Política de Cancelamento

Nossa Política de Cancelamento

A Azos tem como missão simplificar o mundo dos seguros. Para manter o nosso compromisso, facilitamos o processo de cancelamento simplificado: basta entrar em contato com o nosso atendimento. 

O seguro de vida foi feito para auxiliar você ou quem você ama em momentos inesperados. Por isso, a gente entende que podem surgir imprevistos que impeçam que você continue com o seu seguro também. 

Para que você esteja tranquilo ao tomar a decisão de cancelar o seu seguro, te explicamos melhor todos os procedimentos da nossa Política de Cancelamento.

Quem pode cancelar o seguro?

O próprio titular do seguro, a qualquer momento. A Azos, em algumas situações específicas.

Como solicitar o cancelamento?

Caso você não queira mais continuar com o seu seguro, é só enviar um e-mail para contato@azos.com.br ou entrar em contato pelos nossos canais de atendimento e pedir o cancelamento. Nós não iremos te cobrar qualquer multa por isso, ok?
Saiba que, assim como a contratação só pode ser feita pela própria pessoa interessada, o seguro também só pode ser cancelado pelo seu titular. Se precisar de qualquer ajuda, pode contar com a gente.
Após a sua solicitação, o cancelamento é efetivado em até três dias úteis. Iremos te notificar por e-mail assim que tudo estiver resolvido.

Em quais casos o seguro pode ser cancelado pela Azos?

Por falta de pagamento

Botão de abrir dúvida frequente

Caso você não realize o pagamento do prêmio, podemos cancelar o seu seguro a partir do 91º dia de atraso, contado a partir da data do primeiro vencimento da fatura. Vale lembrar que a Azos oferece seguros que possuem pagamento mensal, como se fosse uma assinatura.

Por descumprimento de obrigações

Botão de abrir dúvida frequente

Nas nossas Condições Gerais  explicamos quais são os seus deveres enquanto segurado. Existem algumas situações específicas que, caso sejam identificadas pela Azos, dão o direito de cancelamento do seguro. 

São exemplos de descumprimento:

  • Quando o segurado agrava intencionalmente o seu risco;
  • Se houver simulação do sinistro, comprovada a fraude ou sua tentativa;
  • Se a Declaração Pessoal de Saúde (DPS) tiver sido preenchida incorretamente pelo segurado no momento da contratação, no intuito de diminuir o valor do prêmio ou garantir que a proposta seja aceita.

Quando a indenização é paga

Botão de abrir dúvida frequente

Na ocorrência de um sinistro que esteja coberto pelo seu seguro - seja ele de morte, invalidez permanente ou doenças graves -, iremos apurar os fatos e realizar o pagamento da indenização. 

Como o pagamento é feito em uma única parcela, e o seguro cobre apenas o evento para o qual foi contratado, entende-se que não existem mais obrigações entre a Azos e o segurado. Isso implica no encerramento automático do contrato.

Vale lembrar, no entanto, que existe uma situação em que não cancelamos a apólice caso a sua indenização seja paga. Isso acontece quando você contrata mais de um tipo de cobertura:

  • Doenças Graves + Invalidez Permanente Total por Acidente;
  • Doenças Graves + Morte;
  • Invalidez Permanente Total por Acidente + Morte;

Nesses casos, iremos cancelar apenas a cobertura que teve a indenização correspondente paga, seja a de Doenças Graves ou a de Invalidez Permanente Total por Acidente. Já as outras coberturas que foram contratadas e constem na apólice, continuarão válidas.

Pela morte do segurado

Botão de abrir dúvida frequente

Caso o segurado faleça sem ter utilizado a cobertura contratada, o seguro é cancelado.

Ocorre no seguro Doenças Graves e no seguro Invalidez Permanente Total por Acidente, com exceção da cobertura de morte, já que ela assegura que os beneficiários recebam o valor da indenização justamente pelo falecimento do segurado.

Cobertura Doenças Graves

Botão de abrir dúvida frequente

Especialmente nessa cobertura, ela só será cancelada um dia após o aniversário de 70 anos do segurado, caso ele ainda não tenha recebido a indenização.

Reembolso

Aqui na Azos, nós não oferecemos seguro de vida resgatável. Ou seja, não é possível realizar a devolução dos valores que você já tenha pago no decorrer da vigência da sua apólice.
No entanto, nós devolvemos a quantia que foi paga para efetivar o seu seguro caso você se arrependa em até 7 dias da contratação. Isso se chama “direito de arrependimento”, e está previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

O reembolso é realizado conforme o método que você escolheu para o pagamento:

Cartão de crédito

Botão de abrir dúvida frequente

Após o cancelamento do seu seguro, efetuamos imediatamente o estorno no seu cartão de crédito da quantia que foi paga.
Apesar de o reembolso ser feito de forma instantânea pela Azos e Excelsior, existem alguns fatores que irão influenciar no momento em que você vai receber o seu estorno. Por exemplo: a data de fechamento da sua fatura e o prazo com que a operadora do seu cartão de crédito trabalha, que pode ser até 60 dias.

PIX

Botão de abrir dúvida frequente

Se você usou o PIX, o seu dinheiro será devolvido na mesma conta de origem do pagamento, no momento em que cancelarmos o seu seguro.

Boleto bancário

Botão de abrir dúvida frequente

A forma de reembolso nos casos de pagamentos feitos por boleto bancário é um pouquinho diferente, mas nem por isso mais complicado. Nós iremos solicitar seus dados bancários e, depois de nos comunicar, em até 7 dias úteis você recebe o seu dinheiro de volta. Ah, importante: a conta bancária informada deve ser de titularidade do próprio segurado. 
 
Se você quiser cancelar o seu seguro Azos, saiba que não temos ressentimentos! Esperamos que tudo se resolva e, quem sabe, em breve nos vemos de novo para voltar a proteger você e sua família. 💚