Seguro de acidentes pessoais: O que é e o porquê contratar?

O seguro de acidentes pessoais é uma modalidade simples, mas que pode proteger sua família no caso de imprevistos. Conheça mais sobre essa cobertura!

Seguros
Seguro de acidentes pessoais: O que é e o porquê contratar?

Um seguro de acidentes pessoais pode ser a modalidade que você estava procurando para se proteger contra imprevistos.

Acessível e simples de contratar, essa proteção traz mais segurança e tranquilidade para você ou os seus entes queridos se algo inesperado acontecer.

Além disso, é uma forma de se prevenir contra eventos que comprometem a sua autonomia ou a capacidade de sustentar a sua família.

Por isso, se está procurando um produto mais simples, mas que proporcione o mesmo conforto e tranquilidade no dia a dia, vale a pena conhecer o seguro de acidentes pessoais. Veja como ele funciona e quais as principais coberturas!

O que é o seguro de acidentes pessoais?

O seguro de acidentes pessoais é uma modalidade de proteção que realiza o pagamento de indenizações ao segurado na ocorrência de eventos que levem a lesões físicas incapacitantes ou ao óbito, somente em caso de acidentes.

Em outras palavras, é um tipo de cobertura que garante um suporte financeiro para você ou os seus dependentes no caso de acidentes que afetem a sua mobilidade e autonomia ou até em caso de um acidente fatal.

Essa proteção exige que o evento apresente algumas características, como acontecimento súbito, involuntário e violenta. No entanto, sua proteção é acessível, e permite que você tenha um amparo no caso de imprevistos e fatalidades.

Qual a importância de ter um seguro de acidentes pessoais?

Ter um seguro de acidentes pessoais é importante para ter um planejamento mais eficiente, se protegendo de imprevisibilidades que podem afetar a sua segurança e dos seus entes queridos.

Muitos acontecimentos do dia a dia podem se transformar em uma situação repentina que compromete as suas finanças e o conforto da sua família.

Além disso, é difícil se preparar para o futuro e prever todos os tipos de emergências que podem acontecer. 

No entanto, com uma apólice para acidentes pessoais, o titular terá mais tranquilidade, e pode garantir a proteção daqueles que ama, mesmo no caso de emergências.

Qual a diferença do seguro de vida para o seguro de acidentes pessoais?

O seguro de vida é um produto que traz diferentes coberturas para o segurado, oferecendo indenizações para o caso de falecimento por acidente ou doença. Enquanto isso, a modalidade de acidentes pessoais cobre apenas a morte por acidente, como o nome indica.

Na prática, essa apólice não contempla outros tipos de fatalidades, como casos de óbito por doenças ou de forma natural.

Nesse caso, o seguro de acidentes pessoais é mais simples, pois possui menos abrangência, embora exista a possibilidade de combinar suas cláusulas com outros contratos.

Enquanto isso, fazer um seguro de vida significa estar protegido contra um número maior de situações.

Quais são as principais coberturas do seguro de acidentes pessoais?

Embora simples, o seguro de acidentes pessoais apresenta diversas coberturas para o titular e seus dependentes. Conheça algumas das principais situações atendidas:

Morte Acidental

Usualmente, a contratação de uma apólice contra acidentes pessoais é feita visando proteção financeira em casos de morte.

Por esse motivo, é a principal cobertura que esse produto pode oferecer, realizando o pagamento de indenizações caso o segurado faleça por acidente, em decorrência de um evento imprevisto e violento.

Invalidez permanente total ou parcial

Enquanto isso, acidentes pessoais também podem causar invalidez permanente total ou parcial. Por esse motivo, o seguro realiza a cobertura dessa condição, efetuando o pagamento da indenização para o titular ainda em vida.

Nesse caso, existe a necessidade de avaliação de um perito especializado. Caso existam provas que o evento prejudicou a mobilidade total ou parcial do titular, ele poderá receber o valor do capital segurado proporcional aos danos.

Despesas médicas

Ainda, muitos acidentes pessoais podem levar a despesas médicas consideráveis, que interferem no orçamento do titular e da sua família.

