Tudo que você precisa saber sobre as Condições Gerais da Azos

O seguro de vida Azos foi feito para ser simples e acessível, do preço à forma. Como estamos aqui para descomplicar, resumimos nossas Condições Gerais para você.

Postado: 

4/3/2022 12:24

Aqui na Azos defendemos um seguro de vida simples e acessível. Para isso, apresentamos de forma resumida as principais condições dos nossos produtos, de forma direta e sem enrolação.

Vamos manter o nosso compromisso com a transparência e simplicidade - uma vez sem letras miúdas, sempre sem letras miúdas! Assim, você tem a certeza de que está fazendo a melhor escolha para a sua vida e para a sua família.

Mas, atenção, tenha em mente que este artigo não substitui o documento oficial. Acesse aqui as Condições Gerais dos seguros Azos na íntegra.

Sobre os seguros Azos 

Seguros disponíveis:

  • Morte;
  • Invalidez Permanente Total por Acidente Majorada;
  • Doenças Graves;
  • Assistência Funeral.

Com exceção da Assistência Funeral, todos os produtos acima podem ser contratados isoladamente.

O que você precisa saber sobre os nossos seguros:

  • São produtos destinados a cada Segurado de forma individual.
  • A sua Proposta de Contratação passa por uma análise de risco pelo time da Azos, e pode ou não ser aceita.
  • Nenhuma das coberturas são resgatáveis, o que significa que não existe a possibilidade de devolução dos valores pagos mensalmente.
  • As indenizações serão sempre pagas no Brasil, em parcela única, em moeda corrente - ou seja, o valor será pago em reais.

Os seus direitos:

  • Receber a indenização decorrente do seguro, conforme a cobertura e o capital contratados, após apresentação e análise positiva dos documentos relativos ao sinistro.
  • Cancelar seu seguro a qualquer momento, sem cobrança de multa ou taxa.
  • Acessar facilmente todas as informações do seguro contratado.
  • Alterar os beneficiários, bem como a porcentagem de cada um, quando quiser.
  • Aumentar seu capital segurado através de uma nova proposta de contratação, mediante preenchimento da Declaração Pessoal de Saúde.
  • Ser sempre atendido por um time de especialistas.
  • Ter todos os seus dados protegidos, estando a Azos proibida de divulgá-los sem o seu consentimento.
  • Escolher até dois Guardiões — pessoas de confiança que irão acionar a Azos caso aconteça alguma coisa com você.

Os direitos dos seus beneficiários:

  • Solicitar o pagamento da indenização em caso de falecimento do Segurado.
  • Receber a indenização correspondente ao seguro, conforme a cobertura e o capital contratados, após apresentação e análise positiva dos documentos relativos ao sinistro.

Seus deveres como Segurado:

  • Na proposta de contratação, responder às perguntas e fornecer seus dados com informações verdadeiras.
  • Comunicar à Azos a ocorrência do sinistro, o que irá iniciar o processo de análise para concessão da cobertura e dará direito ao recebimento da indenização.
  • Realizar o pagamento dos prêmios - equivalentes à mensalidade do seu seguro - até a data do vencimento combinada.
  • Escolher seus beneficiários. Se não os escolher, sem problemas! Em caso de falecimento, o seguro será pago aos seus herdeiros legais, conforme definido em lei.
  • Enviar a documentação necessária para análise e posterior concessão da cobertura (recebimento do valor do seguro). 

Os deveres dos seus beneficiários:

  • Comunicar à Azos a ocorrência do sinistro, o que dá início ao processo de análise e posterior concessão de cobertura e pagamento da indenização - mas fica calmo, a Azos também age de maneira proativa para descobrir se algo aconteceu com você, além de contarmos com o seu Guardião.
  • Enviar a documentação necessária para análise do sinistro, sendo concedida a cobertura para receber o valor do seguro.

O que não cobrimos:

De forma geral, existem situações que não possuem proteção – riscos que não estão cobertos por nenhuma modalidade de seguro.

