Você sabe o que é saúde financeira? Entenda sobre o assunto!

Aprenda a equilibrar a sua saúde financeira e conheça alguns hábitos para começar a se planejar do jeito certo para o futuro!

Seguro de Vida
Você sabe o que é saúde financeira? Entenda sobre o assunto!

Investir na sua saúde financeira é o primeiro passo para ter uma vida mais confortável, tranquila e preparada para imprevistos.

Muitas pessoas podem ter dificuldade em equilibrar a relação com o dinheiro, desenvolvendo preocupações excessivas e deixando de atingir seus objetivos.

No entanto, existem alguns hábitos que podem te auxiliar na busca pela estabilidade econômica, além de dicas que aumentam a segurança da sua família.

Entenda a importância de ter finanças mais saudáveis e saiba como começar a estruturar o seu orçamento para viver sem ansiedade!

O que é saúde financeira?

Saúde financeira representa um conjunto de características responsáveis por indicar que a sua relação com dinheiro é positiva.

Se você ou a sua empresa estão em uma posição estável e saudável, significa que suas finanças estão em ordem e sob controle.

Com isso, é possível que você alcance seus objetivos de curto e longo prazo, realize a quitação das suas pendências e economize para o futuro sem se preocupar a todo momento com o orçamento.

Ter saúde financeira não significa apenas gastar menos do que se recebe ou ter uma poupança, mas possuir uma relação estável com o dinheiro, administrando seu patrimônio para conseguir viver com tranquilidade e bem-estar.

Essa posição pode ser avaliada por meio de diversos indicadores financeiros, como:

  • orçamento mensal;
  • fluxo de entrada e saída de capital;
  • economias e investimentos;
  • reservas de emergência;
  • seguros de vida;
  • planejamento para o futuro;
  • manutenção do estilo de vida.

Na prática, ter uma boa saúde financeira permite que você lide com imprevistos sem se preocupar, mantenha o conforto da sua família e tenha planos concretos que consiga realizar no futuro.

Qual a importância da saúde financeira?

A saúde financeira é importante para quase todos os aspectos da sua vida, afetando não apenas seu orçamento, como também suas percepções e bem-estar.

Ter um bom relacionamento com o dinheiro aumenta a qualidade de vida, pois é possível ter mais segurança para o futuro, mesmo com imprevistos.

Além disso, não apenas aumenta as garantias para você e seus dependentes, como também é o que possibilita adquirir proteções adicionais, como um seguro de vida ou uma aposentadoria privada.

Sem essas preocupações, também é possível viver com mais conforto no presente, com flexibilidade para realizar escolhas para realizar sonhos e objetivos.

Na prática, também vale reforçar que a saúde financeira é importante para evitar dívidas e inadimplências, que afetam o seu perfil de consumidor a longo prazo.

De modo geral, é um indicativo que contribui para aprimorar seu controle econômico, proporcionando bem-estar físico e mental, além de oferecer proteção para as pessoas que você ama, mesmo durante imprevistos.

Como a saúde financeira funciona?

A saúde financeira funciona como um conjunto de práticas e hábitos diários que permitem controlar o seu dinheiro com mais propriedade.

Esse conceito depende de uma série de indicadores e, por isso, nem sempre a sua condição atual é o que determina definitivamente a sua estabilidade econômica.

Por exemplo, um indivíduo que possui um alto salário pode não estar em uma posição saudável, pois não possui reservas de emergência ou tranquilidade no final do mês.

Assim, é importante avaliar o conjunto de fatores que influenciam nessa classificação, considerando as práticas e estratégias que você adota no dia a dia.

Além disso, é importante reforçar que não existem parâmetros de comparação de saúde financeira, pois cada situação é única.

Desde que os seus recebimentos e planos atendam às suas necessidades e ofereçam mais conforto para os seus dependentes, você estará em uma posição econômica estável.

Quais os benefícios de ter uma saúde financeira equilibrada?

Ter uma saúde financeira equilibrada não apenas interfere no seu cotidiano e planos, como também traz uma série de benefícios para a sua rotina.

Veja alguns dos pontos positivos que se destacam ao investir na sua estabilidade econômica:

Controle das emoções

Estar em uma posição saudável com as suas finanças permite controlar as suas emoções e ter uma maior qualidade de vida.

Isso porque as questões financeiras são motivo de estresse para 58,4% das famílias brasileiras, segundo uma pesquisa divulgada em 2022 para o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central.

Em outras palavras, mais da metade dos consumidores apresentam quadros de saúde mental menos positivos quando o assunto é dinheiro.

