10 dicas de como vender seguros inteligentemente!

Para aprender como vender seguros do jeito certo é fundamental seguir algumas dicas estratégicas. Saiba quais são e como colocá-las em prática!

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10 dicas de como vender seguros inteligentemente!

Se você quer aprender como vender seguros de maneira inteligente e estratégica, precisa conhecer algumas dicas de mercado.

Muitas pessoas se interessam por essa carreira e os benefícios que ela traz, como autonomia e possibilidade de independência financeira.

Além disso, as oportunidades de negócio e a construção de uma rede de contatos também são pontos positivos para quem decide se tornar um corretor.

Por outro lado, o desenvolvimento de uma marca de valor e uma imagem positiva dependem de algumas dicas importantes, especialmente para quem está começando agora.

Para te ajudar, separamos as principais sugestões de como vender seguros corretamente, com orientações para ter os melhores resultados possíveis. Confira!

Por que vender seguros?

Vender seguros é uma oportunidade que permite ao corretor atingir sua independência financeira, realizar sonhos e ter uma carreira bem-sucedida com flexibilidade nas decisões.

Essa atividade permite que você seja seu próprio chefe e controle suas negociações conforme as metas, estratégias e horários que fizerem sentido para a sua realidade. 

Isso proporciona um nível significativo de autonomia profissional e, como consequência, permite que os corretores fiquem mais satisfeitos na área que atuam.

Ainda, em termos de ganhos, saber como vender seguros também traz diversas possibilidades de lucros, por conta das comissões com base nas negociações e na flexibilidade de trabalhar em diferentes projetos, dependendo do seu desempenho e disponibilidade.

Com a construção de relacionamentos sólidos e clientes mais fidelizados, você pode conseguir comissões recorrentes e de longo prazo, a medida que os titulares renovam as apólices ou adquirem mais coberturas, criando uma fonte de renda mais estável ao longo do tempo.

A área também envolve diversas interações com diferentes públicos, desenvolvendo um networking valioso com o público, colegas de profissão e empresas.

À medida que você investe nesses relacionamentos, pode receber referências e criar uma imagem mais profissional no mercado.

E vale reforçar que trabalhar como corretor de seguros pessoa jurídica resulta em uma carga tributária menor, proporcionando uma maior flexibilidade financeira e permitindo que você aproveite ao máximo os ganhos.

Qual a importância de aprender a como vender seguros?

Para aproveitar todos os benefícios e oportunidades dessa carreira, é importante aprender como vender seguros corretamente.

Embora cada profissional seja único e tenha suas próprias estratégias, existem algumas recomendações que tornam o processo mais simples e aumentam as chances de retorno positivo.

No entanto, para isso é importante entender quais as abordagens mais indicadas, especialmente iniciantes, que estão dando o primeiro passo rumo à construção de uma carreira bem-sucedida.

Por isso, ao escolher esse ramo de atuação, vale aprender como vender seguros de forma estratégica, considerando as melhores recomendações profissionais para ter resultados positivos mais rapidamente.

10 dicas de como vender seguros de forma prática

Se você está começando e ainda não sabe como vender seguros de forma prática, vale a pena conferir algumas dessas dicas e implementá-las no seu dia a dia. Confira as recomendações que separamos para se tornar um profissional bem-sucedido.

1. Conheça seu público-alvo

Antes de começar a vender, o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo, quais as necessidades e preferências que ele possui.

Afinal, existem diferentes nichos no mercado de seguros, e cada cliente apresenta suas particularidades. Não saber como ele pensa ou o que procura trará mais dificuldades para concretizar uma negociação.

Além disso, quanto mais você conhecer seu público, melhor será sua abordagem para aumentar as chances de vendas.

Por isso, faça pesquisas relacionadas aos seus futuros compradores. Conheça seus hábitos, demandas e quais os diferenciais que procura. Quanto mais detalhes possuir, melhor será a construção das futuras estratégias.

2. Entenda sobre o produto a ser oferecido

Além disso, é fundamental dominar o produto que você está vendendo antes de começar a oferecê-lo para o público.

Isso porque você deve ter confiança nas suas propostas, para conseguir ser transparente, claro e conciso ao falar com os possíveis compradores.

