Contratar serviços no mercado de seguros é uma tarefa que demanda muita atenção. Afinal, existem diversos aspectos que você deve analisar para comparar as ofertas que duas ou mais seguradoras no Brasil oferecem.

Isso porque a contratação é essencial para garantir segurança para você e sua família em caso de imprevistos. Dessa forma, fazer uma boa escolha é imprescindível para minimizar as chances de lidar com contratempos ao acionar a cobertura contratada. 

Quer saber como comparar valores e benefícios entre duas seguradoras? Acompanhe a leitura deste artigo para descobrir como realizar uma boa análise e selecionar a melhor alternativa!

O que são e para que servem as seguradoras?

Primeiramente, é interessante que você entenda como as seguradoras atuam no Brasil. Como o nome sugere, elas são as empresas que oferecem serviços financeiros de seguro para os clientes. Na prática, as seguradoras assumem os riscos indicados na apólice.

Para isso, o contratante deve pagar uma quantia referente à contratação, conhecida como prêmio. Desse modo, quando há a ocorrência de um sinistro incluso na cobertura, a empresa paga a indenização prevista.

Para entender melhor a atuação da seguradora, considere os seguros de vida. Neles, há diversas situações nas quais a empresa pode ser acionada. O principal é em caso de falecimento do segurado, mas também é possível contratar coberturas contra doenças ou invalidez.

Assim, diante de um sinistro, o titular ou os beneficiários recebem a indenização contratada. Todas as regras da contratação são indicadas na apólice, que formaliza o acordo com a seguradora. Já o serviço ofertado é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O órgão também fiscaliza a atuação das seguradoras, que devem ter autorização para atuar e seguir as regras previstas pela Susep. Inclusive, a Superintendência recebe e avalia reclamações apresentadas pelos segurados, se necessário.

Quais as principais diferenças entre as apólices disponíveis no mercado?

Agora que você sabe mais sobre a atuação das seguradoras, é preciso conhecer as diferenças que existem entre as apólices de seguro disponíveis no mercado. Assim, será mais fácil iniciar sua comparação entre os serviços desse mercado.

Saiba quais costumam ser os pontos de distinção nesse tipo de contrato!

Personalização da oferta

Uma das principais diferenças entre as apólices está na personalização da oferta. Em muitos cenários, é comum que o cliente receba uma oferta genérica e que pouco se alinha ao seu estilo de vida e suas demandas no seguro.

Portanto, o primeiro ponto a comparar deve ser, justamente, as características da oferta. Afinal, caso você opte por avançar na contratação com determinada seguradora, é essencial que o seguro tenha alinhamento com seu perfil e suas necessidades.

Preço

A outra diferença está no preço a ser pago. Logo, ainda que você esteja analisando empresas que oferecem o mesmo serviço, é natural que cada uma tenha regras diferentes para estabelecer o prêmio que cobrarão dos clientes.

Nesse sentido, os montantes costumam ser um ponto importante em sua análise, pois o ideal é encontrar o melhor custo-benefício. Isso significa buscar a seguradora que oferece o serviço mais completo com prêmio adequado para o seu planejamento financeiro. 

Cobertura do serviço

A cobertura do seguro é outra diferença que existe entre as apólices. Cada instituição consegue cobrir cenários diferentes para os clientes e, em certos casos, há seguradoras que não cobrem determinados sinistros. 

Desse modo, é imprescindível conhecer os termos presentes na apólice e os cenários nos quais é possível acionar a cobertura. Assim, ao comparar esses três pontos, você terá uma base mais sólida para a sua tomada de decisão acertada.

O que avaliar na hora de escolher um seguro de vida?

Como você viu, cada apólice de seguro funciona de uma forma diferente. Logo, avaliar as condições ajuda a selecionar a seguradora. Além disso, é preciso entender quais são os outros pontos para analisar na hora de escolher um seguro de vida.

Confira o que você deve observar na contratação!

Planejamento financeiro

O primeiro ponto para considerar é o seu planejamento financeiro. Como você viu, a contratação de um seguro requer o pagamento de um prêmio para a seguradora. No caso dos seguros de vida, é comum que a destinação de valores aconteça mensalmente. 

Dessa forma, é fundamental que você faça um planejamento financeiro para definir a quantia ideal para sua realidade. Com isso, será possível contar com a proteção que o seguro oferece sem comprometer o seu orçamento familiar. 

Com a Azos, por exemplo, você tem acesso a ofertas que podem se adequar aos mais diversos perfis financeiros. Assim, será mais fácil encontrar uma alternativa que se encaixe no seu orçamento.

Coberturas do seguro

As coberturas também são pontos essenciais para avaliar os seguros de vida. Além do falecimento, é preciso pensar se existe cobertura para doenças e para a morte acidental, por exemplo.

Portanto, você precisa definir quais são os pontos que precisam estar presentes na apólice — e vale a pena contar com o suporte da família para essa decisão. Dessa maneira, será mais fácil identificar as seguradoras que podem atender às suas necessidades.

Como comparar valores e benefícios entre as alternativas do mercado?

Até aqui, você teve a chance de aprender o que avaliar em uma apólice de seguro. Agora, é preciso saber como comparar os valores cobrados pelas seguradoras e os benefícios que elas oferecem para você e sua família. 

Nesse sentido, você pode começar a análise pela simulação do seguro em cada empresa. Essa atividade permite ter uma compreensão inicial de como cada seguradora trabalha e quais tipos de cobertura elas podem oferecer.

Após cada simulação, você poderá fazer uma lista das melhores ofertas para o seu estilo de vida. Com isso, será possível criar um filtro inicial que ajudará a reduzir as opções, facilitando a decisão.

Outro ponto para conferir são os benefícios inclusos no seguro. Eles podem ser entendidos como serviços extras que a seguradora oferece, além do básico da apólice. Portanto, você pode considerá-los diferenciais para ajudar na sua escolha.

Como selecionar a melhor seguradora no Brasil?

Além do que você conferiu até aqui, há outros pontos para analisar sobre uma seguradora. É interessante, por exemplo, avaliar o atendimento prestado. Afinal, um canal aberto de diálogo permite criar um laço de confiança com a empresa. 

O custo-benefício é outro ponto que deve ser avaliado para escolher a melhor seguradora. Afinal, não basta apenas ter um bom preço. As coberturas também devem ser condizentes com seu estilo de vida e exigências pessoais. 

Com a Azos, você poderá contratar um seguro de vida, de invalidez permanente ou de doenças graves online, de forma prática e segura. Além disso, terá a chance de pagar um valor que cabe no seu orçamento, com coberturas que atendem às suas necessidades.

Como você viu, comparar seguradoras no Brasil não precisa ser um desafio. Ao conhecer quais são os pontos mais importantes para avaliar ao comparar os valores e benefícios, será mais fácil fazer uma escolha estratégica na contratação do seguro. 

Quer contratar um seguro alinhado com seu estilo de vida? Faça a sua simulação conosco da Azos!