No entanto, cada cobertura possui eventos específicos que não estão assegurados. Você pode conferi-los a seguir ou verificar o documento das nossas Condições Gerais na íntegra.

Veja a seguir quais são os riscos excluídos da cobertura de todos os nossos produtos:

  • Doenças ou lesões anteriores à contratação, de conhecimento do Segurado, e não informadas na Declaração Pessoal de Saúde.
  • Procedimentos não previstos no Código Brasileiro de Ética Médica, tratamentos clínicos ou cirúrgicos experimentais e tratamentos medicamentosos não reconhecidos pelo Serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia.
  • Suicídio ou sua tentativa, nos dois primeiros anos de validade da apólice.
  • Epidemias, endemias e pandemias; exceto COVID-19.
  • Conduta reconhecidamente perigosa.
  • Ato ilegal, seja ele praticado pelo Segurado ou pelo seu beneficiário.
  • Uso de material nuclear para quaisquer fins.
  • Atos ou operações de guerra, com exceção do Segurado militar no exercício das suas funções.
  • Furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outros fenômenos da natureza.
  • Ato terrorista.
  • Direção de veículo ou utilização de qualquer outro tipo de equipamento pelo Segurado, sem que ele possua a devida habilitação.

Situações que caracterizam o acidente pessoal:

  • Suicídio e a sua tentativa.
  • Acidentes causados pela ação da temperatura do ambiente ou influência atmosférica; ou ainda pelo escape inesperado de gases e vapores.
  • Acidentes decorrentes de sequestros e suas tentativas
  • Traumas causados por fraturas ou luxações, provocando alterações anatômicas ou funcionais na coluna vertebral, comprovadas por raio-x.

  O que não consideramos como acidente pessoal:

  • Doenças resultantes de ferimento causado por acidente (exceto infecções, septicemia e embolia).
  • Complicações consequentes de tratamentos médicos, quando não decorrentes de acidente coberto.
  • Lesões causadas por esforço repetitivo ou microtraumas cumulativos (por exemplo: LER, DORT, LTC).
  • Situações reconhecidas como "invalidez acidentária", nas quais a causa da lesão não se enquadre como invalidez por acidente pessoal.

Como é feita a contratação:

  • É realizada através da Proposta de Contratação, preenchida pelo proponente, por um corretor de seguros habilitado ou por um representante legal do proponente.
  • A Proposta de Contratação é formalizada por meio de login e senha pré-cadastrados no site da Azos.
  • A Seguradora tem o prazo de 15 (quinze) dias, contados da recepção da Proposta, para aceitá-la ou não. Caso não haja manifestação dentro desse prazo, a Proposta foi aceita. Aqui na Azos garantimos que a sua aprovação - ou recusa - ocorrerá em até um dia útil.
  • Na hipótese de recusa da Proposta, comunicaremos formalmente por e-mail. Caso o prêmio já tenha sido pago, o valor será restituído ao proponente.
  • Qualquer alteração das condições contratuais será realizada por meio de endosso à apólice, com a concordância expressa do Segurado.

Sobre a carência:

  • Durante a carência, o Segurado ou seus beneficiários não têm direito à indenização caso ocorra o sinistro.
  • O período de carência é contado a partir do início da vigência da apólice.
  • Nós não iniciamos um novo prazo de carência quando o seu seguro é renovado.

Quem são os beneficiários:

  • No caso de Invalidez Permanente Total por Acidente e Doenças Graves, o beneficiário será sempre o próprio Segurado.
  • No caso de Assistência Funeral, o beneficiário é a pessoa que comprovar ter realizado o pagamento das despesas com funeral, observado o capital segurado.
  • No caso de Morte, os beneficiários do seguro são aqueles indicados livremente pelo Segurado. Se não tiverem sido nomeados, os beneficiários serão aqueles definidos em lei.

