Seguro de vida deve ser para sempre?

Na verdade, não. Desde que em algum momento você não tenha mais quem dependa da sua renda ou da sua ajuda.

Seguro de Vida
Seguro de vida deve ser para sempre?

O seguro de vida vitalício, diferente do temporário, significa que a cobertura não tem um prazo de validade. Você pode contar com ela durante toda a sua vida.

Já no caso do seguro de vida temporário, em algum momento — e se ainda for necessário — você precisará renová-lo.

Mas, vitalício ou não, você pode decidir por um fim em qualquer cobertura quando quiser. Se em algum momento você julgar que já não é mais interessante para você e sua família ter uma cobertura financeira com o seguro de vida, é só cancelar a sua apólice

Por quanto tempo preciso ter um seguro de vida?

Seja qual for o tipo de seguro de vida — temporário, vitalício ou resgatável —, o importante é que você tenha um enquanto tiver alguém que dependa da sua renda.

O que mais importa é proteger quem você ama, caso algum imprevisto aconteça com você. Mas há algumas diferenças entre eles que você precisa saber antes de decidir qual se adequa melhor às suas necessidades e às de sua família. 

Seguro de vida temporário

Como o próprio nome já diz, o seguro de vida temporário tem um prazo para terminar. É exatamente essa condição que faz do seguro de vida temporário uma ótima escolha para a maioria das pessoas (além da mensalidade bem mais em conta, claro).

Se você tem um filho recém-nascido ou pretende ter em breve, adquirir um seguro de vida temporário com duração de 30 anos é uma excelente decisão.

Fale com um especialista Azos agora, e veja como um seguro de vida temporário pode deixar seu sono bem mais tranquilo.

Seguro de vida resgatável

O seguro de vida resgatável é uma opção para quem procura proteger as pessoas amadas, mas que procura a possibilidade de sacar o dinheiro que já foi pago à seguradora.

Vale lembrar que seguro de vida não é um investimento. Há formas mais eficientes e rentáveis para investir o seu dinheiro sobrando. Por isso, não consideramos o seguro de vida resgatável seja interessante para o seu planejamento orçamentário. 

Além disso, a proteção financeira desse tipo de seguro deixa um pouco a desejar. As mensalidades são altas e oferecem coberturas baixas quando comparadas ao seguro temporário.

Se você acredita que precisará de algum valor circunstancial, aconselhamos a organizar o que chamamos de “colchão” — um dinheiro extra apenas para situações emergenciais — paralelo à cobertura do seguro de vida.

Seguro de vida vitalício

O seguro de vida vitalício, ao contrário dos dois anteriores, não tem prazo para acabar. A cobertura costuma ser alta, mas assim também são as mensalidades. Por isso o seguro de vida vitalício é tão desanimador para a maioria das pessoas.

A boa notícia é que você precisa de um seguro de vida apenas enquanto tiver dependentes financeiros. A não ser, claro, que você queira ajudar ainda mais quem você ama e deixar uma cobertura para que possam realizar ainda mais sonhos.

Para isso, é necessário manter as mensalidades em dia para que a apólice fique sempre ativa, eis o porquê de vitalício.

Quanto de cobertura eu preciso?

Antes de decidir qual tipo de seguro de vida você precisa, é melhor pensar quanto de cobertura é mais adequado para seu estilo de vida. Sobre isso, nossos especialistas aconselham a ter uma cobertura de 10 a 15 vezes a sua renda anual. 

Como você pode ver, não é necessário contratar coberturas milionárias. O ideal é assegurar o estilo de vida que você construiu para quem você ama até agora, caso algo aconteça.

Vale a pena ter um seguro de vida?

Se você tem alguém que depende da sua renda e deseja ajudá-lo mesmo quando ausente, então vale a pena ter um seguro de vida, sim.

O seguro de vida, vitalício ou não, ajudará as pessoas que dependem de você a manter não só as contas em dia, mas os planos que vocês construíram juntos também.

Só tem uma coisa: se você já sabe que precisa de um seguro de vida, não espere até amanhã. Quanto antes você adquirir um, mais barato sairá e melhor será sua noite de sono. Você pode entender melhor sobre isso falando com um dos nossos especialistas.


Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.