Existem diversos critérios a considerar nessa avaliação. No caso do seguro de vida, significa estar ciente de elementos como as principais coberturas, os valores de capital segurado oferecidos e dos benefícios de cada cobertura.

Ainda, vale ter ciência sobre os riscos excluídos e outros elementos que influenciam a futura experiência do cliente.

Além de tornar sua apresentação mais clara e convincente, também permitirá construir abordagens que se relacionem diretamente com cada produto, ressaltando os pontos positivos nas proteções.

3. Evite falar sobre a concorrência

Embora seja importante conhecer a concorrência, para aprender como vender seguros corretamente é essencial focar no seu trabalho e evitar falar sobre outros profissionais ou empresas, especialmente com falas negativas.

Esse posicionamento pode impactar sua imagem, parecendo desespero e afastando os potenciais clientes. 

Em vez disso, se concentre em destacar os benefícios exclusivos do seu produto, com uma abordagem que valorize seus diferenciais e traga apenas pontos positivos sobre a proteção.

Ainda, vale se preocupar com sua postura, oratória e estratégias de apresentação, sem focar a atenção nos concorrentes, mas sim no que você tem a oferecer.

4. Construa um diferencial para sua marca

Aprender como vender seguros também significa saber como se destacar entre os concorrentes. Para isso, é importante construir um diferencial para a sua marca.

Existem vários critérios que podem ser um identificador de imagem, como seu atendimento ao cliente, abordagens diferenciadas ou pacotes de produtos personalizados. Na prática, trata-se das características pelas quais você deseja ser reconhecido, seja como autônomo ou como escritório.

Na Azos, por exemplo, apresentamos diversos diferenciais, como o Guardião do seguro, além de um processo de contratação rápido, em até 24 horas úteis, e um simulador completo e sem compromisso.

Esses elementos agregam mais valor a marca, e é importante construir essa vantagem também no que você oferece, trabalhando ela em cada interação.

5. Estude soluções de seguro de vida de maneira aprofundada

O seguro de vida é um produto complexo, com diversas opções e variações que podem influenciar a experiência do contratante.

Nesse caso, investir tempo em um estudo mais aprofundado sobre as suas coberturas permitirá compreender as necessidades específicas de cada cliente.

Além disso, dará a capacidade de oferecer soluções personalizadas que se alinham com as metas e situação financeira do público, agregando um valor significativo e construindo uma relação de confiança.

No entanto, existem diversas alternativas disponíveis para estudar. Nesse caso, a recomendação é definir seu público-alvo e focar em alguns nichos que façam sentido para ele. Dessa forma, o estudo será mais simples, permitindo se aprofundar adequadamente nas possibilidades de proteção.

6. Invista em tecnologia

A tecnologia desempenha um papel fundamental em diversos segmentos comerciais, e não seria diferente no mercado de seguros. Investir na modernização permite que você alcance uma melhor produtividade operacional e aprimore o atendimento ao cliente.

Ferramentas de gestão ou mesmo recursos que automatizam processos podem reduzir as tarefas mecânicas e diminuir os erros humanos, transformando a experiência do usuário.

Enquanto isso, também permite que você analise os dados das suas vendas com mais solidez, gerando estratégias e tendo percepções concretas sobre como melhorar.

A tecnologia tem a função de facilitar os seus procedimentos, desde o primeiro contato com o cliente até a renovação de apólices ou contato posterior para acionar a indenização.

Internamente, é uma forma de se integrar com outros consultores parceiros e seguradoras, ampliando sua rede de assistência.

Na prática, trata-se de um investimento essencial para se adaptar ao crescente cenário digital e acompanhar a evolução das formas de vender seguro de vida.

7. Utilize as redes sociais

Além das ferramentas de tecnologia, outro investimento importante para quem deseja aprender como vender seguros é utilizar as redes sociais.

Essas plataformas se apresentam, cada vez mais, como aliadas dos profissionais da área, permitindo a construção de um relacionamento mais sólido com os clientes, além de promover seus serviços com mais facilidade.

Por isso, vale a pena considerar ter perfis nos principais sites de relação, como LinkedIn, Facebook e Instagram. 

