Seguro de vida vitalício vale a pena?

O seguro de vida vitalício funciona de maneira diferente da apólice tradicional. Conheça as principais características e veja se vale a pena para você!

Seguro de Vida
Seguro de vida vitalício vale a pena?

Existem muitas opções de apólice disponíveis, e você pode ter dúvidas sobre o seguro de vida vitalício, uma das proteções que estão se popularizando.

Afinal, ela traz coberturas permanentes, que protegerão seus dependentes até o seu falecimento, trazendo mais estabilidade para o dia a dia.

Além disso, os valores do prêmio também seguem o contrato, permitindo que o titular saiba quanto pagará ao longo da validade.

No entanto, cada modelo tem uma aplicação diferente, com suas próprias características e vantagens. Assim, antes de você escolher o formato ideal, é importante entender como eles funcionam. 

Para te ajudar, separamos as principais distinções entre o seguro de vida vitalício e tradicional, além dos preços e possibilidades de rendimento. Confira!

O que é o seguro de vida vitalício?

O seguro de vida vitalício é um tipo de apólice que oferece cobertura por toda a vida do titular, desde que o prêmio seja pago regularmente. 

Ao contrário de outros modelos com prazos definidos, essa categoria não tem uma data de término predeterminada, o que significa que o suporte permanece ativo até o momento do falecimento.

A intenção é promover uma alternativa mais concreta para você e sua família, sem necessidade de renovação recorrente do contrato.

Isso pode ser especialmente útil para quem deseja deixar um legado financeiro para seus beneficiários ou precisa de cobertura permanente.

Qual a importância do seguro de vida vitalício?

O seguro de vida vitalício é uma ferramenta financeira importante para oferecer proteção contínua para seus entes queridos, com segurança e possibilidade de multiplicar seu patrimônio.

Ele é uma escolha atrativa para aqueles que desejam garantir que sua família esteja amparada e tenha uma estratégia sólida de planejamento a longo prazo.

Por ser uma apólice vitalícia, não possui prazo de término, com maior tranquilidade para os beneficiários, uma vez que, se algo acontecer, saberão que a cobertura estará válida.

Ainda, é um recurso útil para o planejamento financeiro de longo prazo, permitindo uma proteção em vida e após a sua partida.

Em alguns casos, existe a possibilidade de solicitar o resgate de uma parte do prêmio pago, em vida, caso o cliente queira cancelar o seguro durante a vigência do seguro e não ter mais o seguro vitalício, sendo um recurso adicional interessante. 

Na prática, o seguro de vida vitalício é uma segurança para a família e para o titular, mantendo o conforto e padrão dos seus dependentes.

Como funciona o seguro de vida vitalício?

O seguro de vida vitalício funciona como outros tipos de apólice, com algumas mudanças no prazo de encerramento do contrato, que ocorre somente com o falecimento do titular.

Nesse caso, você pode escolher as coberturas e detalhes adequados às suas necessidades, pagando os prêmios mensalmente.

Dessa forma, se algo acontecer, a companhia garante a indenização aos seus dependentes, aqueles que você indicou para receberem o benefício. 

Isso proporciona uma segurança adicional para a sua família, permitindo que eles enfrentem momentos delicados sem preocupações financeiras.

Além disso, em algumas categorias, parte dos prêmios que você paga é investida pela empresa, com possibilidade de resgate.

Se quiser cancelar o produto, é necessário acionar a seguradora ou insurtech para verificar as condições contratuais.

Em termos de benefícios fiscais, o seguro de vida vitalício também pode ter isenção no imposto de renda para os seus dependentes.

Outros detalhes são parecidos com a proteção convencional, mudando apenas o prazo de término das coberturas.

Quais as principais características do seguro de vida vitalício?

Para conhecer como o seguro de vida vitalício, vale a pena conferir as principais características dessa apólice. Veja abaixo:

Isento de tributação

O seguro de vida vitalício oferece uma vantagem significativa ao ser isento de tributação no imposto de renda. 

Isso significa que a indenização paga aos beneficiários em caso de falecimento não é sujeita aos descontos da Receita Federal. 