Vigência e renovação do seguro:

  • O início da vigência da cobertura será a data indicada na apólice.
  • O início e fim de vigência se dará às 24h das datas indicadas na apólice.
  • A Seguradora emitirá e enviará a apólice no início do seguro e a cada renovação.
  • A renovação pode ocorrer de forma automática uma única vez, salvo se houver manifestação em sentido contrário com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias.
  • Na renovação automática do seguro, a Azos não pede novas informações para que o proponente permaneça como Segurado.
  • A partir da segunda renovação, todas deverão ser feitas de forma expressa pelo Segurado.

Sobre o pagamento do prêmio:

  • Os prêmios são calculados com base nas taxas e critérios constantes na Proposta de Contratação, na apólice e nas Condições Gerais.
  • Para garantir o direito à cobertura, o Segurado deve efetuar o pagamento dos prêmios até a data estabelecida na contratação. Caso o prazo máximo para pagamento seja um dia em que não haja expediente bancário, ele poderá ser realizado no próximo dia útil seguinte.
  • A falta de pagamento da primeira fatura implica no cancelamento da apólice.
  • Iniciada a vigência do seguro, se ocorrer um sinistro dentro do prazo de pagamento do prêmio, o Segurado ou seus beneficiários não ficarão prejudicados, tendo direito à indenização. Dela poderá ser abatido o valor correspondente ao prêmio não pago.
  • Não havendo pagamento da fatura referente ao prêmio, haverá tolerância de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de vencimento, para regularização.
  • Decorrido o prazo acima sem que o prêmio tenha sido quitado, a apólice será automaticamente cancelada a partir do 91º (nonagésimo primeiro) dia, independentemente de qualquer manifestação judicial ou extrajudicial.

Reajuste do prêmio por idade:

  • Uma vez por ano, no aniversário da apólice, o valor pago mensalmente sofre alteração em virtude da mudança de idade do Segurado. 
  • Os percentuais de reajuste estão definidos nas Condições Especiais de cada tipo de cobertura. 

Atualização monetária do prêmio:

  • O valor do capital segurado e dos prêmios (mensalidades) são corrigidos anualmente com base no IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE.
  • A atualização é anual, realizada na data de aniversário da apólice.

Situações que levam à perda do direito de receber a indenização:

  • Se o Segurado, intencionalmente, agravar o seu risco. 
  • Se houver simulação de sinistro, comprovada a fraude ou sua tentativa.
  • Se não forem fornecidos os documentos solicitados pela Seguradora.
  • Se a Declaração Pessoal de Saúde for inexata ou omissa quanto a circunstâncias que possam influenciar na aceitação da proposta ou mesmo no valor do prêmio

Sobre cada cobertura oferecida pela Azos

Cobertura de Morte

Com este seguro, os beneficiários têm direito a receber o valor integral da indenização em caso de morte do Segurado, decorrente de causa natural ou acidente pessoal.

Riscos cobertos:

  • Morte acidental, sem período de carência.
  • Morte natural ou por doença, inclusive Covid-19, com carência de 60 dias.
  • Suicídio, com carência de 2 anos.

Riscos excluídos:

  • Doenças ou lesões anteriores à contratação, de conhecimento do Segurado, e não informadas na Declaração Pessoal de Saúde.
  • Procedimentos não previstos no Código Brasileiro de Ética Médica, tratamentos clínicos ou cirúrgicos experimentais e tratamentos medicamentosos não reconhecidos pelo Serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia.
  • Suicídio ou sua tentativa, nos dois primeiros anos de validade da apólice.
  • Epidemias, endemias e pandemias; exceto COVID-19.
  • Conduta reconhecidamente perigosa.
  • Ato ilegal, seja ele praticado pelo Segurado ou pelo seu beneficiário.
  • Uso de material nuclear para quaisquer fins.
  • Atos ou operações de guerra, com exceção do Segurado militar no exercício das suas funções.
  • Furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outros fenômenos da natureza.
  • Ato terrorista.
  • Direção de veículo ou utilização de qualquer outro tipo de equipamento pelo Segurado, sem que ele possua a devida habilitação.

