Como vender seguro de vida: Confira as melhores dicas

Antes de aprender como vender seguro de vida, vale a pena conhecer algumas dicas de negócio. Confira as melhores recomendações para ter sucesso na área!

Seguro de Vida
Como vender seguro de vida: Confira as melhores dicas

Se você deseja aprender como vender seguro de vida de forma estratégica, vale a pena conferir algumas dicas para começar, já que além de agregar valor para sua empresa, essa modalidade está entre uma das mais populares desse mercado. 

No entanto, para aproveitar os benefícios dessa alternativa, é fundamental saber como desenvolver as melhores abordagens conforme o seu público.

Confira dicas de como vender seguro de vida com inteligência e sugestões para colocar esse conhecimento em prática!

Por que vender seguro de vida em sua corretora?

Vender seguro de vida na sua corretora pode ser uma oportunidade de negócio lucrativa, além de trazer vantagens para os clientes.

A busca por proteção, especialmente personalizada, torna esse mercado movimentado, com demanda constante. Afinal, as pessoas estão sempre procurando maneiras de cuidar financeiramente de suas famílias em caso de imprevistos.

Com isso, ao oferecer seguros de vida, você diversifica o portfólio de produtos da sua corretora, atraindo outros públicos e aumentando as chances de negociação, inclusive com outras oportunidades que você pode apresentar na sua companhia, ampliando a variedade de opções para seus clientes.

Além disso, saber como vender seguro de vida corretamente também auxilia na construção de relacionamentos a longo prazo com o público, atendendo suas necessidades conforme elas evoluem ao longo do tempo.

Esse é um dos principais benefícios desse tipo de apólice, com contratações a longo prazo que acabam gerando uma receita recorrente para a sua corretora. Os pagamentos regulares de prêmios promovem recebimentos mais estáveis para manter suas atividades.

Em termos financeiros, saber como vender seguro de vida é benéfico para a sua empresa, enquanto também se torna uma forma de auxiliar o cliente e aprimorar a proteção que ele escolhe para a sua família, trazendo mais segurança financeira para quem importa.

Como vender seguro de vida de forma inteligente?

Se você quer começar a atuar nesse mercado, é importante aprender como vender seguro de vida de maneira inteligente. Para isso, existem algumas dicas que vale a pena conferir e colocar em prática, especialmente para iniciantes. Confira abaixo:

1. Conheça o seu perfil de cliente

Antes de abordar qualquer cliente em potencial, é crucial conhecer detalhadamente o perfil do público que você planeja atender.

Alguns critérios que vale a pena avaliar são a idade, situação financeira e preocupações específicas, visto que essas características impactam diretamente no que o cliente procura para o seu futuro.

Além disso, também é uma maneira de entender quais as dificuldades e obstáculos para a contratação, trabalhando nesses diferenciais com a sua empresa.

Quanto mais você souber sobre seu cliente, melhor será sua capacidade de adaptar cada recomendação às necessidades individuais dele.

2. Estude sobre seguro de vida

Antes de aprender como vender seguro de vida é essencial estudar sobre o assunto e se aprofundar nos principais conceitos desse mercado.

Por isso, invista tempo nos estudos, para entender sobre os diferentes tipos de apólices, coberturas e elementos que influenciam na contratação.

Essa categoria é diversificada, e muitos corretores iniciantes podem ter dúvidas sobre o funcionamento dos modelos e vigências.

No entanto, é essencial ter conhecimento sobre o assunto, para transmitir confiança aos clientes e apresentar soluções eficazes.

3. Entenda com profundidade as coberturas

Além de conhecer os tipos de apólices, é imprescindível entender as diversas coberturas oferecidas nos seguros de vida. 

Afinal, as proteções funcionam de maneiras diferentes, e cada modalidade possui suas próprias características, como doenças graves, invalidez ou seguro para os filhos.

Também podem existir adicionais que fazem parte do contrato, com seus próprios benefícios e limitações de garantia.

O cliente gostará de saber esses detalhes durante a cotação, sendo dever da corretora informá-los corretamente e com clareza.

4. Tenha parceiros estratégicos

Para saber como vender seguro de vida de maneira inteligente, vale a pena colaborar com parceiros estratégicos, como a Azos, que oferecem treinamento e materiais exclusivos para corretores. 

Empresas especializadas não apenas disponibilizam todos os aparatos necessários para o profissional, como também fornecem percepções e qualificações valiosas para a construção do corretor.

Dessa forma, será possível transformar sua corretora em uma referência com maior credibilidade, fortalecendo a sua capacidade de atender aos clientes de forma eficaz.

5. Analise o tipo de seguro de vida que o cliente precisa

Nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades quando se trata de seguro de vida, e é importante realizar uma análise cuidadosa das circunstâncias individuais do seu público.

