Entre 2011 e 2021, houve um aumento de 26,61% no número de pessoas com a doença diabetes no Brasil. O país está em sexto lugar no ranking de pessoas diabéticas, o que levanta um questionamento: quem convive com o problema pode contratar um seguro de vida?

Em regra, o fato de uma pessoa estar doente ou possuir um problema de saúde não impede a contratação do seguro de vida. Contudo, pode existir um período de carência ou situações nas quais o seguro não oferece a cobertura.

Neste artigo, você entenderá se quem tem a doença da diabetes pode contratar um seguro de vida e como encontrar um produto com essa cobertura. Não perca!

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença relacionada ao metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina. Esse hormônio é produzido pelo pâncreas e tem como função quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia para as células.

A ausência total ou parcial desse hormônio interfere tanto na queima do açúcar quanto na sua transformação em outras substâncias. Além disso, o aumento da concentração de glicose no sangue pode ser provocado por diferentes situações em relação aos tipos da doença.

Na diabetes tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A doença normalmente ocorre na infância ou adolescência e o tratamento exige a aplicação de injeções diárias de insulina. Já a diabetes tipo 2 torna as células resistentes à ação da insulina.

De maneira geral, a doença — que pode não ser insulinodependente — acomete pessoas acima de 40 anos. Há, ainda, diabetes de outros tipos, como a gestacional ou a associada a outras patologias.

Seguro de vida cobre diabetes?

No passado, muitas seguradoras atuavam de maneira excludente quando se tratava de oferecer seguro de vida para pessoas com diabetes. Isso acontecia porque o grau de risco nessa situação é relativamente alto, já que as possibilidades de complicações de saúde e falecimento são maiores entre quem tem a doença.

No entanto, esse cenário mudou e já existem empresas que trabalham com apólices específicas para esses casos. Então, ao buscar o serviço, não deixe de expressar que você está procurando o melhor seguro de vida para pessoas com diabetes.

Afinal, é importante considerar esse fator tanto no momento de fazer uma cotação pela seguradora quanto na sua escolha pela melhor solução. 

Como encontrar um seguro com essa cobertura?

Como você viu, existem seguros de vida com cobertura para quem possui diabetes. Então é fundamental certificar-se de que a apólice atende às suas reais e possíveis demandas. Esse cuidado envolve avaliar as coberturas oferecidas.

Afinal, elas representam o amparo que você ou os beneficiários receberão da seguradora. Portanto, busque contar com uma parceria que viabilize o seu acesso a um seguro de vida com condições completas para as suas necessidades.

Na Azos, o processo de contratação do seguro de vida é bastante simples e desburocratizado. Afinal, é possível fazer uma simulação online e não há exigência de apresentar exames médicos, por exemplo. Basta preencher a documentação e aguardar a proposta para finalizar a contratação.

Agora você sabe que é importante entender se a apólice do seguro de vida oferece cobertura para a doença diabetes. Por isso, não deixe de contar com uma solução que contemple todas as suas necessidades.

Quer contratar um seguro de vida sem burocracias e por um preço acessível? Então conheça a Azos!