Essa redução contribui para a família receber o valor integral da apólice, sem deduções fiscais, tornando o benefício ainda mais valioso para os dependentes.

Cobertura por morte

Uma das principais vantagens do seguro de vida vitalício é que ele oferece cobertura por morte, por diversos motivos.

Nesse caso, se o titular falecer, os beneficiários receberão a indenização estipulada na apólice, seja por acidente, doença ou qualquer outro motivo coberto pelo contrato. 

Essa ampla cobertura fornece uma segurança maior para a sua família, garantindo que eles estarão protegidos financeiramente em todas as circunstâncias.

Qual o preço do seguro de vida vitalício?

O preço do seguro de vida vitalício costuma ser maior do que as apólices tradicionais, ou não-vitalícias.

Isso porque a cobertura dura para toda a vida, de modo que, independente do que acontecer, o seu beneficiário receberá a indenização em caso de morte.

Se nenhum sinistro acometer o titular, ele continuará protegido, mas pagando o prêmio regularmente para manter o contrato ativo.

Ao contrário do modelo convencional, que possui um determinado período de duração e pode se encerrar ao final do contrato ou ser renovado, a manutenção dessa indenização para dar maior confiança para você possui um preço maior.

O seguro de vida vitalício pode render dinheiro? 

Somente o seguro de vida vitalício resgatável pode render dinheiro, funcionando parecido com um investimento realizado pelo titular, caso ele cancele o contrato durante a vigência, antes de um eventual sinistro.

O prêmio pago todo mês, é investido pela seguradora, sendo definido um retorno de juros no contrato com o cliente, onde o valor exato do repasse, além das regras de resgate, são determinados na sua apólice individual.

Aqui na Azos gostamos de realçar que, apesar do rendimento incluso no modelo vitalício, é melhor não confundi-la com um plano primário de aposentadoria ou investimento. 

Pode ser interessante considerar como um complemento, afinal, o objetivo principal do seguro não é realizar o resgate. Além disso, as opções de investimento são limitadas e as taxas de retorno são relativamente baixas, inclusive, com possibilidade de penalidades por resgate no curto prazo.

Quais as diferenças do seguro de vida temporário para o vitalício

As principais diferenças entre o seguro de vida vitalício e o temporário está na duração da cobertura. 

A característica mais relevante dessas apólices é o prazo da cobertura, uma vez que no modelo tradicional existe uma determinação por contrato. Geralmente, varia de 5 a 30 anos, dependendo do formato.

No entanto, permite a mudança de coberturas, adaptando-as para o seu novo momento de vida, conforme as necessidades que surgem.

Ainda, vale mencionar que o preço do modelo temporário é menor que o seguro de vida vitalício, pela flexibilidade e duração da proteção.

Enquanto isso, o formato para toda vida traz valores mais altos, mas mantém a indenização e as coberturas ativas até o falecimento do titular.

Quando o seguro de vida vitalício vale a pena?

O seguro de vida vitalício vale a pena em alguns casos específicos e para determinados perfis, especialmente se você possui um patrimônio mais elevado e precisa de um planejamento futuro estável.

Nesse caso, um contrato sem mudanças e válido permanentemente traz uma segurança maior para se organizar e ter tranquilidade se algo acontecer.

Além disso, ter uma apólice pré-definida contribui para que seus herdeiros e dependentes não precisem aguardar a burocracia sucessória para acessar um suporte financeiro adequado.

Em outras condições, essa opção pode não ser a mais recomendada, especialmente pela falta de autonomia. Afinal, as suas necessidades e da sua família mudam constantemente.

É importante ter uma proteção flexível, que acompanhe cada momento e forneça a segurança ideal para o dia a dia.

Assim, vale a pena considerar um seguro de vida tradicional, com prazo estabelecido e possibilidade de alterações quando precisar.

Entenda seu perfil familiar, o tipo de dependente que você deseja proteger e as suas possibilidades financeiras antes de tomar uma decisão. 

Se ainda tiver dúvidas, fale com um especialista Azos e faça a sua simulação para encontrar a alternativa que melhor combina com você!


Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.