Conheça o seguro de vida invalidez por doença e saiba se ele faz sentido para você!

Tem dúvidas sobre o seguro de vida invalidez por doença? Então venha conhecer essa modalidade e veja se faz sentido para você!

Seguro de Vida
Conheça o seguro de vida invalidez por doença e saiba se ele faz sentido para você!

Você já considerou um seguro de vida invalidez por doença? Essa pode ser uma alternativa para quem deseja se preparar ainda melhor para os imprevistos do futuro.

Afinal, pode ser difícil prever todos os tipos de fatalidades que teremos que lidar, ou que nossos entes queridos terão que passar. 

Para essas circunstâncias, existem coberturas que podem ajudam a minimizar essas questões e os impactos financeiros que você e a sua família podem ter.

Quer saber mais sobre essa proteção? Então confira o conteúdo especial sobre seguro de vida invalidez por doença e entenda como essa modalidade pode oferecer o suporte ideal.

O que é o seguro de vida invalidez por doença?

O seguro de vida invalidez por doença é uma das coberturas dentro da sua apólice, onde é possível contar com indenizações em caso de sequelas adquiridas por condições de saúde agravadas.

Na prática, é uma cobertura de seguro que funciona como toda apólice, mas com cobertura voltada especificamente para quadros que comprometam a independência do titular de acordo com as regras e definições do produto, a partir de uma doença.

Por exemplo, sequelas de um AVC podem comprometer a capacidade do segurado de realizar suas atividades de sobrevivência sozinho. Nesse caso, existe a cobertura deste seguro, oferecendo uma indenização ainda em vida e se enquadrando dentro das condições contratuais.

No entanto, essa apólice difere do seguro por doenças graves, pois, ao contrário, ela só pode ser ativada quando existir uma situação de invalidez causada por um distúrbio de saúde.

Ainda, vale lembrar que é necessária uma condição de invalidez total, não sendo um serviço destinado à cobertura de diárias de incapacidade temporária, por exemplo.

Qual a importância do seguro de vida invalidez por doença?

Ter um seguro de vida invalidez por doença é importante para que você tenha um suporte financeiro para cobrir despesas e possa oferecer mais conforto para a sua família.

Quadros que comprometem a saúde do titular podem gerar inúmeros custos médicos, que podem ir desde tratamento, medicações e cuidadores.  E nem sempre estamos preparados para arcar com esses gastos.

Com uma apólice deste tipo, também é possível ter uma certa tranquilidade em relação a esses aspectos, principalmente se a renda familiar for comprometida por conta da impossibilidade de trabalho, por exemplo. 

Quais as principais doenças que fazem parte deste seguro de vida?

O seguro de vida invalidez por doença possui alguns quadros principais que fazem parte do seu contrato, como AVC, infarto ou alguns tipos de câncer.

Como ele só pode ser solicitado quando o titular tiver sua independência afetada por determinadas sequelas, a avaliação médica pode variar conforme cada situação.

Além disso, existem outros tipos de doenças que também podem ser consideradas, como:

  • Insuficiência Renal terminal;
  • Cirurgia para tratamento de aneurismas ou dissecções da aorta;
  • Esclerose múltipla;
  • Alzheimer.

Nesse caso, trata-se de condições que invalidam o segurado, que surgem a partir de determinados problemas de saúde.

Entretanto, lembre-se de confirmar com a seguradora sobre as cláusulas do seu contrato de seguro invalidez doença.

Como funciona a cobertura Invalidez Funcional por Doença (IFPD)?

Uma das coberturas oferecidas nas apólices de vida é a Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD), que funciona de maneira semelhante às demais indenizações.

Essa modalidade garante o pagamento do capital segurado no caso de invalidez permanente ou parcial decorrente de doença grave que ocasione a perda da independência.

No entanto, é importante reforçar que esse serviço se comporta como uma cobertura inserida em outra apólice, sendo uma das condições para a solicitação do recurso.

Outro ponto importante a ser mencionado é que, para ter acesso ao seguro de vida utilizando o argumento de invalidez por doença, é necessário que o segurado esteja impedido de realizar suas atividades mais rotineiras, não apenas laborais. 

O que não é coberto pelo seguro de vida invalidez por doença?

O seguro de vida invalidez por doença não cobre condições relacionadas a trabalho que não estejam explícitas em sua cobertura, além de não oferecer indenização para quadros anteriores à contratação.

Inclusive, algumas doenças não são consideradas pelo contrato, incluindo:

  • câncer preexistente à contratação;
  • câncer não invasivo ou não metastático;
  • neoplasia;
  • angioplastia;
  • choque anafilático.

Ainda, qualquer condição que não gere invalidez total e afete a independência do segurado também não entra na cobertura.

Na prática, é importante confirmar com a companhia quais as enfermidades que são, ou não, consideradas.

Benefícios do seguro de vida invalidez por doença

Fazer um seguro de vida invalidez por doença pode trazer uma série de benefícios para o titular e para seus entes queridos.

