A hipertensão é uma doença coberta nos seguros de vida?
Quer descobrir se existe cobertura para hipertensão nos seguros de vida? Continue a leitura e saiba mais!
17
de
May
,
2022
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, mais de 38 milhões de brasileiros eram afetados pela hipertensão arterial — uma doença crônica que afeta indivíduos de todas as idades. Embora ela possa ser controlada, muitas pessoas têm dúvidas sobre como o quadro pode impactar a contratação de um seguro de vida.
Por isso, antes de recorrer a uma solução financeira desse tipo, é importante entender qual é a relação entre o seguro e o quadro de hipertensão. Ainda, vale a pena compreender como encontrar a apólice certa para essa situação.
Quer descobrir se existe cobertura para hipertensão nos seguros de vida? Continue a leitura e saiba mais!
O que é hipertensão?
A hipertensão arterial é uma doença crônica conhecida popularmente como “pressão alta”. Esse quadro consiste em uma elevação atípica e prolongada da pressão que é exercida pelo sangue ao circular pelo organismo.
Ela se caracteriza por uma medida constante acima de 140 por 90 mmHg. A partir desse patamar, o sistema cardiovascular pode ser comprometido pela condição, com o consequente aumento do risco de efeitos secundários prejudiciais à saúde — e que podem levar à morte.
Em geral, o quadro pode ser causado por fatores como:
- sedentarismo;
- obesidade;
- consumo excessivo de sal;
- placas de colesterol que obstruem as artérias (arteriosclerose);
- tabagismo;
- elevados níveis de estresse;
- histórico familiar e outros.
Seguro de vida cobre uma doença como hipertensão?
Após entender o que é a hipertensão, é preciso considerar o impacto que ela pode causar na contratação de um seguro de vida. Se ela fizer parte das doenças preexistentes, que são aquelas que existem antes de contratar o seguro, a seguradora pode aceitar ou não o risco envolvido.
Desse modo, a contratação pode ser negada a um hipertenso devido à análise de risco de sinistro que a seguradora realiza. Em outras situações, a hipertensão pode fazer com que o valor do seguro de vida fique mais caro — e, em certos cenários, até mesmo inviável.
Como encontrar um seguro com essa cobertura?
Como você viu, uma doença preexistente, como a hipertensão, pode afetar as condições de um seguro ou mesmo inviabilizar a contratação. Porém, isso não significa que você precise ficar sem a proteção.
Em vez disso, basta encontrar uma instituição cujo seguro tenha cobertura para doenças graves como essa. Na Azos, você pode fazer o seu seguro de vida ainda que tenha um quadro de hipertensão.
O processo de contratação é realizado de forma online e exige o preenchimento da Declaração Pessoal de Saúde (DPS). Porém, ao contrário de outras empresas, você não precisará realizar exames médicos. Em vez disso, utilizamos a tecnologia para calcular o valor do seu seguro de maneira personalizada.
Em cinco minutos, você saberá quais podem ser as condições do seu contrato. Se você decidir aceitá-las, em até um dia útil é possível saber se o seu seguro foi aprovado.
Como você aprendeu, embora a hipertensão seja uma doença preexistente em alguns casos, ela não o impede de contratar um seguro de vida. Para isso, é preciso buscar uma empresa que ofereça essa possibilidade, tornando a contratação mais simples e viável para a sua vida.
Essas informações foram úteis? Se quiser contratar seu seguro de vida online e de forma prática, faça sua simulação na Azos!