E para ampliar a sua presença digital, compartilhe conteúdos relevantes, com dicas de proteção financeira e cases de sucesso. Isso ajuda a desenvolver sua imagem para o mercado de seguros online e atrair possíveis contratantes.

8. Construa um site para vender seguros

Junto das redes sociais, uma estratégia interessante para ampliar sua presença e facilitar as negociações é construir um site para vender seguros com mais transparência e praticidade.

Ter um portal especializado se tornou fundamental atualmente, especialmente para atingir o público que migrou para esse cenário.

Além disso, é um meio seguro e prático de informar sobre seus casos de sucesso, destacar sua experiência, credenciais e expor depoimentos positivos para a sua marca.

Assim, vale a pena construir um site para vender, mesmo que seja simples, como uma landing page onde os clientes em potencial poderão entrar em contato diretamente.

Isso facilitará o processo de informação e negociação, com links e atalhos para os usuários encontrarem seus perfis nos meios de contato que mais preferirem.

9. Construa uma rede de relacionamento

A construção de uma rede de relacionamentos é fundamental para quem está aprendendo como vender seguros e deseja ter mais sucesso nessa carreira.

Serão os seus contatos que permitirão o crescimento da sua marca, seja ela como profissional autônomo ou como escritório.

E esse investimento não envolve apenas clientes, mas também uma rede de parcerias com diferentes nichos, como empresas do setor e colegas de profissão.

Se relacionar com seguradoras ou insurtechs confiáveis, como a Azos, eleva a sua presença e posicionamento como especialista, além permitir o desenvolvimento de um networking de qualidade.

Ainda, colaborar com parceiros pode ampliar suas oportunidades de negócios e permitir que você ofereça melhores soluções aos contratantes.

Por esse motivo, além do relacionamento com os clientes, que é fundamental, ao aprender como vender seguros, também procure uma rede estratégica relacionada ao mercado.

10. Tenha um bom atendimento

O atendimento ao cliente é um dos pilares mais importantes para aprender como vender seguros de maneira prática e eficiente. Afinal, o contato com o cliente é o primeiro passo para negociar suas soluções.

Por isso, certifique-se de estar acessível, ser responsivo e prestar um serviço de alta qualidade, com qualidades como empatia e humanidade, para acolher as necessidades de cada indivíduo e oferecer orientações claras e confiáveis.

Um bom atendimento pode fazer a diferença na decisão de um cliente em fechar um negócio e contribuir para a construção de uma reputação positiva no mercado.

Bônus: Foque na fidelização de clientes

E como dica bônus para aprender como vender seguros de maneira estratégica, vale a pena falar sobre a fidelização de clientes, um processo crucial para o sucesso a longo prazo.

Clientes satisfeitos não apenas renovam suas apólices, mas também podem indicar seus serviços a amigos e familiares. Esse movimento torna sua imagem mais positiva, além de ampliar sua base de vendas.

Por isso, procure manter contato regular com seus contratantes já existentes, lembrando sobre suas apólices, datas de renovação e possíveis atualizações. 

Também considere desenvolver benefícios especiais para clientes fiéis, como negociações personalizadas e brindes, mostrando que existe a valorização da relação.

A longo prazo, será possível gerar um fluxo de negócios com recebimentos mais estáveis, auxiliando na construção da sua carreira.

Saiba como vender seguros com a Azos

Após aprender como vender seguros de maneira estratégica, o próximo passo é se tornar um parceiro Azos para aproveitar uma série de benefícios exclusivos para você.

Por exemplo, oferecemos uma Plataforma de Gestão completa, com a possibilidade de realizar o gerenciamento de contratos e apólices em um só lugar. Além disso, também possui acompanhamento fácil e rápido da carteira de clientes, com acesso inclusive pelo celular.

Nossos serviços são 100% digitais, com menos burocracia e maior autonomia para os envolvidos, seja o cliente ou o corretor. A automação de processos e envio de informações por e-mail torna as negociações ainda mais simples.

E no dia a dia, você poderá alterar informações sobre as apólices com rapidez utilizando nossa plataforma exclusiva.

Para saber como vender seguros com a Azos, basta se inscrever em nosso formulário, informando alguns dados básicos e se tornando parceiro de uma empresa confiável e moderna. Conheça nossos diferenciais e seja um parceiro!

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