O luto é um momento delicado, perder alguém deixa a princípio um espaço vazio, que nos faz sentir impotentes e solitários, o que nos leva à dor e à tristeza.
Mas, o luto por mais estranho que pareça é um momento necessário. É no luto que nos conectamos com o amor e a alegria de ter compartilhado um tempo precioso com quem amamos.
É também no luto que descobrimos significados para as lembranças vividas, significados que não percebemos ou imaginávamos antes.
Mas, ele exige tempo, sabedoria, compreensão e muito diálogo. É, por isso, que separamos 10 livros importantes para lidar com o luto:
- Por onde for teu passo, que lá esteja o teu coração - Padre Fábio de Melo
- O que os olhos não veem, mas o coração sente - Fred Elboni
- Talvez você deva conversar com alguém - Lori Gottlieb
- Notas sobre o luto - Chimamanda Ngozi Adiche
- Perdas necessárias - Judith Viorst
- A vida depois da perda - Martha W. Hickman
- Uma dor sem nome - Dr. Roque Marcos Savioli
- Uma questão de vida e morte - Irvin D. Yalom & Marylin Yalom
- Quando a saudade brilhar - Gabriela Marcondes
- Superar o luto pela fé - Eliete Gomes
Continue a leitura e descubra um pouquinho de cada um deles para decidir por qual deles começar.
1. Por onde for teu passo, que lá esteja o teu coração - Padre Fábio de Melo
Por onde for teu passo, que lá esteja o teu coração, escrito pelo Padre Fábio de Melo, é um livro sobre força, compaixão e sabedoria. É sobre assumir para si as perguntas corretas para superar o conflito, no nosso caso, o luto.
A sinopse, escrita pelo padre diz, “Uma vida que não é refletida não pode ser bem vivida”.
O luto é um momento de reflexão por maior que seja a dor. E a reflexão no momento de perda é tão importante, que quando não feita, não encarada, uma pessoa pode ficar presa ao luto por anos e anos.
Assumir para si as perguntas certas, permitir-se sentir e refletir para prosseguir, sem dúvida, são esses os ensinamentos desse livro lindíssimo do padre Fábio de Melo.
2. O que os olhos não veem, mas o coração sente - Fred Elboni
O que os olhos não veem, mas o coração sente, escrito por Fred Elboni, é um livro recheado de reflexões fundamentais para toda e qualquer pessoa.
São reflexões voltadas para o que sentimentos, sobre o quanto nos culpamos, sobre a dificuldade e delicada necessidade das perdas.
Para quem procura coragem, para quem procura a felicidade, para quem procura também compreender a própria tristeza, O que os olhos não veem, mas o coração sente, ajuda a encontrar cada resposta para desafios tão comuns e tão necessários.
3. Talvez você deva conversar com alguém - Lori Gottlieb
Lidar com o luto é lidar com nós mesmos, porque cada um sente de uma maneira. Porém, isso não quer dizer que o luto precisa ser solitário.
É conversando com alguém, com um terapeuta, com a irmã ou com o padeiro, que criamos a oportunidade de autodescoberta.
Falar, botar para fora ou desabafar é uma maneira de lidar com o luto e com aquilo que sentimos de mais profundo. Pois é na conversa, no diálogo íntimo e respeitoso, que nos conectamos com sentimentos universais, vividos e sentidos por todos.
É nesse encontro pelo diálogo que encontramos o apoio e a força que precisamos para lidar com o luto. Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb, é um relato que conta histórias e descobertas entre tantos diálogos possíveis.
4. Notas sobre o luto - Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie dispensa apresentações. É uma das maiores vozes da literatura contemporânea, abordando assuntos como a maternidade, o lugar da mulher e, em Notas sobre o luto, a perda.
Chimamanda Ngozi escreveu esse livro em 2020, ano em que perdeu o pai. Notas sobre o luto, é um relato sobre a dor da perda, mas também sobre as lembranças e a incrível força inaugurada por ela em cada um de nós.
5. Perdas necessárias - Judith Viorst
O livro Perdas necessárias, escrito por Judith Viorst, é uma leitura incrível por mostrar como a perda é um caminho, ainda que doloroso, para o amadurecimento e desenvolvimento emocional.
Abrir mão, aceitar e compreender tais perdas, como o luto, é uma forma de se encontrar com um sentido próprio e peculiar da existência.
No luto, contamos o que a pessoa querida foi para nós, e nesse contar, descobrimos o que a vida é e significa para cada um de nós.
6. A vida depois da perda - Martha W. Hickman
A vida depois da perda, de Martha W. Hickman, trata da longa jornada que enfrentamos em períodos dolorosos como o luto.
Para ajudar a passarmos por essa jornada, Martha W. Hickman traz em seu livro preces, meditações e reflexões fortes e profundas.
A vida depois da perda, portanto, são textos curtos, claros e de fácil leitura, que vêm para acolher e confortar a quem precisa lidar com o luto.
7. Uma dor sem nome - Dr. Roque Marcos Savioli
Uma dor sem nome, escrito por Dr. Roque Marcos Savioli, é um livro profundo sobre as várias dimensões do luto, seja física ou emocional.
Além de trazer reflexões sobre o processo de lidar com o luto, o dr. Roque Savioli contribui com sugestões para auxiliar e a se adaptar a esse momento delicado da perda.
8. Uma questão de vida e morte - Irvin D. Yalom & Marilyn Yalom
Irvin é conhecido pelo best-seller Quando Nietzsche chorou. Mas, o livro Uma questão de vida e morte é um livro escrito a quatro mãos.
Irvin Yalom e sua esposa Marilyn Yalom assumem o desafio de escrever suas reflexões sobre um momento difícil para o casal. Marilyn foi diagnosticada com câncer terminal.
Diante da notícia, o casal traz esses relatos para demonstrar como cada momento é precioso, como cada lembrança é valiosa e como o amor pode ser a chave para viver e morrer bem.
9. Quando a saudade brilhar - Gabriela Marcondes
Quando falamos em lidar com o luto, a imagem que vem em nossa mente é de adultos ou pessoas idosas. Mas, crianças também lidam com o luto e com as perdas.
Quando a saúde brilhar, de Gabriela Marcondes, é um livro com uma história linda para ajudar os pais a apoiar seus filhos e ensiná-los a lidar com o luto e com as perdas.
10. Superar o luto pela fé - Eliete Gomes
O luto pode doer, mas quando se é pai e mãe, a última coisa que esperamos é o luto pelo próprio filho.
Superar o luto pela fé, de Eliete Gomes, é um livro feito especialmente para o luto dos pais. Tem o intuito de ajudá-los a superar tamanha dor, e apresenta os meios possíveis para tanto.
Na obra, o leitor encontrará relatos e testemunhos de pais que participam do Grupo de Reflexão Filhos no Céu, grupo criado para apoiar e aprender com pais que perderam seus filhos.