Isso envolve não apenas estresse, mas outras consequências, como ansiedade e insônia, diretamente ligados a um controle instável das emoções.

Ter um planejamento eficiente, pagar as dívidas mensalmente e conseguir proteger a família são resultados da saúde financeira, e diminuem sentimentos negativos provindos das incertezas quanto ao dinheiro.

Permite ter um planejamento financeiro adequado

Se você deseja ter um planejamento adequado aos seus objetivos, é fundamental desenvolver uma saúde financeira equilibrada.

Isso porque ela fornece a base para todas as suas futuras decisões. Nesse caso, se as finanças não estiverem estáveis, será difícil estruturar as suas metas e realmente alcançá-las.

Ou, ainda, você pode não conseguir organizar seus objetivos com tranquilidade, pois estará preocupado com a possibilidade de imprevistos que impactam seu orçamento.

Por outro lado, finanças saudáveis podem ajudar a minimizar os riscos econômicos do seu planejamento, como contrair dívidas.

Ao ter uma reserva e uma proteção adicional eficiente, como o seguro de vida, é possível lidar com emergências inesperadas e evitar o endividamento excessivo.

Envelhecimento saudável

Embora os hábitos de saúde financeira aconteçam no presente, eles são fundamentais para o futuro, especialmente se você busca um envelhecimento mais saudável.

Com menos preocupações e maior proteção para as pessoas que você, é possível alcançar mais bem-estar, reduzindo o estresse e a chance de desenvolver doenças, por exemplo.

Além disso, você poderá aproveitar, de fato, a jornada até seus objetivos, tendo mais tranquilidade para realizar suas metas e alcançar sonhos.

Esses elementos permitem chegar à terceira idade com maior qualidade de vida, aproveitando esse período com tranquilidade.

Simultaneamente, a saúde financeira também possibilita investimentos de longo prazo, como uma aposentadoria privada.

Em outras palavras, será possível envelhecer com saúde e aproveitar com mais recursos financeiros, a fim de continuar executando seu planejamento ou ajudando a sua família.

Capacidade de realizar planos

De modo geral, uma das principais vantagens de ter uma saúde financeira equilibrada é conseguir realizar seus planos no dia a dia.

Essa estabilidade não apenas permite ter uma base concreta para traçar metas, mas efetivamente atingi-las no momento desejado.

Ainda, é importante reforçar que a realização de planos não depende somente de dinheiro, mas de uma organização que garanta a sua tranquilidade.

Por exemplo, é possível adquirir um bem material ou cumprir um sonho no presente, mas sem reservas ou um planejamento futuro, o seu orçamento pode sofrer impactos que trarão mais preocupação e estresse.

Assim, com a sua economia estável, será possível aproveitar os planos sabendo que você e seus dependentes estarão protegidos.

O que fazer para ter uma boa saúde financeira?

Após entender a importância de ter uma boa saúde financeira, você pode estar se perguntando o que fazer para atingir essa condição.

Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar iniciantes a desenvolver hábitos mais positivos e mudar sua relação com dinheiro e reservas para o futuro.

Veja algumas sugestões para ter um controle saudável do seu orçamento:

Viver dentro do seu padrão de vida

Antes de mais nada, ter saúde financeira no presente significa conseguir atender às suas necessidades e manter um estilo de vida confortável conforme as suas limitações.

Isso só será possível vivendo dentro do padrão que atende ao seu perfil no momento atual.

Dessa forma, seu planejamento poderá corresponder com os seus ganhos e despesas, além de oferecer uma proteção que atenda às suas demandas sem ter uma redução no nível de conforto e segurança.

Claro, é possível traçar metas financeiras para melhorar o padrão de vida e as conquistas que almeja para você e para a sua família.

No entanto, para isso, é fundamental traçar hábitos que combinem com o presente. Caso contrário, não será possível ter um controle adequado dos recursos, para realizar investimentos ou adquirir proteções, como um seguro de vida.

Gastar menos do que ganha

Uma vez que determinou seu estilo de vida e quais as demandas que o acompanham, é necessário começar a se planejar para gastar menos do que ganha.

Comprometer toda a renda mensal não permite ter recursos suficientes para investir em algo além das despesas básicas.

No entanto, com pequenas economias já é possível aplicar o dinheiro em reservas de emergência, poupanças para planos ou adquirir vários tipos de apólice para a sua família.

Além disso, não é necessário começar com grandes cortes no orçamento. Por exemplo, na Azos você encontra seguros de vida a partir de R$9.

