Tipos de seguro de vida: Qual é o melhor e quais as coberturas

Conhecer os tipos de seguro de vida pode ajudá-lo a escolher qual é o mais adequado para as suas necessidades. Confira quais são os principais!

Seguro de Vida
Tipos de seguro de vida: Qual é o melhor e quais as coberturas

Existem diferentes tipos de seguro de vida que podem ajudar a proteger você e a sua família. Contudo, antes de escolher a alternativa mais adequada para as suas demandas, é preciso conhecer as características de cada um deles.

Dessa forma, você pode avaliar as obrigações e as coberturas previstas, além de outras particularidades que ajudam a tomar uma decisão. Assim, será possível se planejar da melhor forma para a contratação desses produtos.

Este artigo apresentará os principais tipos de seguro de vida e coberturas para você conhecer e escolher os que melhor se adaptam às suas necessidades. Continue a leitura e entenda!

O que é seguro de vida?

Seguro de vida é um produto que visa garantir proteção financeira para o segurado ou beneficiário em casos de problemas de saúde ou morte. O interessado no serviço deve contratar um plano junto a uma seguradora e pagar um valor pela cobertura, conhecido como prêmio.

Assim, se ocorrer um sinistro dentro do que prevê a apólice, a seguradora paga uma indenização. Ela é conhecida como capital segurado. Além disso, as coberturas também podem envolver outras condições, desde que estejam definidas na apólice do seguro de vida.

Quais os principais tipos de seguro de vida?

Como as coberturas e condições do seguro de vida podem variar, o mercado oferece diversos planos e você pode escolher aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Conheça os principais tipos disponibilizados pelas seguradoras:

Seguro de vida temporário

Na contratação do seguro de vida temporário, é emitida uma apólice com prazo de validade definido, que pode variar de 1 a 30 anos. Caso o óbito aconteça dentro desse período, os beneficiários receberão o valor da indenização.

Se não houver o falecimento durante a validade da apólice, o seguro de vida temporário pode expirar ou ser renovado, conforme o que foi firmado na contratação.

Seguro de vida temporário com prêmio nivelado

Esse tipo de seguro de vida possui prazo de validade definido e a seguradora faz um cálculo estatístico de expectativa de vida ao firmar o contrato. Assim, é cobrado um valor fixo durante o período de vigência da apólice.

Nesse formato, se você ficar doente durante o contrato, será mais difícil renovar o seguro. Isso porque é necessário fazer uma nova avaliação da sua saúde ao final do período e recalcular a expectativa de vida.

Além disso, como o pagamento se refere a um valor médio, provavelmente você pagará mais no início e menos no final do contrato.

Seguro de vida para doenças graves

Nesse caso, o seguro de vida conta com a cobertura de doenças graves. Trata-se de uma indenização para ser recebida em vida, caso o médico especialista diagnostique o surgimento de uma enfermidade listada na cobertura.

Com a confirmação do diagnóstico médico e, em alguns contratos, após o período de carência, a seguradora paga a cobertura. O dinheiro pode ser usado como você preferir, evitando impactos negativos na sua vida financeira ou de sua família.

Seguro de vida vitalício

O seguro de vida vitalício dura a vida inteira, desde que os valores a pagar sejam quitados de acordo com o contrato. Normalmente, os prêmios dessa alternativa são mais caros do que o seguro de vida temporário, por exemplo.

Assim, ele garante a cobertura para a morte natural ou por acidente do contratante sem um prazo de validade. Ademais, vale saber que esse seguro oferece a dispensa do pagamento do prêmio mensal para situações de incapacidade.

Em alguns contratos, também é possível solicitar o adiantamento do benefício ainda em vida, como em casos de doenças graves.

Seguro de vida resgatável

O seguro de vida resgatável permite que todo o montante (ou parte dele) seja resgatado de modo antecipado. Nesse sentido, cada empresa apresenta as próprias condições. Em alguns casos, existem períodos específicos para retirar o montante, respeitado o tempo de carência.

Além disso, o valor costuma ser corrigido por uma pequena taxa. A correção acontece porque os montantes recebidos são investidos em alternativas variadas pela segurada. Dessa forma, o segurado pode receber o retorno no momento do resgate.

Seguro de vida familiar

O seguro de vida familiar funciona como um seguro coletivo. Nesse caso, o grupo em questão é a família do titular, que faz um contrato com uma seguradora para proteger seus familiares.

Assim, ele pode adquirir coberturas, indenizações e proteções adicionais, conforme as suas necessidades. Dessa forma, os segurados podem estar protegidos em caso de acidentes, óbito, invalidez total ou parcial, doenças graves ou outros cenários.