É importante saber:

  • A indenização pela Cobertura de Morte não se acumula com a Cobertura de Invalidez Permanente Total por Acidente Majorada. Se o mesmo acidente que causou a invalidez levar o Segurado à morte, o valor pago pelo primeiro seguro será descontado do capital segurado por morte e a Azos realizará o pagamento da diferença, se houver.
  • Com o recebimento da indenização, o seguro fica automaticamente cancelado.
  • O reajuste do prêmio por idade segue os critérios estabelecidos na tabela que você encontra nas nossas Condições Gerais atualizadas.

Quem são os meus beneficiários:

  • Você pode escolher livremente quem serão as pessoas que receberão a cobertura, indicando inclusive a proporção a que cada um terá direito. 
  • Caso você não indique o percentual a ser recebido por cada beneficiário, iremos realizar o pagamento de forma proporcional e igualitária para cada um deles.
  • Na falta de identificação dos beneficiários, o capital será pago metade ao cônjuge (se houver) e aos herdeiros legais do Segurado, obedecida a ordem hereditária estabelecida em lei.
  • A alteração dos beneficiários pode ser feita a qualquer momento. Para fins de indenização, iremos considerar a última alteração recebida antes da ocorrência do sinistro.
  • Caso um ou mais beneficiários venham a falecer antes do Segurado, o capital é redistribuído entre os beneficiários restantes em partes proporcionais.
  • Se houver indicação de beneficiário menor de idade, a indenização será paga em uma conta corrente de sua titularidade e a autorização de pagamento será assinada pelo representante legal. Não realizamos pagamento de indenização em contas de terceiros.

Documentos necessários para requerimento da indenização:

Na ocorrência do falecimento, seus beneficiários devem entregar à Azos alguns documentos para que a gente providencie a indenização. Mantenha-os sempre acessíveis para evitar qualquer problema. 

Devem ser apresentados, em cópias autenticadas, os documentos listados a seguir:

I - Do Segurado/Sinistrado
  • cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  • cópia do CPF ou outro documento que possua essa informação;
  • certidão de óbito;
  • comprovante de endereço nominal ao segurado; 
  • cópia completa do prontuário médico hospitalar;
  • extrato de utilização do plano de saúde dos últimos 3 anos;
  • relatório médico devidamente preenchido - modelo disponibilizado pela Azos.
Em caso de acidente, encaminhar também os seguintes documentos:
  • boletim de ocorrência policial;
  • boletim de atendimento dos bombeiros ou SAMU;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em caso de acidente com veículo que estivesse sendo conduzido pelo Segurado;
  • laudo de necropsia, emitido pelo IML;
  • laudo de exame toxicológico e de teor alcoólico emitidos pelo IML.
II - De cada um dos beneficiários
  • cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  • cópia do CPF ou outro documento que possua essa informação;
  • comprovante de residência (conta de luz, água, gás ou telefone fixo, emitida em até 90 dias);
  • autorização de pagamento devidamente preenchida com dados bancários nominais ao beneficiário - modelo disponibilizado pela Azos.
Em caso de cônjuge ou companheiro(a):
  • certidão de casamento atualizada com anotação de óbito, autenticada em cartório;
  • caso o segurado não seja casado civilmente, 3 provas de União Estável. Exemplos: 

- declaração de união estável feita em cartório antes do óbito; 

- comprovante de residência em comum;

- carta de concessão de pensão por morte do INSS;

- comprovante de dependência em plano de saúde e/ou odontológico;

- dependência no imposto de renda, comprovante de conta bancária conjunta. 

- autorização de pagamento devidamente preenchida com dados bancários nominais ao cônjuge ou companheira - modelo disponibilizado pela Azos.

Quando não houver indicação dos beneficiários pelo Segurado:

Deve ser apresentada a Declaração de Únicos Herdeiros, devidamente preenchida  por cada um dos beneficiários e duas testemunhas. Este documento deve ter todas as assinaturas reconhecidas com firma em cartório (modelo disponibilizado pela Azos).

