A apólice do seguro de vida temporário tem um prazo de validade definido — em geral, esse prazo é de 10 a 30 anos. Caso você faleça dentro desse período, sua família receberá uma indenização da seguradora que você contratou.

Porém, se o seu tempo de vida ultrapassar a data de vencimento da sua apólice, isso pode significar que você atingiu uma idade em que o seguro não seja mais necessário. Isso porque você viveu o bastante para garantir que seus dependentes e entes queridos tivessem a segurança financeira que eles precisavam.

Se não é esse o caso, não se preocupe. Se você ainda precisa de cobertura após o vencimento de sua apólice, é possível alterar o prazo ou contratar uma nova cobertura.

Dicas valiosas:

  • Se a sua apólice vencer sem que você a tenha renovado, sua família não receberá indenização em caso de morte.
  • Você pode alterar a modalidade do seu seguro — de temporário para vitalício — ou contratar uma nova apólice para substituir a antiga.
  • Você pode não precisar de uma nova cobertura caso tenha economias suficientes e nenhum dependente financeiro.
  • Se informe sobre quais caminhos é possível tomar sobre o seu seguro, pelo menos seis meses antes da apólice expirar. Isso evita que exista uma janela de vulnerabilidade entre uma cobertura e outra.

Você ainda precisa de seguro de vida após o vencimento de uma apólice? 

Continuar precisando (ou não) de um seguro de vida após o vencimento da apólice, depende se você tem alguém que precisa da sua renda, e se a sua herança pode evitar que seus entes queridos fiquem vulneráveis financeiramente após a sua morte.

Conforme a data de vencimento de sua apólice se aproxima, reavalie suas necessidades e descubra se você precisa ou não renovar a sua apólice ou contratar uma nova cobertura. 

Alguns critérios são fundamentais para isso, confira:

  • Você ainda tem entes queridos que dependem do seu apoio financeiro;
  • Sua poupança é insuficiente para cobrir despesas de fim de vida;
  • Você ainda paga grandes dívidas, como o financiamento da casa própria.

Pode ser que depois de 30 anos de apólice, você ainda precise da cobertura do seguro de vida. Se a sua cobertura está perto de vencer, procure pela sua seguradora ou corretor pelo menos seis meses antes de sua apólice expirar.

Do contrário, os seus entes queridos podem ficar alguns meses desprotegidos. Isso acontece devido ao prazo de carência da nova contratação, durante o qual você ficará desprovido de cobertura.

Quer saber qual o valor da cobertura ideal para você hoje? Simule de graça e em menos de 2 minutos o seu seguro de vida com a Calculadora Azos.

O que fazer se você sobreviver a sua apólice e não precisar mais de cobertura 

Se seus entes queridos não precisam mais de sua ajuda financeira, suas dívidas e financiamentos estão quitados, e suas economias podem te garantir uma aposentadoria tranquila e cobrir as despesas habituais do fim da vida, então provavelmente você não precisa mais de seguro de vida.

Nesse caso, basta deixar a sua apólice expirar. Quando ela acabar, a sua cobertura também terá fim. Se assim for, a sua família não receberá qualquer indenização em caso de morte, mesmo no dia seguinte ao vencimento da sua apólice.

É possível sacar o valor de um seguro de vida?

O seguro de vida temporário não pode ser resgatado. Por outro lado, existem algumas modalidades de seguro que oferecem isso, mas nós sugerimos que você não opte por nenhum deles. Já te falamos porquê.

O seguro de vida resgatável pode deixar o seu beneficiário em apuros — e você contratou o seguro de vida justamente para evitar isso. Ao resgatar parte da indenização ainda em vida, você pode deixar “um cobertor curto demais para o seu beneficiário”. Entre o temporário e o resgatável, já falamos por aqui qual o melhor seguro, confira!

Já o seguro vitalício tem mensalidades muito altas e, portanto, menos acessíveis ou vantajosas. Em geral, contratar o seguro vitalício é correr o risco de pecar por excesso. 

É por esse motivo que a maioria das pessoas opta pelo seguro de vida temporário. Claro, ninguém gosta de pagar por algo que nunca usará, mas pense nisso como o seguro do seu carro: você contrata o seguro, mas espera nunca usar o serviço.

Resumindo, uma apólice de seguro temporário fornece a proteção financeira necessária e do jeito que deve ser. Como o seguro de vida não é investimento, o não rendimento do dinheiro não vai prejudicar em nada a sua cobertura ou sua vida financeira.

O que fazer se você sobreviver a sua apólice e ainda precisar de cobertura

Se você ainda tiver dependentes ou responsabilidades financeiras após a data de término de sua apólice, é melhor garantir a renovação ou uma nova cobertura de seguro de vida para você. 

As suas necessidades financeiras hoje são diferentes de 10 ou 30 anos atrás. Por isso, esta é uma oportunidade de mudar para uma apólice ou valor de cobertura diferente e mais adequado às atuais circunstâncias da sua vida.

Mesmo que você, em teoria, não possa estender sua apólice de seguro de vida atual, você pode converter sua apólice temporária em uma apólice de seguro vitalícia ou, se preferir, contratar uma nova apólice.

Aquisição de uma nova apólice de seguro de vida

Se a sua saúde estiver em boas condições, solicitar e comprar uma nova apólice de seguro de vida temporário pode ser mais acessível e simples do que uma modificação de prazo ou tipo de seguro.

O indispensável é que você comece o processo de contratação o quanto antes, assim que concluir que o seguro de vida é ainda fundamental para a segurança financeira das pessoas que você ama. 

Mesmo que você tenha comprado cobertura de seguro de vida antes, alterações em sua saúde ou outros registros podem ser um obstáculo na contratação de um novo seguro de vida. Por isso a gente insiste: quanto mais cedo você começar, mais fácil de lidar caso qualquer empecilho surja durante o novo processo. 

Ao adquirir uma nova apólice temporária, dê preferência a uma indenização em caso de morte menor e a um período de contrato mais curto. E, claro, pesquise e compare para conseguir preços mais acessíveis e competitivos. Aqui na Azos você pode ter o seguro que a sua vida precisa pelo preço que você quer.

Seguro de vida sem exame médico

A contratação de um seguro de vida sem a necessidade de um check up médico não significa que as circunstâncias da sua saúde não serão investigadas. Podem ser requisitados exames anteriores e outros registros hospitalares. 

Aqui na Azos, nós não pedimos qualquer exame ou registro. Para fazer a análise da sua proposta, pedimos apenas que você responda a algumas perguntas no formulário que chamamos de DPS (Declaração Pessoal de Saúde).

Além de acelerar o processo de contratação, esse procedimento é gratuito e totalmente online. 

Seguro de vida em grupo

O seguro de vida em grupo é um benefício oferecido por empresas e empregadores aos seus funcionários e colaboradores. É fácil de obter, mas na maioria das vezes a cobertura não é suficiente para cobrir todas as necessidades da sua família. 

Além disso, como o seguro de vida em grupo é um benefício por contrato de trabalho, caso você mude de emprego ou seja desligado, a sua participação na apólice será anulada também.

Para concluir, se você sobreviver a sua apólice de seguro de vida e não precisar de mais cobertura, basta deixar a apólice expirar. Simples assim. Mas certifique-se que toda a sua vida financeira e a dos seus entes queridos estão em ordem.

Se você ainda precisar de proteção financeira para as pessoas que ama, é melhor estender o prazo da sua apólice de seguro de vida temporária ou contratar um novo seguro de vida. O que não vale a pena é deixar de fazer isso e arriscar a saúde financeira de sua família.