As condições referentes às suas emoções e ao seu bem-estar psicológico tem impactos que podem se tornar físicos. Portanto, dar a atenção necessária a esse assunto pode trazer diversos benefícios para o seu cotidiano.

Quer entender como isso é possível? Descubra o que é saúde mental e saiba como ela se relaciona à felicidade!

O que é saúde mental?

A saúde mental é um conceito que se refere não apenas à Psicologia, mas também à rotina das pessoas. Isso porque ela reúne aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é “uma condição de bem-estar em que o indivíduo conhece suas habilidades, é capaz de lidar com os desafios cotidianos, consegue trabalhar produtivamente e contribui para a comunidade”.

Portanto, o conceito não envolve apenas ter ou não distúrbios psicológicos. A saúde mental, então, está relacionada à saúde emocional, à autopercepção e à maneira como cada pessoa interage no mundo.

Devido à relevância desse tema, no Brasil existe a Política Nacional de Saúde Mental. A coordenação é feita pelo Ministério da Saúde, e abrange todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais são os aspectos relacionados a uma boa saúde mental?

Considerando que a saúde mental pode ser diferente para cada pessoa, é importante buscar meios de medir e acompanhar essa sensação, certo? Uma das formas de fazer isso é conhecer os indícios de uma condição adequada. 

Entre os sinais de uma boa saúde mental, estão:

  • sono regulado;
  • níveis de estresse controlados;
  • saúde física equilibrada, sem sofrer efeitos emocionais;
  • autoconhecimento;
  • sentimentos que incluem motivação, interesse, otimismo, entre outros.

No entanto, vale lembrar que cada pessoa é única e que as condições se manifestam de maneiras diferentes em cada um. 

Quais os riscos de não cuidar da saúde mental?

Como você viu, ter a saúde mental em dia gera efeitos positivos em diversas áreas da vida. Porém, o oposto também é verdadeiro, o que evidencia o motivo pelo qual é essencial dar atenção a esse tema.

Quando você não cuida o suficiente da saúde mental, a sua qualidade de vida é diretamente afetada. Isso acontece porque você não terá total capacidade para lidar com as questões cotidianas — e é uma situação que tende a se agravar.

Logo, seus relacionamentos podem ser impactados, assim como sua atuação profissional. Além disso, é provável que existam reflexos na sua saúde física, com risco de desenvolver ou agravar algumas doenças (em maioria aquelas desencadeadas pela baixa imunidade).

Sem os devidos cuidados, o tratamento pode ficar mais difícil com o tempo. Por outro lado, cuidar do bem-estar e da saúde mental só tende a melhorar a sua vida como um todo.

Qual a relação entre saúde mental e uma vida mais feliz?

Considerando que a saúde mental é tão importante, faz sentido conectá-la diretamente com a felicidade. Afinal, se você estiver em equilíbrio consigo, com seus relacionamentos e com as diversas áreas da vida, é provável que se sinta mais feliz.

Segundo o estudo "Origins of Happiness", da Universidade Princeton, essa relação pode ser comprovada pela ciência. Com base nos estudos realizados, uma condição de saúde mental adequada pode elevar a sensação de felicidade em até 20%.

Ao mesmo tempo, vale notar que essa é uma relação dupla. Afinal, sentir-se feliz também pode elevar o nível de saúde mental. Logo, ter esse cuidado com o seu bem-estar emocional pode gerar um efeito cascata positivo em toda sua vida.

Como melhorar a saúde mental?

Sabendo que cuidar da saúde mental é tão importante quanto dar atenção à parte física, vale a pena buscar meios de se tornar mais saudável mentalmente. Para tanto, vale a pena implementar hábitos que fazem a diferença na qualidade de vida e na rotina. 

Ao continuar a leitura, você descobrirá dicas que podem ajudá-lo a cuidar da saúde mental!

Tenha uma boa alimentação

Ter atenção com o que você come não é uma questão ligada apenas à estética ou à saúde física. A composição da alimentação também interfere nos resultados da mente e na sua sensação de bem-estar.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, estudos revelam que existe uma ligação entre nutrição e saúde mental. Dietas pobres em nutrientes, por exemplo, podem desencadear ou agravar quadros de depressão.

Pratique exercícios físicos

Outro hábito saudável que pode fazer bem para a mente é a prática de exercícios físicos. Isso acontece porque, durante esse tipo de atividade, o cérebro libera neurotransmissores, como a serotonina.

Essas substâncias conferem a sensação de bem-estar, satisfação e felicidade. Por isso, atividade física e saúde mental são assuntos totalmente ligados. Ademais, o cuidado com o bem-estar do corpo evita doenças e pode aumentar a disposição, fazendo com que você se sinta melhor.

Diminua o estresse na rotina

Também é importante buscar meios de ter uma rotina menos estressante. Isso significa, por exemplo, focar na saúde mental no trabalho. Buscar um ambiente saudável e desenvolver atividades que despertem seu interesse são dois pontos para considerar.

Outra dica é ter atividades de lazer e manter um hobby. Para aliviar ainda mais o estresse, práticas como meditação e yoga costumam ajudar. Dessa forma, existe a chance de manter suas emoções sob controle de uma forma positiva.

Cuide melhor do seu dinheiro

Talvez você não saiba, mas a vida financeira também está relacionada à saúde mental. Afinal, ter uma vida financeira complicada só gera mais preocupações e outros problemas, o que aumenta o estresse e afeta o bem-estar emocional.

Em vez disso, elabore um planejamento financeiro, procure sair das dívidas e comece a tomar decisões mais conscientes. Ainda, pense no futuro e defina quais ações devem ser tomadas para conquistar os seus objetivos. 

Por exemplo, a contratação de um seguro de vida. Quando o serviço oferece a cobertura certa para as suas necessidades, ele protege não só você, mas toda a família. Como consequência, você terá mais tranquilidade no dia a dia. 

Ao cuidar da saúde mental, você protege um elemento essencial para o seu bem-estar e para a sua felicidade. Assim, você pode se sentir melhor e com uma vida mais completa.

Se quiser começar a realizar as mudanças desde já, fale com um de nossos consultores Azos e veja como contratar seu seguro de vida!