Cobertura de Invalidez Permanente Total por Acidente Majorada

Este seguro cobre a invalidez permanente total do Segurado em virtude de lesão física causada direta e exclusivamente por acidente pessoal. O beneficiário desta cobertura é o próprio Segurado.

Riscos cobertos:

  • Perda do uso de uma das mãos, braços, ou até mesmo do dedo polegar (incluindo o metacarpo).
  • Perda do uso de um ou dos dois olhos.
  • Perda do uso de uma das pernas ou pés.
  • Alienação total incurável.

Riscos excluídos:

Além das exclusões constantes nas Condições Gerais, a cobertura de Invalidez Permanente por Acidente, Total ou Parcial Majorada, não abrange quaisquer situações que não foram descritas no item “Riscos cobertos” acima.

É importante saber:

  • Não existe carência para esta cobertura.
  • Não aplicamos reajuste do prêmio por mudança de idade neste seguro.
  • Após o recebimento da cobertura, o seguro é automaticamente cancelado.
  • O pagamento da indenização está sujeito à análise e é feito após a conclusão de tratamento ou esgotados os recursos disponíveis para recuperação.
  • Mesmo que ocorram várias lesões cobertas, a indenização não ultrapassará o valor da cobertura contratada.
  • A invalidez permanente deve ser comprovada através de exames, laudos e relatório médico. 
  • A indenização pela Cobertura de Invalidez Permanente Total por Acidente Majorada não se acumula com a Cobertura de Morte. Se o mesmo acidente que causou a invalidez levar o Segurado à morte, o valor pago pelo primeiro seguro será descontado do capital segurado por morte e a Azos realizará o pagamento da diferença, se houver.
  • Em caso de divergências entre o Segurado e a Seguradora relacionadas às lesões e à incapacidade total, pode ser realizada uma perícia médica e, se a divergência persistir, será constituída uma junta médica — comissão composta por três médicos, sendo um indicado pelo Segurado, um pela Seguradora e um terceiro escolhido pelos outros dois especialistas.

Documentos necessários para requerimento da indenização:

Devem ser apresentados, em cópias autenticadas, os documentos listados a seguir:

I - Do Segurado/Sinistrado
  • cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  • cópia do CPF ou outro documento que possua essa informação;
  • comprovante de residência (conta de luz, água, gás ou telefone fixo, emitida em até 90 dias);
  • Aviso de Sinistro, devidamente assinado pela pessoa que comunicou o sinistro com a validação das informações prestadas;
  • autorização de pagamento devidamente preenchida com dados bancários nominais do segurado;
  • em caso de declarante terceiro, é necessário o envio de procuração devidamente assinada com firma reconhecida pelo segurado.
II - Do acidente
  • boletim de ocorrência policial;
  • boletim de atendimento dos bombeiros ou SAMU;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Segurado, em caso de acidente com veículo conduzido por ele;
  • laudo de exames toxicológico e de teor alcoólico, emitidos pelo IML, quando realizados;
  • CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, aberto pela empresa nos casos de acidente de trabalho.
III - Documentação médica
  • cópia completa do prontuário médico hospitalar em caso de cirurgia realizada;
  • cópia de todos os laudos e exames realizados que apontam a invalidez;
  • extrato de utilização do plano de saúde dos últimos 3 anos;
  • Formulário de Relatório Médico devidamente preenchido pelo médico que acompanhou o segurado, datado, assinado e com a indicação do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • relatório de fisioterapia detalhando número de sessões, registro de comparecimento, relatório de evolução em cada sessão e parecer final do fisioterapeuta que acompanhou o tratamento devidamente assinado e carimbado.
Em caso de sinistro em decorrência de alienação mental, total e incurável:
  • Termo de Interdição Judicial em nome do Segurado, de forma a permitir o pagamento da indenização ao curador;
  • cópia da carteira de identidade ou equivalente e CPF do curador nomeado;
  • formulário de autorização de pagamento devidamente preenchido com dados bancários nominais ao curador nomeado em interdição judicial.

