não se limitar aos cenários de falecimento do segurado. Então é possível encontrar ofertas que apresentem outros serviços na proposta de seguros.

Por isso, a quarta dica é analisar se existem serviços opcionais. Em diversos casos, eles podem ser interessantes para garantir uma proteção ainda maior para o segurado e os seus beneficiários. Assim, mesmo que as novas coberturas costumem encarecer o contrato, pode valer a pena contratá-las. 

  1. Confira a facilidade para a contratação

Por fim, a quinta dica para fazer a análise de uma proposta de seguros é comparar a forma como você poderá avançar com a contratação. Em diversas seguradoras e bancos, o processo para contratar o serviço é longo e, muitas vezes, burocrático — com a exigência de diversos exames.

Em contrapartida, você viu que a Azos apresenta uma maior praticidade para o consumidor. O processo acontece de forma inteiramente online e a proposta pode ficar pronta rapidamente, facilitando sua avaliação. 

Como vimos, fazer uma análise da proposta de seguros é essencial para que você contrate um serviço que seja, de fato, capaz de atender às suas necessidades. Portanto, é interessante colocar essas 5 dicas em prática para otimizar o processo. 

Está em busca de contratar um seguro de vida? Faça uma simulação com a Azos!