Para receber seguro de vida precisa de advogado?

Entenda como é realizado o processo de recebimento do seguro de vida.

Para receber seguro de vida precisa de advogado?

Falar sobre seguro de vida é difícil para a maioria das pessoas. Talvez por isso, mesmo quando há uma apólice vigente, muitos não sabem sabem da sua existência ou como solicitar os recursos financeiros a que têm direito. No entanto, não é preciso contratar um advogado especialista em seguro de vida para contratar ou lidar com a apólice.

O que é um seguro de vida?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é seguro de vida e que tipo de documento ele gera. Trata-se de um tipo de contrato que é formalizado através de um documento chamado apólice, em que a contratada deixa detalhado o que deve acontecer na ocorrência de uma fatalidade. Existem diferentes tipos de apólices, pois existem diferentes tipos de coberturas, com o objetivo de garantir a segurança financeira do beneficiário, ou seja, as pessoas escolhidas pelo contratante para receber a indenização estabelecida na apólice. Além de cobertura em caso de morte, o seguro por incluir:

  • Doenças graves: caso você venha a receber um diagnóstico de uma enfermidade prevista nas condições do seguro, pode contar com a proteção do seguro para custear tratamentos, ou até com outros gastos, e focar na recuperação.
  • Invalidez por acidente: se ela for permanente total, poderá contar com esse amparo financeiro para cobrir eventuais gastos e manter as finanças da família até que vocês consigam se reorganizar. 
  • Auxílio funeral:é a cobertura que vai cobrir despesas com enterro, além de oferecer um apoio para a família lidar com a burocracia do momento.

Aqui é importante destacar que, apesar das pessoas da família normalmente estarem entre os beneficiários, o contratante pode escolher quem desejar para incluir no documento, desde que tenha uma relação de dependência financeira entre as partes. Isso significa que o seguro de vida não tem a obrigação de entrar em partilha de bens, ou ser dividido entre os herdeiros legais. Vale o que estiver estipulado na apólice.

Como funciona o seguro de vida?

Se você deseja fazer uma apólice, deve procurar uma companhia qualificada e definir o capital segurado e as coberturas. Ou seja, estipular o valor da indenização em caso de sinistro. Na apólice você irá determinar quem é beneficiário e os valores a serem pagos em caso de falecimentos,  doença grave ou outra cobertura contratada.

A partir desses valores, a companhia irá calcular o prêmio, ou seja, o montante financeiro que deverá ser pago mensalmente para garantir o seguro. Uma vez que você esteja de acordo, e a sua proposta de contratação seja aceita pela seguradora, basta começar a efetuar os pagamentos e esperar o tempo de carência: a partir do fim dela, você e seus entes queridos já poderão contar com mais conforto e segurança, pois estarão assegurados pela apólice.

Qual o papel de um advogado de seguro de vida?

Como já adiantamos, não é necessário contratar um advogado nem para a contratação da apólice, nem para o recebimento da indenização. No entanto, por se tratar de um documento com validade legal, muitas pessoas se sentem mais seguras com o apoio desse tipo de profissional.

O advogado pode ser um grande aliado na hora de avaliar cada cláusula, com o objetivo de proteger os direitos do contratante. Porém, os custos dessa assessoria pode ser inviável para algumas pessoas ou você pode considerar que esse valor seria melhor investido na própria apólice. 

Cuidados na hora de contratar um seguro

Existem alguns cuidados que dão mais tranquilidade para assinar proposta de seguro, mesmo se você não puder contar com assessoria jurídica. Comece por escolher uma companhia confiável, com boa reputação no mercado, além disso, tome conhecimento das regras do produto lendo as condições gerais do produto, sempre disponibilizado pela empresa escolhida.

Na Azos, que é uma insurtech, por exemplo, comercializamos produtos em parceria com grandes nomes do cenário global e nacional, zelando pela credibilidade e confiança do público. Como resultado, possuímos notas positivas em nosso aplicativo, com 4.6 de 5 estrelas na Play Store e 5 de 5 estrelas na Apple Store.

E tem mais, contamos com 100% de reclamações respondidas no Reclame Aqui, afinal garantimos que qualquer pendência seja resolvida o mais rápido possível.

Outro cuidado que você deve ter é definir na apólice quem são os beneficiários e conversar com eles para que saibam onde está o documento e o que precisam fazer para receber a indenização.

Como receber um seguro de vida?

Receber a indenização do seguro não é tão complicado. Uma vez que o beneficiário tenha a apólice em mãos, deve verificar se a cobertura é válida.

Se o documento não especificar os beneficiários, o Código Civil estabelece que o valor da indenização será pago na proporção de 50% para o cônjuge não separado judicialmente e os outros 50% serão divididos entre os herdeiros legais.

Se estiver tudo certo, é necessário entrar em contato com o corretor, banco ou seguradora e informar o que aconteceu. A empresa vai solicitar uma série de documentos. Faça o envio e aguarde o retorno. Uma vez que esteja tudo certo, e o evento tenha cobertura pelo contrato, o pagamento é feito na conta indicada em até 30 dias, após a entrega de toda documentação solicitada. 

Atenção: a partir do sinistro, os beneficiários têm 3 anos para fazer o pedido de pagamento do seguro de vida, porém, em casos de coberturas como doenças graves, Invalidez, que o beneficiário é o próprio segurado, este prazo é de 1 ano.

Agora, se você não tem certeza da existência da apólice, o processo pode ser um pouco mais complicado. Comece conferindo pastas e gavetas de documentos para ver se não há um contrato ou apólice de seguros. Não encontrou?  Você pode entrar em contato com os bancos onde o falecido tinha conta e buscar por débitos automáticos ou pagamentos que tenham uma indicação relativa a seguro de vida. Você também pode buscar por alguma indicação de seguro de vida no contra-cheque ou entrar em contato com o RH da empresa em que ele trabalhava. Avalie também se há a indicação de um corretor de seguros entre os contatos da agenda do celular. Por fim, você pode acessar o site da SUSEP e solicitar informações para descobrir em qual seguradora essa pessoa tinha seguro de vida.

Quanto custa um seguro de vida?

Muitos fatores podem alterar o custo de um seguro de vida: cobertura escolhida, idade do segurado, estado de saúde, comorbidades preexistentes, entre outros. Algumas empresas exigem uma série de documentos antes de informar valores, mas os produtos comercializados pela Azos permitem que você faça uma simulação no site, sem a necessidade de toda essa burocracia. Se você se interessou, faça uma simulação do seguro de vida em nosso site.

E se você tiver outras dúvidas, a Azos pode auxiliar, esclarecendo o que for preciso. O seguro de vida comercializado pela Azos tem coberturas completas e personalizadas para cada necessidade, com aprovação em até 1 dia útil, sem restrição por profissão e coberturas que cabem no bolso. Você pode contratar direto pelo celular, após a simulação, ou falando com um de nossos especialistas.

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.