Cobertura de Doenças Graves

Com a contratação deste seguro, você terá direito a receber uma indenização caso seja diagnosticado com uma doença grave ou, ainda, caso precise se submeter a um transplante, desde que essas situações estejam cobertas.

Riscos cobertos:

  • Câncer grave (incluindo leucemias e as doenças malignas do sistema linfático).
  • Infarto Agudo do Miocárdio.
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC).
  • Insuficiência renal terminal.
  • Transplante de órgãos, listados a seguir:

- coração;

- pulmão;

- fígado (inclui transplante parcial);

- pâncreas;

- rim;

- intestino delgado (inclui transplante parcial);

- medula óssea;

- enxerto parcial ou total da face, mão, braço ou perna.

Riscos excluídos:

Além das exclusões constantes nas Condições Gerais, estão excluídos da garantia de cobertura Doenças Graves os seguintes eventos:

  • Câncer:

- qualquer tumor e/ou lesão descrita histologicamente como pré-maligna;

- todos os cânceres não invasivos (in situ);

- câncer da próstata no estágio Ia, Ib e IC (carcinoma prostático primário abaixo do estágio B0 pela classificação modificada Jewett, abaixo de T1c pela classificação TNM em 1992);

- melanoma maligno, quando o grau de invasão de tecido é baixo (segundo a classificação Breslow, a profundidade é menor que 1,5 mm);

- qualquer tumor maligno na presença de qualquer Vírus da Imunodeficiência Humana, desde que o mesmo tenha sido contraído antes do início de vigência da cobertura individual;

- qualquer câncer de pele que não seja melanoma maligno; 

- câncer existente antes do início da vigência da cobertura individual.

  • Infarto Agudo do Miocárdio:

- angina do peito incluindo angina estável e instável;

- angina decúbito;

- infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST no ECG com elevação da troponina “I” ou “T”;

- outras síndromes coronarianas agudas.

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC):

- ataque Isquêmico Transitório e deficiências neurológicas isquêmicas;

- hemorragia cerebral causada por acidentes;

- hemorragia cerebral causada por tumor cerebral;

- hemorragia cerebral causada por cirurgia do cérebro;

- obstrução da artéria oftálmica resultando em dano neurológico; 

- sintomas neurológicos provocados por enxaquecas.

  • Transplante de órgãos:

- colocação de órgãos artificiais, como coração artificial, ainda que em caráter temporário enquanto se aguarda de um doador humano;

- transplantes com órgãos de animais, não humanos;

- autotransplantes (medula, mãos, etc);

- transplantes não especificados no item “Riscos cobertos” acima;

- transplantes diagnosticados anteriormente ao cumprimento do prazo de carência;

- transplante decorrentes de doenças ou lesões preexistentes de conhecimento do segurado e não declaradas na proposta de contratação.

  • Insuficiência Renal Terminal:

- os quadros transitórios de insuficiência renal, ainda que realizado tratamento de diálise.

É importante saber:

  • Para todos os riscos cobertos, o prazo de carência é de 90 dias.
  • A cobertura é válida desde que o Segurado se encontre em vida após 30 dias do primeiro diagnóstico definitivo das doenças relacionadas ou do transplante.
  • Não é permitida a cumulação de indenizações pelo diagnóstico de mais de uma doença grave ou transplante.
  • O seguro Doenças Graves é automaticamente cancelado em duas situações: 

- com o recebimento da indenização;

- no primeiro dia após o aniversário de 70 anos de idade do Segurado.

  • Os transplantes devem ser originados de doador humano, e deve ser demonstrada a perda irreversível da função do órgão substituído.
  • O reajuste do prêmio por idade segue os critérios estabelecidos na tabela que você encontra nas nossas Condições Gerais atualizadas.

