Seguro pet: O que é e quando vale a pena contratar um!

Se você quer proteger seu animal de estimação no dia a dia, vale a pena conhecer o seguro pet. Entenda agora como essa apólice funciona!

Seguros
Seguro pet: O que é e quando vale a pena contratar um!

Você sabia que pode proteger seu animal de estimação com um seguro pet? Ele oferece uma cobertura especializada que traz mais tranquilidade para o seu dia a dia.

Muitos buscam alternativas para proteger seus companheiros de quatro patas, além de procurar um suporte para lidar com emergências cotidianas.

Agora, é possível contar com essa segurança também para o seu pet, com um serviço voltado para as necessidades e saúde deles.

Conheça mais sobre esse seguro de vida e entenda como você pode proteger o seu animal de estimação com praticidade e de forma completa.

O que é o seguro pet?

O seguro pet é uma modalidade de proteção para animais de estimação que realiza a cobertura de uma série de sinistros, promovendo reembolso e pagamento de indenizações. 

Na prática, é um serviço semelhante às coberturas para humanos, mas visando proteger companheiros animais.

Muitas pessoas consideram seus pets como membros da família, e se preocupam com a sua saúde e segurança. Além disso, os custos de cuidar de um animal de estimação, especialmente em imprevistos, podem impactar o orçamento.

Com um seguro pet, o tutor poderá ter mais tranquilidade para consultas e procedimentos, além de um suporte financeiro e emocional para fatalidades.

Atualmente, existem diversas companhias que trabalham com esses convênios. Os animais mais comuns são cães e gatos, mas outras empresas podem trabalhar com animais como roedores e aves, por exemplo.

Como funciona um seguro pet?

O seguro pet funciona da mesma forma que as apólices comercializadas para pessoas.

Na contratação, o tutor inclui os serviços que considera essenciais para seus companheiros animais, como planos de saúde para consultas e indenizações para fatalidades. Alguns dos serviços incluídos são:

  • consultas veterinárias;
  • exames;
  • internação;
  • atendimento domiciliar;
  • vacina;
  • castração.

Além disso, se algo acontecer com o pet, o seguro também pode oferecer apoio para funeral ou cremação.

Isso proporciona maior tranquilidade para o dono, não apenas pelas garantias de saúde, mas também pelo suporte financeiro especializado para lidar com imprevistos.

No entanto, a contratação do seguro de vida pet pode ter algumas condições, dependendo da companhia. Por exemplo, é necessário que o animal esteja imunizado contra doenças e viva em um local seguro, isolado e com proteções.

Além disso, também existem riscos excluídos, como surtos e epidemias de doenças, que precisam ser notificadas para a seguradora continuar protegendo o pet adequadamente.

Qual a importância de contratar um seguro pet?

Contratar um seguro pet é importante para trazer mais tranquilidade ao tutor e garantir uma boa qualidade de vida para o animal de estimação.

Situações imprevistas podem comprometer o orçamento, e nem sempre o dono terá condições de fornecer os tratamentos adequados para seu companheiro.

No entanto, com um seguro de vida para pets, é possível ter mais segurança e um amparo financeiro para cuidar do animal como ele merece.

Além disso, é uma proteção que auxilia não apenas em imprevistos, mas também para prevenir doenças. Afinal, é possível aproveitar planos de saúde para consultas veterinárias e exames.

Dessa forma, o tutor poderá garantir que seu companheiro animal permaneça saudável, sem precisar de intervenções graves.

Quais as características do seguro para pets?

Um seguro pet apresenta algumas características semelhantes, e outras diferentes, das apólices para humanos. 

Nesse caso, antes de avaliar o serviço e contratá-lo, vale a pena conhecer esses pontos. Veja mais detalhes:

Indenização por morte acidental

Assim como o seguro de vida convencional, as proteções para pets também oferecem indenizações para morte acidental.

Se algo acontecer com o segurado, o tutor poderá receber o valor do capital segurado, utilizando para cuidar da ocorrência ou ter um maior amparo para lidar com essa fatalidade.

Cada companhia pode definir suas próprias definições na cobertura, mas, geralmente, inclui situações adversas que não poderiam ter sido evitadas pelo dono.

Indenização por desaparecimento

Uma situação comum que pode acontecer com donos de pets é o desaparecimento. Essa situação pode ser delicada para o tutor, especialmente pelo carinho por esse membro da família.

