Portador de HIV pode fazer seguro de vida?

Como o vírus é capaz de causar doenças graves, as seguradoras podem ter condições diferentes para os portadores que buscam um seguro de vida. Entenda

Seguro de Vida
Portador de HIV pode fazer seguro de vida?

O HIV é um vírus que atingiu diversas partes do mundo após a sua descoberta em 1980. Na época, o diagnóstico não trazia boas perspectivas para o paciente. Porém, com o tempo e a evolução da medicina, o portador de HIV passou a ter mais qualidade de vida.

Entretanto, como o vírus é capaz de causar doenças graves, as seguradoras podem ter condições diferentes para os portadores que buscam um seguro de vida. Assim, é comum se perguntar se esse tipo de empresa oferece proteção a segurados com essa condição.

Na sequência, descubra se um portador de HIV pode fazer seguro de vida e entenda como isso acontece!

O que é o HIV?

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana e é conhecido por causar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Na prática, o vírus é responsável por afetar o sistema imunológico, enfraquecendo as defesas do organismo e o deixando mais suscetível a doenças.

Em relação à contaminação, o vírus pode ser transmitido das seguintes formas:

  • em relações sexuais desprotegidas;
  • pelo compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes contaminados (como agulhas);
  • pela transfusão de sangue soropositivo;
  • no parto normal ou na amamentação de mãe soropositiva sem tratamento.

Contudo, vale notar que o HIV, em si, não é uma doença. Ademais, nem todo portador do vírus desenvolve Aids. 

O seguro de vida cobre quem é portador de HIV?

Como você viu, o HIV é um vírus que pode desencadear outros quadros de saúde, como doenças graves. Por conta disso, a condição pode interferir na contratação de um seguro de vida.

No entanto, também é preciso considerar que o tratamento do HIV evoluiu nos últimos anos. Atualmente, um portador da doença que faz o tratamento adequado pode, até mesmo, ter uma carga viral indetectável. Portanto, a saúde fica mais protegida e a qualidade de vida tende a aumentar.

Por esse motivo, nem todo seguro exclui o segurado com essa condição. Dependendo do caso, a seguradora pode avaliar que o risco é maior e, com isso, encarecer a apólice do seguro de vida para o paciente com HIV.

Ao mesmo tempo, existem seguradoras que decidem não assumir esse risco e optam por não disponibilizar a cobertura quanto à morte decorrente do diagnóstico de HIV.

Como encontrar um seguro com essa cobertura?

Até aqui, você entendeu que o seguro de vida para o portador de HIV ou de paciente com Aids pode ter particularidades. No entanto, quem tem esse diagnóstico deve ter direito a um seguro de vida, como forma de proteger a família e os beneficiários. Por isso, vale a pena buscar uma empresa que tenha cobertura a doenças como essas.

Na Azos, você pode contratar um seguro de vida mesmo sendo um paciente portador de HIV. Assim como em outros casos, não é preciso realizar exames médicos, mas é necessário preencher a Declaração Pessoal de Saúde (DPS).

Por meio do Big Data, fazemos uma estimativa da expectativa de vida e conseguimos definir o risco da apólice, sempre de modo personalizado. A partir disso, você conhece o preço para contratar o seguro de vida. Após concordar com as condições, a contratação pode ser finalizada em até um dia útil.

Como você acompanhou, o portador de HIV pode, sim, fazer um seguro de vida. Para tanto, é preciso encontrar uma seguradora que apresente a devida cobertura e ofereça condições convenientes na contratação.

Essas informações foram úteis para você? Aproveite para simular o seu seguro na Azos!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.