Por isso, o seguro dessa modalidade também permite cobrir por meio de reembolso, custos de tratamento, atendimento e eventuais intercorrências médicas que sejam necessárias para a recuperação e constem no contrato, como diárias por incapacidade temporária, por exemplo.

No entanto, também podem existir outras opções, que estejam englobadas em despesas médicas.

Auxílio-funeral

No caso de fatalidades com o segurado, o seguro de acidentes pessoais também oferece mais conforto para os familiares com o auxílio-funeral.

Essa cobertura não apenas atende sobre as eventuais despesas de enterro, mas torna este momento delicado mais leve para os seus entes queridos, que não precisarão se preocupar com burocracias de funeral.

Quais as situações que o seguro de acidentes pessoais não cobre?

Enquanto isso, se você está considerando contratar o seguro de acidentes pessoais, é importante saber quais situações não fazem parte da cobertura. Veja alguns pontos para se atentar:

Complicações cirúrgicas

Procedimentos e intervenções cirúrgicas podem levar a situações imprevistas que comprometem a autonomia, mobilidade ou vitalidade do titular.

No entanto, o falecimento ou invalidez do segurado em decorrência de cirurgias não recebe cobertura por parte da apólice.

Isso porque não se trata de um evento inesperado, uma vez que existe o risco. Assim, não se caracteriza como acidente.

Morte em causa natural

Ainda, vale reforçar que o seguro de acidentes pessoais não cobre morte de causas naturais. Afinal, a modalidade é voltada apenas para ocorrências por acidentes. 

Embora o falecimento natural possa ser inesperado, ele não atende a todos os critérios que definem o acontecimento.

Essa é uma característica importante dessa apólice, e algo que a difere do seguro de vida convencional, por exemplo.

Doenças

O seguro de acidentes pessoais também não realiza a cobertura de condições decorrentes de doenças, mesmo que leve à invalidez ou perda da autonomia, ou até o falecimento do segurado.

Essa cláusula também se aplica a situações profissionais. Mesmo que a saúde do segurado esteja comprometida e leve a um acidente, a cobertura pode não ser acionada se comprovado que essa foi a causa.

Para quem o seguro de acidentes pessoais é indicado?

O seguro de acidentes pessoais é uma proteção indicada para pessoas que possuem atuações profissionais de risco ou com um estilo de vida que apresente essas características.

Por exemplo, praticantes de esportes radicais e viajantes podem se beneficiar dessa modalidade de apólice.

Além disso, é um produto recomendado para pessoas que dependem apenas da sua vitalidade para sustentar a família, como trabalhadores autônomos e profissionais da área da saúde, com atuação liberal.

Se algo acontecer, a segurança dos seus dependentes pode ficar comprometida. Por esse motivo, são grupos que aproveitarão a cobertura especializada desse tipo de seguro.

No entanto, qualquer pessoa que queira se proteger mais contra acidentes ou situações inesperadas deve considerar essa cobertura, que não possui restrições de adesão.

Quando vale a pena contratar um seguro de acidentes pessoais?

Vale a pena contratar um seguro de acidentes pessoais quando você entender que este é o momento ideal para se proteger de imprevistos no futuro.

Situações como a conquista de um novo emprego que tenha fator de risco pode indicar a necessidade de uma apólice mais especializada.

Além disso, se você estiver planejando atividades mais arriscadas, como viagens ou esportes, pode ser interessante considerar esse produto na organização.

Como contratar um seguro de acidentes pessoais?

Após avaliar o seguro de acidentes pessoais e definir que essa modalidade irá atender às suas necessidades e proteger seus entes queridos, é possível contratar o produto com uma corretora de sua preferência.

Cada companhia possui suas próprias etapas de adesão, e você poderá segui-las para enviar uma proposta e ter seu perfil avaliado.

Por exemplo, a Azos permite que a contratação seja totalmente online, com um formulário simples que nos permitirá conhecer mais sobre você e recomendar a cobertura ideal.

Durante a contratação, confirme todas as cláusulas da apólice e veja as especificações da corretora, para ter certeza de que estará bem-protegido.

Por fim, basta finalizar a negociação e ficar protegido contra acidentes no futuro, tendo mais tranquilidade para realizar os seus sonhos.

Quer contratar um seguro de vida? Então faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento de vida atual!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.