Às vezes, interessados apresentam determinadas necessidades que devem ser sanadas com um tipo específico de apólice, ou as expectativas que ele possui não correspondem exatamente à realidade.

É sua função oferecer orientações para que a experiência do cliente seja positiva, apresentando o tipo de seguro de vida que melhor se encaixa nas circunstâncias específicas, considerando seus objetivos financeiros e familiares.

6. Agregue valor ao seu discurso de venda

Para aprender como vender seguro de vida, é importante ter em mente que não se resume somente a oferecer o produto. Se você deseja conquistar a confiança do cliente, deve agregar valor ao seu discurso de venda. 

Isso deve ser feito por meio de explicações claras e detalhadas, apresentando uma proposta personalizada que atenda ao que o interessado procura. E para isso, é essencial ter uma análise detalhada das necessidades do seu público.

Ainda, procure reforçar outros diferenciais que a sua corretora possui além do seguro de vida, como disponibilidade durante a vigência, equipe especializada e comunicação humanizada. 

Na Azos, por exemplo, também contamos com simulador completo, sem compromisso, e um Guardião do seguro, que agrega valor à marca.

Mostre que a contratação do seguro de vida será uma boa decisão, destacando sua experiência, comprometimento e dedicação.

7. Trabalhe o marketing digital da sua corretora

O marketing digital é uma ferramenta interessante para atrair clientes em potencial, especialmente considerando o crescimento do mercado de seguros online.

Por isso, considere trabalhar esse segmento na sua corretora por meio de propostas simples, como conteúdo relevante nas redes sociais e canais virtuais de contato.

A oferta de orientações e educação sobre a importância do seguro de vida não apenas atrai o público, como também gera uma presença virtual sólida.

Além disso, o marketing digital permite a construção de estratégias de segmentação para alcançar grupos específicos de clientes em potencial. Assim, vale a pena considerar essa alternativa para saber como vender seguro de vida de maneira inteligente.

8. Faça networking com empreendedores locais

Estabelecer relacionamentos com empreendedores locais pode ser benéfico para expandir sua base de clientes. 

Afinal, parceiros e contatos estratégicos aumenta as chances de ter seus serviços indicados para o público próximo, criando oportunidades de vendas.

Além disso, você pode explorar a possibilidade de criar campanhas unificadas, expandindo sua influência no mercado e se tornando uma referência no meio local.

9. Trabalhe o pós-venda

Se você deseja saber como vender seguro de vida com eficácia, é fundamental trabalhar o pós-venda nas suas negociações.

Isso porque o relacionamento com o cliente não deve terminar após a conclusão da negociação, mas também buscar saber as impressões do comprador e qual seu nível de satisfação.

Essa preocupação permite construir relações de longo prazo e gerar uma experiência mais positiva. Por isso, procure saber a opinião do contratante, estando disponível para responder a dúvidas, auxiliar em eventuais reivindicações e fornecer atualizações sobre a apólice. 

10. Invista em tecnologia

A tecnologia desempenha um papel importante no mercado de seguros, principalmente pela possibilidade de automações e a aproximação com o público pelos canais digitais.

Para aproveitar esses benefícios e modernizar sua corretora, considere soluções como um sistema de gerenciamento de clientes (CRM), para manter registros organizados, e plataformas que auxiliem nas tarefas administrativas. 

Se possível, também invista em recursos de análise de dados para avaliar o desempenho de suas estratégias de vendas e marketing, permitindo ajustes assertivos nas suas abordagens.

11.Planeje vendas recorrentes

Uma das principais dicas de como vender seguro de vida com inteligência é criar planos recorrentes, em vez de se concentrar nas ofertas pontuais.

Com uma proposta de longo prazo, será possível ter mais estabilidade nos recebimentos e estender o relacionamento com o contratante.

Por isso, considere alternativas como envolver a criação de programas de renovação automática de apólices, oferecer atualizações de cobertura e trazer oportunidades de aprimorar a proteção com o passar dos anos.

Além de agregar valor para a marca, a venda recorrente também permite manter um fluxo mais constante de receita.

Como vender seguro de vida pode aumentar as vendas do seu negócio?

Saber como vender seguro de vida pode agregar mais receita e reconhecimento para a sua corretora, por conta da popularidade do produto.

Segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o segmento de seguros de pessoas, que engloba a modalidade de vida, apresentou um total de prêmios de R$120,31 bilhões até julho de 2023

O valor corresponde a um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período de 2022, com crescimento de 11,5% desde o início do ano.

O seguro de vida é um dos produtos mais conhecidos na categoria, e possui procura crescente. Assim, a sua corretora pode se beneficiar ao incluir essas coberturas no catálogo.

Por isso, vale a pena considerar a negociação e, principalmente, se tornar parceiro de uma empresa confiável. Conheça os benefícios da Azos para corretores e saiba como se associar!

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