Dessa forma, se algo acontecer com o animal e ele não for recuperado, ou passar por um trauma que exija atendimento urgente, o dono poderá receber uma indenização.

O valor ajudará a lidar com esse momento e providenciar as devidas ações para encontrar, ou ajudar, seu companheiro.

Cobertura de serviços emergenciais

Além disso, o seguro pet também costuma oferecer cobertura para serviços emergenciais, comuns para animais de estimação, como doenças ou fatalidades urgentes.

Usualmente, esses acontecimentos demandam atendimento imediato, podendo comprometer o orçamento do tutor, especialmente se não estiver preparado.

No entanto, com uma apólice para pets, será possível receber reembolsos e indenizações para esses serviços.

Despesas com funeral ou cremação

Se uma fatalidade acontecer, o tutor poderá contar com o seguro pet para lidar com despesas de funeral ou cremação.

Os membros animais da família também merecem uma despedida, principalmente por serem tão queridos.

Assim, o dono não precisará se preocupar com gastos, tendo um suporte financeiro especializado para lidar com essa situação delicada da melhor forma possível.

Benefícios do seguro pet

Além das características únicas do seguro pet, ter essa apólice pode trazer diversos benefícios para você e para seu companheiro animal.

Veja alguns dos pontos positivos que se destacam:

Ressarcimento de gastos com funeral

O funeral de um pet é uma situação delicada, mas também pode demandar custos emergenciais. Sem uma preparação adequada, o tutor pode sentir impactos no orçamento.

Assim, ter uma apólice para seus companheiros permite oferecer a despedida ideal, sem se preocupar com os gastos.

A maioria das seguradoras que oferecem esse serviço permitem o ressarcimento de despesas, oferecendo mais tranquilidade para o dono.

Proteção para o animal

Um seguro pet também é uma proteção para o animal, que pode ter mais qualidade de vida com esse serviço.

Afinal, ele poderá passar por consultas veterinárias e realizar exames periodicamente, algo que não poderia acontecer sem uma reserva financeira voltada para isso.

Além disso, procedimentos emergenciais não precisam esperar, pois existe a cobertura desses eventos, com indenizações ao tutor.

Desse modo, o animal contará com maior prevenção para doenças, e terá um amparo para cuidados com a saúde.

Tranquilidade para o tutor

Simultaneamente, o tutor também terá mais tranquilidade para cuidar do seu companheiro, sabendo que estará segurado financeiramente.

Ter um pet pode ser recompensador, mas também existem gastos e preocupações com o bem-estar do animal, não apenas em emergências, mas também para proporcionar a qualidade e bem-estar que eles merecem.

No entanto, com um seguro de vida especializado, o dono terá mais conforto ao saber que seu animal está protegido, e terá suporte para lidar com emergências sem comprometer seu orçamento repentinamente.

Quanto custa um seguro pet?

O custo de um seguro pet costuma variar conforme a companhia e as coberturas, mas existem planos disponíveis a partir de R$30 mensais.

O valor é acessível para o tutor, que conta com uma série de serviços e atendimentos emergenciais para seu animal.

Assim como as apólices convencionais, quanto mais coberturas e proteções, maior pode ser o valor do prêmio, dependendo das ofertas que cada companhia possui.

Entretanto, também existe autonomia para escolher as cláusulas que deseja no contrato, considerando as necessidades do seu próprio companheiro animal.

De modo geral, é importante realizar uma cotação antes de contratar o serviço, para encontrar a proposta ideal para o seu perfil.

Quando vale a pena ter um seguro de vida para pet?

Vale a pena contratar um seguro pet se você desejar uma proteção mais completa para o seu companheiro de quatro patas.

Esses animais fazem parte da família, queridos pelos tutores. No entanto, também demandam cuidados e, muitas vezes, trazem despesas.

Para ter mais tranquilidade no dia a dia e oferecer a qualidade de vida que o seu pet merece, é importante considerar uma apólice especializada.

Além de proporcionar mais segurança para seu companheiro de estimação, também terá um amparo financeiro para lidar com emergências.

Por isso, avalie as propostas em empresas certificadas e proteja seu animal com um seguro pet, com praticidade e conforto.

Agora, se vocês está buscando proteger outros membros importantes da família, não deixe de conhecer outras alternativas de seguro de vida que combinem com o seu momento de vida atual! Faça uma simulação e conheça as alternativas Azos.

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.