Documentos necessários para requerimento da indenização:

Devem ser apresentados, em cópias autenticadas, os documentos listados a seguir:

I - Do Segurado/Sinistrado
  • cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  • cópia do CPF ou outro documento que contenha essa informação;
  • Aviso de Sinistro devidamente assinado pela pessoa que comunicou o sinistro com a validação das informações prestadas;
  • autorização de pagamento devidamente preenchida com dados bancários nominais ao Segurado;
  • em caso de declarante terceiro, é necessário o envio de procuração devidamente assinada com firma reconhecida pelo segurado.
II - Documentação médica
  • cópia completa do prontuário médico hospitalar em caso de cirurgia ou tratamento realizado;
  • cópia de todos os laudos e exames realizados que apontaram o diagnóstico da doença;
  • extrato de utilização do plano de saúde dos últimos 3 anos;
  • Formulário de Relatório Médico devidamente preenchido pelo médico que acompanhou o segurado.

Assistência Funeral

A Assistência Funeral pode ser contratada em conjunto com outros seguros. Esta cobertura garante a prestação de serviços de assistência funeral ou o reembolso das despesas funerárias em caso de falecimento do Segurado.

Riscos cobertos:

  • Prestação de serviços funerários.
  • Reembolso de despesas relacionadas ao sepultamento ou à cremação.

É importante saber:

  • A carência é de 60 dias para mortes decorrentes de doenças, e dois anos para mortes decorrentes de suicídio e sua tentativa. Nos casos de acidentes pessoais, não há período de carência.
  • Para ter direito a esta cobertura, o falecimento deve ter ocorrido durante a vigência do seguro contratado.
  • A assistência ou reembolso é prestado até o limite do capital segurado.
  • A prestação de serviços ou o pagamento do reembolso não caracteriza o direito à cobertura de morte como risco coberto pelo seguro.
  • Não estão incluídas nesta cobertura despesas relacionadas à aquisição, locação e manutenção de jazigo, bem como exumação.
  • O reajuste do prêmio por idade segue os critérios estabelecidos na tabela que você encontra nas nossas Condições Gerais atualizadas.

Documentos necessários para requerimento da assistência:

Em caso de serviços funerários

Devem ser entregues ao prestador do serviço:

  • Carteira de identidade do Segurado ou equivalente;
  • CPF do Segurado ou outro documento que contenha essa informação;
  • declaração ou certidão de óbito.
Solicitação de reembolso

Devem ser apresentados, em cópias autenticadas, os documentos listados a seguir:

I - Do Segurado
  • Carteira de identidade ou equivalente;
  • CPF ou outro documento que contenha essa informação;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • certidão de óbito;
  • Aviso de Sinistro devidamente assinado pela pessoa que comunicou o sinistro com a validação das informações prestadas;
  • comprovante de endereço nominal ao segurado;
  • cópia completa do prontuário médico hospitalar;
  • extrato de utilização do plano de saúde dos últimos 3 anos;
  • relatório médico devidamente preenchido.
II - Das despesas
  • Notas fiscais originais das despesas efetuadas com o funeral do Segurado, contendo a discriminação dos itens ou serviços adquiridos.
III - Documentos do Beneficiário 

Trata-se da pessoa que realizou o pagamento das despesas do funeral, conforme informado em nota fiscal de serviços

  • carteira de identidade ou equivalente;
  • CPF ou outro documento que contenha essa informação;
  • comprovante de endereço nominal ao segurado;
  • certidão de nascimento ou de casamento, conforme o caso;
  • quando o beneficiário for companheiro(a), comprovante de união estável; 
  • Autorização de Pagamento, devidamente preenchida com dados bancários nominais ao pagador das despesas do funeral. 

Ressaltamos que esse conteúdo não substitui o documento oficial das nossas Condições Gerais, tudo bem? Você pode conferí-lo na íntegra em nosso site. 

Se ainda tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para chamar um dos nossos especialistas para entender melhor os seguros da Azos.

Mais informações

Para mais informações, acesse nossos termos completos:

  1. Condições Gerais (PDF)
  2. Termos de Uso
  3. Política de Privacidade
Versões anteriores em PDF: