Ter mais proteção e tranquilidade em relação aos imprevistos que podem acontecer é uma das vantagens dos seguros de vida. Por meio desses contratos, você consegue cuidar melhor dos seus beneficiários mesmo em caso de falecimento.

Na hora de contratar, entretanto, pode surgir a dúvida: será que é possível ter mais de um seguro ao mesmo tempo? Para que a sua decisão seja mais consciente, é importante conhecer a resposta para essa questão e entender como fazer uma escolha adequada ao contratar a sua apólice.

Neste artigo, você saberá se é possível ter múltiplos seguros de vida paralelamente e descobrirá como contratar o seu. Confira!

O que é um seguro de vida?

O seguro de vida é um serviço de proteção financeira que tem como principal objetivo garantir que seus beneficiários recebam os recursos contratados em caso de imprevistos.

Na prática, ele serve para transferir determinados riscos para a seguradora, que fará o pagamento do valor contratado caso aconteça alguma das condições previstas em contrato. Por isso, a contratação exige atenção a todas as características de funcionamento de um seguro de vida.

Como funciona o seguro de vida?

Além de compreender o conceito desse seguro, é essencial entender como ele funciona. Na prática, o segurado firma um contrato junto a uma seguradora — a apólice de seguro.

Nesse documento, está previsto o capital segurado. Ele corresponde ao montante que será pago se uma das condições previstas na apólice se concretizar. No caso do seguro de vida, por exemplo, é comum que a cobertura seja válida para morte acidental ou por doenças apresentadas em contrato.

Essas situações cobertas são chamadas de sinistros. Se as condições do contrato tiverem sido respeitadas, há o recebimento de indenização pelos beneficiários ou pelo titular, a depender da cobertura.

Dessa forma, o seguro de vida é uma alternativa para proteger você, seus familiares e outros beneficiários, em caso de falecimento ou doenças. Assim, é possível reduzir ou evitar impactos financeiros que seriam causados pela sua ausência ou diante da impossibilidade de trabalhar.

É possível contratar vários seguros de vida ao mesmo tempo?

Agora que você sabe como funciona o seguro de vida, é interessante saber se há como contratar simultaneamente diversas opções desse tipo. Na prática, é permitido ter mais de um seguro de vida ao mesmo tempo.

Porém, é preciso conferir se a alternativa é vantajosa e se faz realmente sentido para as suas necessidades. Por exemplo, você pode contratar seguros com coberturas diferentes. É o caso de ter um seguro de vida de morte acidental ou por doença, um por invalidez total por acidente e um por doenças graves, por exemplo.

Com mais de uma apólice, há como cobrir uma quantidade maior de situações. Então, na prática, há mais proteção. 

Além disso, é possível ter mais de um contrato de seguro com o objetivo de ampliar o capital segurado. Nesse caso, se houver o falecimento, os beneficiários poderão receber a soma do montante financeiro segurado de todas as apólices.

Entretanto, ao fazer contratos de seguro simultâneos, você também precisará realizar múltiplos pagamentos. Então é necessário avaliar seu planejamento financeiro para conferir se é possível fazer as contratações sem prejudicar suas finanças. 

Ainda, vale a pena ter cuidado com a escolha de seguros em instituições distintas. Cada empresa apresenta as próprias condições, então ter diversos contratos com seguradoras diferentes exige maior atenção com todas as características para evitar confusão. 

Como escolher o melhor seguro de vida?

Até aqui, você descobriu que é viável contratar múltiplos seguros de vida simultaneamente. Porém, só é possível aproveitar os benefícios dessa prática se você souber como selecionar o melhor seguro para cada situação ou necessidade.

Para não ter dúvidas na hora de tomar a decisão, é essencial aprender como escolher o seguro de vida mais alinhado ao que você procura. Confira!

Defina a cobertura ideal para você

O primeiro passo consiste em entender quais são as suas necessidades em relação à contratação. Por isso, comece avaliando a cobertura adequada, tanto em termos de condições como de capital segurado.

Se quiser uma proteção completa, por exemplo, pode ser adequado contratar os três seguros: em caso de morte por doença ou acidente, de invalidez total por acidente e de doenças graves. Já se um deles não fizer sentido para você, é possível abrir mão da cobertura.

Além disso, é interessante analisar o capital segurado mais adequado para a sua realidade. Pense nas necessidades da sua família ou de outros beneficiários para determinar o valor que faz mais sentido na contratação.

Escolha uma boa empresa

Após definir as condições gerais do seu seguro, é indispensável buscar uma seguradora de confiança. Afinal, é essencial ter a segurança de que a empresa fará o pagamento de acordo com as condições contratadas.

No caso da Azos, você pode aproveitar diversas vantagens. Como somos uma fintech, você faz a contratação online, em questão de minutos e sem precisar realizar exames médicos.

Ainda, somos autorizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que garante uma atuação totalmente regulamentada. Conosco, você terá acesso às soluções de uma seguradora com mais de 75 anos de experiência, favorecendo a sua contratação.

Faça uma simulação

Após escolher a instituição na qual fazer o seguro, realize uma simulação. Essa é uma forma de entender qual capital segurado você pode obter, considerando o quanto deseja pagar por mês, entre outras condições do contrato.

Desse modo, você poderá definir como deve ser a apólice ideal para as suas características e necessidades. Se quiser contratar diversos seguros de vida, a simulação também ajuda a analisar o nível de cobertura disponível em cada um.

Analise as condições

Com os resultados da simulação, é o momento de analisar as condições para entender o que é essencial para os seus planos. Tenha atenção a quais são as condições cobertas em cada contrato, de modo a não ter surpresas no momento de solicitar a cobertura. 

Também é importante aproveitar esse momento para tirar dúvidas com a empresa responsável e compreender melhor o funcionamento de cada seguro. Assim, será possível tomar uma decisão mais segura na hora de fazer a contratação.

Como você viu, há como ter diversos seguros de vida ao mesmo tempo, se isso fizer sentido para a sua realidade. Porém, mais que contratar múltiplas apólices, é necessário fazer boas escolhas. Por esse motivo, analise por completo cada alternativa para selecionar o que for melhor para as suas necessidades.

Gostou dessas informações? Se quiser contratar o seu seguro de forma prática, faça agora sua simulação na Azos!