A DPS ou Declaração Pessoal de Saúde é um questionário sobre o seu histórico médico e condições atuais de saúde, que você deve preencher antes de contratar um seguro de vida. Ela serve como um facilitador do processo de contratação. Sem ela, adquirir uma cobertura pode ser demorado e estressante em razão da necessidade do parecer médico. Você sabe: marcar consulta, enfrentar filas, se deslocar e, para piorar, ainda enfrentamos uma pandemia.

Mas, ao recorrer à DPS, a seguradora e você firmam um contrato de confiança acerca da sua saúde, com o objetivo de não fazer da contratação uma situação cansativa para você.

Por isso, ela é importante e representa um momento delicado do processo de contratação do seguro de vida, pois é a partir dela que são feitas as análises para determinar o seu risco e, consequentemente, o valor da sua mensalidade – ou prêmio, como chamamos no mercado de seguros..

Antes de responder à DPS, é fundamental entender o papel que ela cumpre no seu seguro de vida. Com isso, você vai evitar deslizes na hora de preenchê-la, surpresas com um valor indesejado de prêmio, ou até mesmo incorrer em fraude sem saber. Confira a seguir mais detalhes sobre a DPS.

Dicas valiosas:

  • Seja o mais transparente possível na hora de responder à DPS.
  • Cuide bem da sua saúde mesmo antes de iniciar o processo de contratação: com a saúde em dia, os prêmios com certeza serão menores.

O que é a Declaração Pessoal de Saúde? 

A Declaração Pessoal de Saúde ou DPS é um questionário sobre o seu histórico médico e condições atuais de saúde, que tem como finalidade servir de documento para definir o valor do seu prêmio – mensalidade – na hora de contratar um seguro de vida.

Ela é uma alternativa à realização de exames médicos para que você possa contratar a sua proteção junto a uma seguradora ou corretora de seguros. 

Declaração física 

A declaração física é feita junto de um corretor. Após breve entrevista, é solicitado que você preencha um formulário com diversas perguntas sobre a sua saúde. Como, por exemplo:

  • existência de alguma patologia de predisposição genética;
  • histórico familiar de enfermidades;
  • cirurgias feitas no passado;
  • hábitos alimentares e físicos;
  • se já se envolveu em algum acidente;
  • consumos de remédios regulares;
  • profissão que exerce;
  • atividades físicas que pratica.

Declaração online 

A Declaração Pessoal de Saúde online não é tão diferente da declaração física, embora ela seja mais rápida de preencher, deixando o processo de contratação do seguro de vida ainda mais leve, mais cômodo e menos burocrático.

Essa forma de declaração é o que nós da Azos adotamos. Além de ser mais rápido, simples e fácil para você, ela também contribui com a sua segurança e com o isolamento social, face à pandemia que enfrentamos.

Tele entrevista

Além das declarações física e online, existe também a tele entrevista ou conferência virtual. Pela tele entrevista, além de uma breve conversa com um corretor ou atendente da seguradora, você poderá responder, sem sair de casa, ao questionário acerca da sua saúde.

Declaração assinada por um médico

A declaração assinada por um médico é a forma mais tradicional de avaliação da sua saúde. Foi muito utilizada no passado e ainda é possível adotá-la, com a ressalva de que torna a contratação mais desgastante e demorada.

A avaliação médica é presencial e, por isso, exige que você agende uma consulta e compareça em um consultório médico. Feito isso, o médico realizará alguns procedimentos básicos, como medir a pressão arterial, auscultar os batimentos cardíacos, conferir o peso do paciente e realizar uma breve anamnese – perguntas acerca do seu histórico médico e saúde no presente.

Qual a importância do documento e para que serve? 

A Declaração Pessoal de Saúde é importante porque permite que a seguradora ou corretora de seguros tenham uma noção do seu estilo de vida, condição atual de saúde e possíveis agravamentos no futuro.

Com isso, é possível calcular o seu risco. Ou seja, quais os possíveis perigos que o seu estilo de vida pode vir a apresentar para a sua saúde. Por exemplo, uma pessoa que pratica esportes radicais e uma pessoa sedentária tem riscos diferentes e agravamentos distintos no futuro.

Feito o cálculo do risco, o prêmio para a cobertura que você deseja será definido, ou seja, quanto você pagará para ter o seu seguro de vida. Quanto mais alto o seu risco, mais alto será o valor da sua mensalidade.

Por isso é crucial responder com transparência todas as perguntas. E aqui fica uma dica: faça um check up antes de contratar um seguro de vida. Com a saúde no eixo, o prêmio será mais barato para você.

Fonte de informação

Os dados apresentados na Declaração Pessoal de Saúde dizem respeito ao estilo de vida que você leva, a predisposições genéticas, condições atuais de saúde, profissão e até mesmo acidentes em que você já se envolveu.

Porém, não é necessário comprovar essas informações no ato da declaração. Apesar disso, caso a seguradora precise pagar a indenização do seguro, todas as declarações serão checadas. 

Consequências do mau preenchimento

Não preencher a Declaração Pessoal de Saúde com informações corretas e verídicas pode acarretar em algumas situações indesejadas e que podem complicar a vida do seu beneficiário no futuro.

Uma das principais funções do corretor do seguro de vida é verificar os dados fornecidos pelos contratantes. Caso haja desencontro nas informações apresentadas, o corretor pode convocar o titular do seguro para alertá-lo de reajustes no valor do prêmio.

Em casos mais graves, a apólice pode ser cancelada sem ressarcimento dos prêmios que foram pagos ou até mesmo levar a situação para a justiça, se for concluído que as informações inválidas foram propositais.

Não pagamento da cobertura

O não pagamento da cobertura é a maneira mais comum de perda da apólice ou negação da indenização em caso de morte.

A apólice fica ativa enquanto os prêmios são quitados. Mas, se após realizar a Declaração Pessoal de Saúde e receber a aprovação do seguro de vida você deixar de pagar os prêmios, a apólice será desconsiderada.

É importante ficar atento, porque existem seguradoras que não desativam a apólice e passam a computar juros por atraso. 

Cá entre nós, essa prática é bastante comum e algumas seguradoras contam com que isso aconteça. Mas na Azos fazemos o possível para manter o processo de contratação do seguro para a sua vida cada vez mais simples e rápido. 

Por isso, além da Declaração Pessoal de Saúde online, consideramos que se o seu prêmio não está em dia é porque o seguro não é interessante para você no momento. 

Assim, após o atraso de 90 dias no pagamento dos prêmios, desativamos a sua apólice sem cobrarmos absolutamente nada por isso. Para nós, seguro de vida é um processo limpo, rápido e acessível para todos.

Quer fazer a sua DPS e todo o processo de contratação do seguro de forma digital? Seja um segurado Azos! Simule agora e contrate o seguro para a sua vida.