Reduzir gradativamente os gastos e permitir que parte da renda sobre no final do mês é o primeiro passo para ter uma saúde financeira a longo prazo.

Quite possíveis dívidas

Antes de buscar estabilidade na sua situação econômica, procure quitar todas as possíveis dívidas.

Essas pendências não apenas comprometem o seu orçamento, como também impedem que você tenha uma posição verdadeiramente saudável em relação ao dinheiro.

Ainda, as dívidas e inadimplências podem impedir o alcance de objetivos no futuro, como adquirir um imóvel ou um carro, por conta das restrições de nome.

Por isso, considere quitar suas contas antes de começar a planejar. Existem diversas alternativas para isso, inclusive buscar renegociações de prazos e valores.

Esse respiro fará a diferença na nova organização, permitindo reduzir possíveis juros e possibilitando o pagamento integral das pendências.

Planejar a aposentadoria

Saúde financeira também significa pensar no futuro e, para isso, vale a pena planejar uma aposentadoria.

Nem sempre a contribuição automática para a previdência social poderá sustentar o padrão de vida que você deseja na terceira idade.

Assim, vale a pena pensar em alternativas que ofereçam mais recursos para se aposentar, garantindo não apenas o seu conforto, como também uma margem de segurança para lidar com eventuais imprevistos da idade.

Evitar pagar juros e multas

No dia a dia, uma forma de ter saúde financeira equilibrada é manter as contas em dia. Para isso, vale a pena evitar pagar juros e multas nas suas despesas.

O hábito de pagar à vista, por exemplo, reduz a necessidade de parcelamento, que acumula porcentagens na fatura.

Além disso, tenha um controle eficiente sobre as suas contas mensais, evitando atrasos que geram multas e adicionais no valor total.

Isso não apenas diminui as chances de dívidas, como permite gastar menos do que recebe no final do mês.

Ter uma reserva financeira

No seu planejamento, inclua uma reserva financeira para lidar com imprevistos no futuro sem se preocupar com orçamento.

É possível separar qualquer valor para começar essa poupança, inclusive adaptando para seu momento e renda atual.

Contudo, é fundamental ter recursos separados para situações não planejadas que podem trazer preocupações e estresse.

Além disso, existem diversas alternativas para essa reserva, como poupança tradicional ou investimentos, que, inclusive, podem gerar juros.

Contratar um seguro de vida

Finalmente, se você busca mais saúde financeira, é essencial contratar um seguro de vida.

Essa proteção adicional permite que você tenha uma reserva especializada para emergências, que ajudará a sua família e dependentes em momentos inesperados.

Além da indenização por morte, que permitirá aos benefícios se reestruturarem, se necessário, também existem coberturas adequadas para cada necessidade.

Assim, você terá garantias básicas, como em caso de falecimento, mas também para acidentes, doenças ou invalidez, se desejar.

E o seguro de vida também acompanha vantagens como administração por uma empresa qualificada, que prestará todos os suportes para a sua família.

Como o seguro de vida e a saúde financeira possuem relação?

Ter uma saúde financeira equilibrada significa não se preocupar com imprevistos, e o seguro de vida pode atender essa necessidade.

Se algo acontecer, a apólice estará à disposição da sua família, sem precisar recorrer a medidas extremas ou mexer na reserva de emergência, por exemplo.

Além disso, também permite que você tenha tranquilidade ao saber que seus dependentes contarão com um valor que ajudará com despesas e reestruturação, obtendo amparo de uma empresa confiável que cuidará das burocracias.

Se existe dependência da renda para sustentar a si mesmo ou a sua família, eventos inesperados podem ter um impacto significativo na saúde financeira da família. 

No entanto, o seguro de vida reduz essa preocupação, além de ser uma forma estratégica de proteger seus dependentes, inclusive com menos burocracias.

Por que contratar o seguro de vida da Azos para sua saúde financeira?

O seguro de vida da Azos pode ajudar a equilibrar a sua saúde financeira com proteções completas e acessíveis para o seu bolso.

Com coberturas personalizadas, você pode oferecer à sua família as garantias necessárias para lidar com imprevistos.

Dessa forma, terá menos preocupações com o futuro, com uma reserva de emergência e amparo qualificado para auxiliar nos momentos difíceis.

Além disso, a Azos conta com canais modernos, suporte integral e preços que combinam com o seu orçamento.

Tenha mais tranquilidade e se planeje para o futuro com um seguro de vida. Faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento atual!

Quer saber mais sobre como proteger sua saúde financeira com o seguro de vida? Confira o vídeo que preparamos para você:

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.