Se uma dessas situações ocorrer, basta acionar a seguradora e comprovar o sinistro para receber o amparo financeiro previsto na apólice.

Seguro de vida dotal misto

No seguro dotal misto, é definido um prazo de pagamento e de cobertura, que não precisam ser iguais. Por exemplo, você pode pagar o prêmio por 10 anos e contar com a cobertura por 15 anos.

Nesse período, a indenização será devida em caso de óbito ou invalidez permanente, por exemplo. Também é possível fazer a contratação de coberturas adicionais, sendo que os serviços disponíveis variam conforme a seguradora escolhida.

Seguro de vida em grupo

Esse tipo de seguro pode resguardar um grupo de pessoas com um vínculo ou interesse em comum. Em geral, a alternativa é oferecida como benefícios pelas empresas aos seus funcionários.

As coberturas garantidas pelo seguro em grupo podem envolver morte acidental ou natural, invalidez, doenças graves e assistência funeral, por exemplo. Nessas situações, o trabalhador ou seus dependentes recebem a indenização.

Quais as principais coberturas do seguro de vida?

Como você viu, a cobertura se refere aos sinistros indenizáveis pela seguradora. Logo, esse assunto é bastante relevante quando se trata de um seguro de vida. A cobertura por morte é uma das mais comuns.

Nesse caso, a indenização é paga se ocorrer morte natural, acidental ou por doença — dentro das condições previstas na apólice. Ainda, é comum que exista algum período de carência, principalmente para a cobertura de enfermidades.

Após esse tempo, se o segurado falecer, os beneficiários recebem o valor contratado seguindo as condições combinadas. Mas o plano pode cobrir outros acontecimentos, a depender das condições de cada seguradora.

No caso do seguro de vida, a contratação do serviço pode garantir a oportunidade de ter renda passiva para você ou para a sua família em determinadas situações. Logo, o plano pode incluir coberturas como:

●       despesas médicas e hospitalares em situações imprevistas;

●       invalidez total ou parcial;

●       quitação de dívidas ou de despesas educacionais para os dependentes.

Como escolher um tipo de seguro de vida?

Se, após conhecer os diferentes tipos de seguro de vida, você se interessou por contratar o serviço, é preciso saber como escolher a melhor alternativa para as suas necessidades. O primeiro passo é avaliar suas condições e objetivos para definir o que faz mais sentido para você.

Pense, por exemplo, nas coberturas desejadas. Se você tiver filhos, pode ser interessante receber uma indenização maior para custear as principais despesas de uma criança. Também é preciso analisar seu orçamento para saber o quanto você pode pagar pelo seguro.

Afinal, os preços do seguro de vida dependem da sua idade, saúde e estilo de vida, além do tempo de vigência e das coberturas que você precisa.

Esse cuidado evita que você tenha problemas financeiros com a contratação, garantindo mais tranquilidade. Ainda, vale considerar as condições da apólice, avaliando a todas as condições antes de assinar o documento.

Outro ponto que você deve analisar ao escolher um tipo de seguro é a qualidade da empresa seguradora. É importante que ela ofereça um processo de contratação simples e seguro. Desse modo, você poderá escolher uma alternativa adequada às suas expectativas.

Como contratar um tipo de seguro de vida?

Depois de entender como escolher um tipo de seguro de vida, vale saber como contratar o serviço. Para isso, você deverá identificar a opção mais adequada para você, de acordo com o nível de proteção que deseja obter. Em seguida, é preciso definir quem serão os beneficiários.

Assim, caso o seguro seja acionado, o processo de pagamento da indenização se torna mais simples e rápido. Para fazer a contratação, você deve responder a um questionário. Na Azos, o processo é feito de maneira online e concluído em apenas alguns minutos.

A própria plataforma já informa se o seguro pode ser feito. Após confirmar a contratação, é preciso realizar os pagamentos mensais, conforme acordado. Dessa maneira, você garante o direito às coberturas indicadas na apólice caso aconteça um sinistro.

Vale a pena contratar diferentes tipos de seguro de vida?

Outra questão relevante quando o assunto é contratar um seguro se refere à possibilidade de contar com tipos diferentes de serviço. A decisão depende do seu momento de vida, porém, para proteger a si e aos seus familiares, pode valer a pena escolher mais de um produto.

Dessa maneira, é possível aproveitar as vantagens de diferentes alternativas e ampliar as coberturas existentes. Isso evita que você e sua família estejam desamparados em momentos de emergência.

Agora você conhece os principais tipos de seguro de vida e suas coberturas. Com essas informações, fica mais fácil analisar qual alternativa funciona melhor para as suas necessidades antes de contratar o serviço.

Quer saber mais ou deseja contratar o serviço? Agende um papo com um especialista em seguro de vida!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.