Ter um seguro de vida significa contar com mais proteção financeira e tranquilidade para você e sua família. No entanto, só é possível alcançar esse tipo de resultado se você souber qual seguro de vida contratar.

Para avaliar as opções do mercado, o ideal é focar em questões que podem afetar seu nível de proteção e sua experiência com a contratação. Assim, há como escolher o que for mais adequado para a sua realidade e para as suas expectativas.

Quer descobrir como saber qual seguro de vida contratar? A Azos te dá 7 dicas para saber o que considerar! 

O que é um seguro de vida e como funciona?

Em resumo, podemos dizer que o seguro de vida consiste em um contrato firmado entre você e uma empresa, com ou sem intermédio de um corretor. Esse acordo é chamado de apólice, e garante o pagamento de uma indenização caso ocorra aconteça alguma coisa com você que esteja prevista na cobertura do seguro.

Para que isso seja possível, você deve fazer o pagamento de um prêmio, que é um tipo de mensalidade para manter o contrato em dia. Além disso, você pode selecionar beneficiários que receberão o dinheiro, no caso da cobertura por morte.

Como saber qual seguro contratar?

Entender o conceito de seguro de vida é o primeiro passo para definir qual serviço contratar. Porém, é preciso ir além e avaliar diversas características que são fundamentais na decisão. 

A seguir, veja 7 dicas para analisar e escolher um seguro de vida!

1. Conheça quais são as coberturas

O primeiro passo consiste em compreender quais são as coberturas previstas na apólice. Elas indicam quais são as situações que dão direito ao pagamento da indenização e demonstram quando você ou a sua família estarão protegidos.

No seguro de vida, as três coberturas mais comuns são:

  • morte acidental ou natural;
  • invalidez permanente por acidente;
  • doenças graves.

Vale a pena identificar as condições de cada uma, como as doenças cobertas, para fazer uma escolha adequada à sua realidade. Se desejar, é possível contratar mais de um seguro para ter diversas coberturas.

Aqui na Azos você pode personalizar a sua apólice, escolhendo quais as coberturas que melhor atendam seu estilo de vida – nada de “pacotes fechados” ou de pagar por algo que não faz sentido para você.

Além de identificar as condições das coberturas, essa análise também deve incluir o que não está previsto na apólice. No caso da cobertura por invalidez permanente, por exemplo, podem existir situações em que não ocorre o pagamento da indenização. Logo, o ideal é saber antecipadamente quais são os limites da proteção.

2. Veja as possibilidades para o capital segurado

Outra questão para observar é o capital segurado. Ele corresponde ao montante da indenização e afeta diretamente a sua proteção patrimonial. Em geral, um capital segurado maior leva a mensalidades igualmente mais elevadas. 

Dessa maneira, é necessário buscar um equilíbrio entre o valor do capital que irá proteger a você e seus entes queridos e o valor da mensalidade que faça sentido para o seu planejamento financeiro. Assim você tem a certeza de que encontrará o que é melhor para a sua realidade.

3. Entenda qual é a carência

A carência corresponde a um período durante o qual as coberturas ainda não são aplicadas. Ou seja, se o sinistro ocorrer durante esse momento, a indenização não é paga pela seguradora. Por isso, antes de contratar um seguro de vida pessoal, é essencial saber qual é a carência existente. 

O ideal é optar por um seguro com a menor carência possível para cada cobertura. Desse modo, você aumenta a sua proteção desde o momento da contratação e tem muito mais tranquilidade para o seu dia a dia.

4. Considere a segurança oferecida pela empresa

Para ter a certeza de que você ou seus beneficiários receberão os valores, é essencial contar com uma empresa de qualidade. Analise a seguradora e a empresa por meio da qual você fará a contratação, considerando não apenas o tempo de experiência, mas também a sua reputação no mercado.

Pense também em questões como a garantia de contato dos beneficiários, mesmo que eles não saibam da sua apólice.

A Azos, por exemplo, desenvolveu o buscador de CPFs. Com esse sistema, são realizadas buscas mensais em bases do governo a fim de identificar possíveis CPFs cancelados dos nossos segurados com apólices ativas. Caso o processo de pagamento da indenização ainda não tenha sido iniciado, a Azos entra em contato com os beneficiários para garantir que eles recebam o pagamento.

5. Avalie a facilidade de contratação e cancelamento

Também é essencial verificar quão fácil é contratar o seguro de vida. Poder recorrer a uma alternativa prática e digital — como a oferecida pela Azos — garante uma experiência melhor.

Além disso, o ideal é que o cancelamento seja descomplicado. É importante poder encerrar a apólice com facilidade, sem multas ou períodos mínimos de contratação. Com isso, você terá mais versatilidade para atender às suas necessidades.

6. Faça uma simulação

Para definir todos os parâmetros corretamente, como capital segurado ou coberturas essenciais, você pode realizar uma simulação do seu seguro de vida. Com a ferramenta, é possível saber o quanto você pagará, o quanto pode receber, qual é a carência e demais condições da apólice. 

A partir disso, é mais fácil entender qual seguro de vida contratar, pois você saberá exatamente como cada alternativa funciona. Isso, sem dúvidas, aumenta a sua segurança para tomar essa decisão.

7. Confira todas as condições de contrato

Antes de efetivamente contratar o seguro, é preciso conferir tudo o que diz a apólice. Analise todas as condições, como validade, coberturas, valores, riscos excluídos, procedimentos e outras questões importantes.

Aproveite o momento para tirar dúvidas e entender se realmente a escolha faz sentido para você. Esse é um passo fundamental para ter mais segurança na contratação e assegurar uma experiência positiva.

Como contratar um seguro de vida?

Depois de definir o tipo certo de seguro de vida para você, é necessário saber como fazer a contratação do serviço. Com a Azos, o processo é bem simples.

Você começa pela simulação e, depois, pode selecionar as condições ideais para as suas necessidades. Após estas etapas, é preciso responder às perguntas sobre o seu perfil e estilo de vida. A melhor parte é que você não precisará realizar nenhum exame médico — o que torna o processo muito mais prático.

A proposta é enviada na mesma hora e, depois de você aceitá-la, a aprovação do seu seguro ocorre em até 1 dia útil. Com isso, você terá a proteção de acordo com as coberturas escolhidas, de maneira simples e prática. 

Com essas 7 dicas, você tem uma ajuda importante para saber qual seguro de vida contratar. Portanto, entenda suas necessidades específicas e faça essa avaliação para encontrar a apólice perfeita para a sua vida.

Gostou dessas recomendações? Para fazer seu seguro de vida com tranquilidade e praticidade, simule sua apólice com a Azos!