Quem tem doença pré-existente pode fazer seguro de vida? Entenda!

É possível contratar um seguro de vida com doença pré-existente, mas tendo atenção para alguns detalhes. Veja se você consegue fazer e o que considerar!

Seguro de Vida
Quem tem doença pré-existente pode fazer seguro de vida? Entenda!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre fazer um seguro de vida com doença pré-existente, e podem pensar duas vezes se conseguem ter uma proteção adequada. Afinal, diversas condições podem impactar diretamente em condições contratuais, e isso pode ser que te aflija, certo?

No entanto, mesmo com alguns fatores de avaliação importantes a serem considerados, é possível encontrar a apólice ideal para você, desde que todo o processo seja realizado com transparência. 

Afinal, omitir informações antes da contratação pode trazer problemas sérios para a sua proteção. Porém, existem alguns direitos que você, como segurado, possui. Mesmo que tenha quadros clínicos considerados “graves” descobertos antes da formalização contratual. 

Neste caso, o melhor a fazer é entender sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão. E por isso, separamos algumas informações que podem te ajudar. Veja se é possível fazer um seguro de vida com doença pré-existente e qual o impacto dessa condição na sua apólice!

O que é uma doença preexistente?

Uma doença pré-existente é aquela que o indivíduo recebe o diagnóstico em um momento anterior à contratação de um seguro de vida. Ou seja, é uma condição de saúde descoberta antes de qualquer negociação envolvendo apólices e coberturas.

Um seguro de vida é um produto que visa proteger financeiramente o segurado e os seus dependentes no caso de sinistros cobertos pelo contrato.

Nesse caso, algumas das modalidades possuem extensão para o diagnóstico de doenças, permitindo o pagamento da indenização para custos médicos ou para auxiliar na reestruturação do segurado, por exemplo.

Entretanto, antes da contratação do seguro, a seguradora poderá realizar uma avaliação das condições médicas do contratante, pode influenciar na aceitação ou não  da apólice, além de alterar o preço do seguro. Principalmente em situações que podem aumentar o risco de indenização.

Por isso, antes de aprovar um seguro de vida com doença pré-existente, a seguradora realiza uma análise do histórico do contratante, para entender qual o seu perfil e o diagnóstico.

Quais as principais doenças preexistentes?

Não existe um rol determinado de doenças pré-existentes para as seguradoras avaliarem, mas as principais estão relacionadas a quadros clínicos comuns, como:

  • hipertensão;
  • doenças do coração;
  • diabetes;
  • doenças do aparelho respiratório;
  • câncer.

Nesse caso, são condições que podem levar ao falecimento ou invalidez do segurado, e, por isso, devem ser informadas no momento da contratação e avaliação de perfil.

Ainda, vale lembrar que cada companhia pode estipular regras diferentes sobre as coberturas, delimitando suas cláusulas para oferecer seguro de vida com doença pré-existente, desde a indenização por morte até outros suportes, como diárias por incapacidade temporária.

Quem tem doença preexistente, pode fazer seguro de vida?

É possível fazer um seguro de vida com doença pré-existente, mas a possibilidade de contratação depende de cada seguradora e seus próprios critérios.

Como as limitações são flexíveis para cada companhia, as cláusulas podem depender da empresa e do seu entendimento sobre a situação.

No entanto, nenhum interessado pode ser impedido de contatar a seguradora e responder seu questionário, sendo honesto quanto às suas condições de saúde. Dessa forma, a seguradora pode avaliar o caso e aprovar, ou não, a apólice.

Além disso, vale reforçar que omitir informações ou mentir nos questionários para facilitar a aprovação pode ser considerado fraude. 

Posteriormente, se descoberto, a seguradora pode se recusar a pagar a indenização em caso de sinistros relacionados a problemas de saúde não informados previamente.

A seguradora pode negar o pagamento para doenças preexistentes?

A seguradora não pode negar o pagamento do seguro de vida com doenças pré-existentes, caso o segurado tenha declarado no momento da contratação e a seguradora tenha aceitado o risco. 

Inclusive, a seguradora só poderá negar o pagamento caso o cliente tenha omitido a informação por má-fé na contratação do seguro.

Em outras palavras, a não ser que a companhia ateste que houve omissão do contratante, ela é obrigada a seguir com as cláusulas da apólice para eventuais sinistros cobertos.

Por exemplo, se um segurado possuir um quadro de saúde que é diagnosticado apenas posteriormente, ou não existia uma forma de determinar previamente, a companhia deve seguir com as suas obrigações.

No entanto, se comprovada a má-fé, ou seja, omissão de informações no momento da contratação, existe chance de negar o pagamento ou cancelar o seguro, sem a devolução dos prêmios pagos pelo cliente.

Como escolher um seguro de vida para doenças preexistentes?

Para escolher o melhor seguro de vida para doença pré-existente, é fundamental contar com uma boa empresa. A Azos, por exemplo, é referência em seguros de vida e proporciona diversas oportunidades aos interessados em realizar essa contratação.

Além disso, é importante escolher uma companhia com procedimentos simples e suporte acessível, para ser possível contar com a seguradora em todas as etapas.

Antes de escolher a sua apólice, se atente também para outros detalhes, como o capital segurado máximo e a porcentagem de indenizações para cada sinistro.

Desse modo, você poderá encontrar o seguro ideal para atender às suas necessidades, com ou sem doenças pré-existentes.

Lembre-se que é importante informar qual é doença pré-existente durante o processo de contratação, para evitar problemas no momento do pagamento da indenização.

Conheça o seguro de vida Azos

Se você busca alternativas de seguro de vida para doenças pré-existentes, venha conhecer as soluções da Azos, que conta com um catálogo amplo e opções flexíveis para contratação.

Com nosso simulador gratuito, você conhece exatamente o valor do prêmio da melhor cobertura para o seu perfil, e responde todas as perguntas online, sem incômodos.

Além disso, não solicitamos exames médicos durante a etapa de simulação, para que você tenha a liberdade de orçar a melhor apólice com mais facilidade.

Todo o processo é rápido e simples para você estar se proteger de situações específicas no caso do descobrimento de doenças graves. Por isso, venha conhecer o seguro de vida Azos e encontre a opção que combina com você.

Ainda em dúvida para determinar o melhor seguro para o seu atual momento de vida? Fale com a gente e continue a sua contratação!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.