Por isso, se você está avaliando a possibilidade de contratar esse serviço, vale a pena conhecer alguns desses pontos positivos. Veja mais detalhes:

Proteção própria contra imprevistos

Um seguro de vida invalidez por doença é uma forma de se proteger contra imprevistos futuros. Isso é especialmente importante no caso de pessoas que já possuem um histórico de saúde ou familiar comprometido, e buscam mais tranquilidade para o dia a dia.

Com essa apólice, é possível ter um suporte para lidar com situações delicadas, e deixar sua família protegida.

Segurança financeira

Contratar um seguro de vida é uma forma de ter mais segurança financeira, uma vez que a indenização pode ser usada em vida.

Despesas médicas, de tratamento e os cuidados que o titular pode precisar causam impactos consideráveis no orçamento, principalmente sem uma reserva de emergência voltada para esse tipo de imprevisto.

Nesse caso, para ter uma proteção maior, vale a pena contratar um seguro voltado especialmente para essas situações.

Dessa forma, é possível complementar a renda da sua família, caso ela seja comprometida, e arcar com possíveis custos de saúde que desestabilizaram as suas finanças.

Apólice condizente com a sua realidade

Um dos benefícios do seguro de vida invalidez por doença é a flexibilidade que ele oferece, permitindo contratar uma apólice que seja condizente com a sua realidade.

Ou seja, você poderá ter uma apólice que combina exatamente com o seu perfil, e que poderá atender às suas necessidades e ao seu bolso.

É possível contratar as coberturas que fizerem mais sentido com o seu histórico e preocupações, e receber indenizações com valores que também são adequados para o que você precisa.

Assim, não apenas é uma forma de se proteger para o futuro, mas também um serviço que corresponda ao seu momento de vida.

Invalidez permanente por acidente x Invalidez por doença: Quais as principais diferenças?

A principal diferença entre a invalidez permanente por acidente e a invalidez por doença é o motivo que leva a essa condição, e, como consequência, o tipo de seguro e cobertura que são acionados.

Geralmente, os casos de acidente estão ligados com uma situação inesperada em contexto diário. Por exemplo, fatalidades do dia a dia ou eventos que comprometem a saúde e a independência do segurado.

No entanto, a invalidez por doença é causada exclusivamente por um quadro clínico que afeta o titular de maneira permanente.

Ainda, é comum que a invalidez por acidente atue como uma cobertura, fazendo parte de outro tipo de apólice, enquanto o seguro invalidez por doença pode ser uma condição contratado à parte.

Algumas seguradoras podem oferecer ambas as coberturas, mas ter um seguro para invalidez que contempla apenas acidentes. Nesse caso, é importante confirmar qual a composição do contrato.

Na Azos, você consegue simular o seu seguro invalidez e entender melhor sobre como essa apólice funciona. Venha conferir gratuitamente.

Como acionar o seguro em caso de invalidez por doença?

Se alguma fatalidade acontecer, você pode acionar o seguro invalidez doença entrando em contato com a sua seguradora e apresentando os laudos médicos.

É importante reforçar que essa situação deve ser atestada por um profissional qualificado da área, indicando a perda total da independência por conta de um quadro de saúde.

Uma vez que a companhia analisa os documentos, o depósito da indenização deve ser feito em até 30 dias.

Para evitar burocracias, vale a pena contratar uma seguradora que tenha um canal simplificado para a solicitação, como a Azos, que disponibiliza diversas alternativas online para você ter mais facilidade e segurança na hora de acionar a sua apólice.

Como contratar um seguro de vida invalidez por doença?

Para contratar um seguro de vida invalidez por doença é necessário encontrar uma seguradora da sua confiança e seguir os trâmites necessários.

Cada companhia tem um passo a passo para avaliação, mas a maioria solicita uma análise de perfil e histórico de saúde, e combina os detalhes da apólice antes de seguir.

Na Azos, basta você preencher um questionário simples, diretamente pela internet, e aguardar o retorno, de um jeito simples e acessível. Além disso, lembre-se de confirmar os detalhes do contrato, como quais doenças estão incluídas ou não. 

E não se esqueça de informar sobre seu perfil e condições prévias. Dessa forma, a contratação será mais tranquila e transparente.

Vale a pena ter um seguro de vida invalidez por doença?

Se você deseja se preparar para imprevistos futuros e com um histórico de saúde comprometido, vale a pena considerar o seguro de vida invalidez por doença.

Esse produto é voltado especialmente para te ajudar em momentos difíceis, complementando a renda e arcando com despesas quando você tiver sua independência afetada por um quadro clínico.

Além disso, também atua como um suporte financeiro para lidar com momentos difíceis, e ajudar sua família se for afetado por alguma doença coberta.

Assim, é uma modalidade que vale a pena contratar, especialmente para ter mais tranquilidade no dia a dia.

Ficou interessado e está buscando um seguro de vida invalidez? Então faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento de vida atual!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.