O planejamento financeiro é um hábito que deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Para isso, você pode aproveitar o início de um novo ano para mudar algumas atitudes e colocar a organização das finanças em prática.

Isso permite entender como você gasta o seu dinheiro e ajuda a encontrar oportunidades para economizar. Assim, é possível estabelecer estratégias para alcançar seus objetivos ao longo do ano.

Quer saber como fazer isso? Com este artigo, você aprenderá 5 dicas para montar um planejamento financeiro para 2022. Não perca!

O que é o planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal ajuda a garantir uma boa gestão do seu dinheiro. Ele pode ser definido basicamente como uma estratégia, que consiste em definir qual será o caminho seguido em relação à gestão das suas finanças. Isso ajuda a traçar um plano de ação para conquistar seus objetivos.

É importante acompanhar os resultados e fazer as mudanças que forem necessárias ao longo do tempo. Assim, o planejamento envolve um plano quanto ao uso do dinheiro, por meio da definição de metas e objetivos financeiros.

A partir dessas informações, você pode definir um orçamento, que pode envolver reorganizações financeiras e corte de gastos. Tudo dependerá do seu estilo de vida e das suas necessidades atuais.

Qual é a importância do planejamento financeiro?

Devido ao seu objetivo, o planejamento financeiro pessoal exerce um papel fundamental na vida das pessoas. Por meio dele, você pode garantir que seus recursos financeiros serão suficientes para manter seu padrão de vida e realizar suas metas de ano novo, por exemplo.

Ademais, o planejamento das finanças ajuda a solucionar problemas de endividamento, aumenta a segurança financeira e melhora a previsibilidade de uso do capital. Logo, ao colocá-lo em prática, você pode conquistar maior estabilidade financeira.

Essa também é uma forma de otimizar a tomada de decisão e evitar hábitos negativos, como comprar por impulso. Assim, o planejamento ajuda a ter uma relação mais positiva com o dinheiro, reduzindo as dificuldades em relação ao orçamento.

5 Dicas para fazer um planejamento financeiro eficiente

Agora que você conhece a importância do planejamento financeiro, entenda como colocá-lo em prática em 2022. Confira as 5 dicas a seguir:

  1. Organize suas finanças

O planejamento financeiro envolve conhecer suas despesas e rendimentos. Uma dica para isso é anotar todos os seus gastos mensais — tanto os fixos quanto os variáveis. Também pode ser interessante dividi-los em categorias.

Assim, você consegue fazer diagnóstico financeiro atual — o que ajuda a identificar se a sua renda está compatível com seus gastos. Isso permite, ainda, encontrar pontos de melhorias, especialmente para gastar menos e evitar dívidas.

Por exemplo, alguns custos podem ser frequentes na sua rotina, mas não são necessários, como pacotes de serviços. Dessa forma, vale analisar o que você realmente precisa durante o mês e o que pode ser cortado das despesas sem causar problemas.

Outra dica relevante é definir suas prioridades, especialmente se o orçamento mensal for limitado. Assim, você garante o que é mais importante para você e sua família em 2022. 

  1. Estabeleça objetivos

Após definir suas prioridades, vale estabelecer os objetivos financeiros para seu próximo ano. Liste tudo o que você pretende conquistar em 2022 e comece a traçar estratégias para alcançar suas metas.

Ter um plano consistente e seguro ajuda a segui-lo sem desistir. A medida também possibilita analisar a sua situação financeira com maior segurança para evitar gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento e prejudicar o processo.

Nesse momento, vale pensar nas metas de longo prazo que você deseja começar a colocar em prática. Exemplificando: se o seu objetivo é construir patrimônio para ter uma aposentadoria mais tranquila, é importante começar a fazer investimentos o quanto antes.

  1. Crie uma reserva de emergência

Criar uma reserva financeira é um dos pontos essenciais do planejamento financeiro. 

Para isso, é preciso conhecer seus custos de vida atual e guardar dinheiro suficiente para cobrir suas despesas por um período de, no mínimo, 6 meses.

Se quiser aumentar a segurança financeira, a reserva pode conter montantes maiores. O importante é que o dinheiro seja utilizado apenas em momentos de imprevistos, como em caso de perda do emprego. Afinal, o foco é evitar dificuldades financeiras e endividamento.

O dinheiro guardado pode ser investido em investimentos com alta liquidez e segurança. Assim, ele poderá ser usado sempre que for necessário.

  1. Utilize a tecnologia como auxiliar

Embora muitas pessoas ainda prefiram utilizar papel e caneta, contar com boas ferramentas facilita bastante o processo de planejamento financeiro. Você pode utilizar planilhas personalizadas, por exemplo, com gráficos e outras funções que otimizem o trabalho.

Nós desenvolvemos uma ferramenta para você controlar suas finanças, de uma forma simples e descomplicada - é só fazer o download gratuito da nossa planilha e começar a se organizar! 

Também é possível contar com aplicativos financeiros que podem ser baixados no seu smartphone. Assim, sempre que houver um gasto, você pode anotá-lo em tempo real. Existem opções pagas e gratuitas no mercado, com as mais diversas funcionalidades.

Portanto, a escolha dependerá das suas necessidades. Vale a pena pesquisar para encontrar a alternativa mais adequada — com a qual você melhor se adapte.

  1. Considere fazer um seguro de vida

Fazer um seguro de vida também pode ajudar o seu planejamento financeiro para 2022. Existem diversos benefícios de contar com o plano — como a proteção financeira que ele oferece à sua família.

Se os seus familiares dependem majoritariamente de você para o sustento, é fundamental pensar nessa possibilidade. Assim, diante de sinistros cobertos pela apólice, você e sua família terão os recursos necessários para custear as despesas.

Além disso, se um dos seus objetivos é construir patrimônio, é importante ter em mente que uma urgência pode prejudicar esse esforço. Caso seus recursos sejam consumidos rapidamente por um problema de saúde, por exemplo, haverá impacto na sua qualidade de vida.

Dessa forma, fazer um seguro de vida garante que suas finanças serão mais bem aproveitadas no futuro. Afinal, a indenização pode englobar diferentes tipos de cobertura — como por morte ou por invalidez. Então, ao ajudar a proteger o patrimônio, o seguro colabora com o planejamento financeiro familiar. 

Seguindo essas 5 dicas, você poderá fazer um planejamento financeiro muito mais eficiente em 2022. Lembre-se de que é possível contar com a tecnologia para facilitar a tarefa e garantir resultados ainda melhores para o seu orçamento.

Conte com a Azos para garantir que seu planejamento financeiro esteja seguro. Converse com um dos nossos especialistas e entenda melhor como podemos te ajudar.