Quando alguém decide fazer um seguro de vida, normalmente, está pensando em uma forma de tornar a vida de seus entes queridos mais tranquila se acontecer um imprevisto. Mas será que ele cobre doenças graves como o câncer?
Para responder essa pergunta, a gente precisa ter claro algumas coisas como:
- O que é o seguro de vida?
Trata-se de um contrato de proteção financeira feito para garantir mais tranquilidade e suporte para quem é importante para você, caso alguma coisa aconteça. Esse contrato se chama apólice, e é feito por uma empresa especializada em seguros, que fica responsável por administrar o prêmio (valor mensal) que é pago no dia a dia e garantir o pagamento de uma eventual indenização, no caso de sinistro.
No caso do segurado, ou seja, o contratante falecer, os beneficiários indicados na apólice recebem a indenização em até 30 dias, após a entrega da documentação completa para a Seguradora.
- Como o seguro de vida funciona?
Não é tão complicado entender como funciona o seguro de vida. Ao procurar uma empresa qualificada, responder algumas perguntas e falar tudo o que você quer de cobertura, é definido o valor de indenização para diferentes sinistros previstos na apólice. Os maiores valores geralmente são pagos em casos de falecimento ou doença grave, mas isso pode ser definido de acordo com a vontade do segurado.
Também é preciso definir quem são os beneficiários e aqui vale destacar que o segurado pode escolher quem ele quiser, desde que tenha uma relação de dependência financeira entre eles, sem ficar preso aos herdeiros legais.
Os contratos ou determinadas coberturas podem ter um tempo de carência antes que o seguro se torne válido. Uma vez que ela passe, já é possível para os beneficiários contar com o conforto e segurança assegurados pela apólice.
O contrato será válido no período estipulado, podendo ser vitalício ou temporário, mas, para isso, é importante que o prêmio seja pago em dia.
- Quais são as coberturas do seguro de vida?
Além de casos de morte, o segurado pode escolher incluir proteção contra doenças graves, invalidez e assistência funeral. Essas coberturas vão influenciar no valor a ser pago como prêmio, mas também ajudam a aumentar a segurança financeira de quem é importante pra você.
Qual seguro de vida devo contratar?
O tipo de seguro vai depender da situação. Afinal, existem apólices com cobertura para o caso de o paciente vir a receber um diagnóstico de câncer e existem apólices para quem já tem a doença diagnosticada.
Quem deseja ficar prevenido para um eventual diagnóstico, deve buscar um seguro com cobertura para doenças graves e confirmar se o contrato cobre especificamente essa doença.
Agora, também existem seguros de vida para pessoas já diagnosticadas com câncer. Entenda um pouco mais sobre cada caso a seguir.
O que é a cobertura para doenças graves?
Essa é uma cobertura que garante o pagamento da indenização com o segurado vivo. Afinal, seu objetivo é proteger o segurado e seus beneficiários no caso de uma doença que o deixe impossibilitado de manter seus rendimentos. O dinheiro seria usado para garantir o acesso ao tratamento médico e a qualidade de vida de quem é importante para o segurado.
O câncer é uma das doenças que podem estar previstas na cobertura de doenças graves, mas é preciso conferir a informação na apólice e condições gerais do produto. Outras informações para se atentar:
- Os critérios quanto à cobertura e diagnósticos.
- A carência prevista.
- As modalidades e variações de quadro clínico previstas.
- Os documentos e laudos médicos necessários para solicitar a indenização.
- Tipos de câncer cobertos e quais os riscos excluídos do contrato.
- Cobertura em caso de histórico de câncer na família.
E se a pessoa já souber que tem câncer? O que ela pode fazer?
Em algumas seguradoras, quem já foi diagnosticado com câncer, pode contratar um seguro de vida para proteger financeiramente seus beneficiários em caso de morte, porém, o mais comum é a seguradora aceitar somente o cliente para a cobertura específica de morte acidental, afinal, no caso do cliente já ter um diagnóstico de câncer, pode aumentar expressivamente o risco do contrato. Nesse caso, é muito importante não esconder a existência da enfermidade, para não comprometer o pagamento da indenização e ficar atento às exclusões previstas no contrato.
O valor pago mensalmente poderá ser maior, de modo que o contratante deve avaliar o custo-benefício e a carência para o início da cobertura.
Compensa contratar um seguro de vida em caso de câncer?
Contratar um seguro de vida que tenha cobertura para diagnósticos de câncer ou até em caso de morte, sempre é uma decisão prudente, principalmente se você considerar que:
- Tem a possibilidade de oferecer segurança financeira para seus entes queridos: um seguro de vida pode garantir que seus dependentes recebam um suporte financeiro em caso de falecimento, ajudando a cobrir despesas como hipoteca, educação e outras necessidades diárias. Lembrando que no caso de morte o mais comum será a seguradora oferecer somente em caso de morte por acidente.
- Cobertura de tratamentos: alguns seguros de vida oferecem coberturas adicionais para doenças graves, incluindo o diagnóstico de câncer, após início de vigência do contrato. Isso pode ajudar a cobrir custos de tratamentos médicos que não são previstos pelo plano de saúde ou até outras despesas do dia a dia.
- Tranquilidade para lidar com momentos difíceis: ter um seguro de vida pode proporcionar uma sensação de tranquilidade, afinal o segurado sabe que seus entes queridos estarão protegidos financeiramente em caso de sua ausência e pode focar totalmente na recuperação.
- Benefícios adicionais: Alguns seguros de vida oferecem benefícios em vida, como adiantamentos para cobrir despesas médicas, o que pode ser particularmente útil no tratamento de câncer.
Importante:o custo de um seguro de vida pode variar dependendo da idade, histórico de saúde e outros fatores. Se você já foi diagnosticado com câncer, as apólices podem ser mais caras ou até mesmo difíceis de obter ou só para eventos em caso de acidentes.
Dessa forma, podemos dizer que compensa contratar um seguro, mas é fundamental estar atento aos detalhes do contrato e ao custo-benefício.
Faça uma simulação
Algumas empresas oferecem a possibilidade de simulação do seguro de vida online, sem burocracia e com muita transparência. Na Azos, por exemplo, você pode informar quais coberturas deseja, responder algumas perguntas pessoais e o valor de indenização desejado para saber tudo sobre as condições contratuais.
E se tiver dúvidas sobre a apólice, você ainda conta com o atendimento humanizado e especializado de nossos corretores. Eles estão disponíveis por e-mail e telefone para responder dúvidas sobre cotação, coberturas e outras coisas.