Como encontrar um seguro de vida acessível?

Para contratar um seguro de vida acessível, comparar cotações e saber como as empresas definem os prêmios é fundamental.

Postado: 

16/6/2021 15:22

Se você chegou até aqui, é porque reconhece que o seguro de vida é uma forma segura e eficiente de fornecer aos seus entes queridos segurança financeira.  Para garantir que eles tenham no futuro aquilo que precisarem, contratar uma cobertura adequada é indispensável. 

Mas, além de obter a melhor cobertura de seguro de vida possível, aquela que realmente sana todos os possíveis problemas em caso de morte, você também vai precisar de um plano de seguro de vida acessível, onde os prêmios mensais podem ser pagos sem comprometer o orçamento.

Aqui na Azos a gente acredita que a melhor cobertura pra você, é aquela que você pode ter.

É comum a visão de que um seguro de vida abrangente não pode ser barato. Mas, isso é uma meia verdade, porque há maneiras de aliar o útil ao agradável e a gente vai te dizer como.

O primeiro passo é contratar um seguro de vida o quanto antes, porque com a idade, você fica mais suscetível a agravos de saúde. O segundo passo, é escolher uma apólice de seguro de vida que atende às suas necessidades e comparar as ofertas das seguradoras. 

Esses dois únicos e simples passos podem ajudar você a economizar um baita dinheiro sem comprometer o seu acesso à cobertura mais adequada para você e  sua família.

Dicas valiosas:

  • O seguro de vida temporário é a opção mais econômica para a maioria das pessoas;
  • Você obterá mensalidades mais baratas quanto mais jovem e mais saudável você for;
  • Calcule o valor da cobertura que você precisa e com isso evite contratar mais do que o necessário;
  • Não contrate o primeiro seguro de vida que te oferecerem. Pesquise em mais e em mais de um lugar.

Compre seguro de vida antecipadamente 

Na maioria dos casos, o seguro de vida não é uma prioridade entre os jovens adultos. Mas cada dia que passa pessoas com menos de 30 anos estão procurando por seguro de vida. 

Além do fato do preço e da condição de saúde serem melhores (na maioria dos casos), as pessoas estão aprendendo mais sobre planejamento financeiro. Um outro fator relevante é que quanto mais jovem a pessoa for, menos patrimônio ela adquiriu ao longo da vida, portanto, maior a necessidade de um seguro para proteger os dependentes financeiros. 

Em média, a mensalidade, tecnicamente chamada de prêmio de seguro, sobe 5 a 9% por ano, seja pelo reenquadramento etário, pela inflação ou pela inflação anual. 

Na Azos a tabela de reajuste anual é muito abaixo do mercado, você pode conferir na página 35 das nossas Condições Gerais, o que faz com que a contratação do seguro de vida não seja um fardo para a sua família e nem para o seu bolso. 

Isso é possível porque a maioria das seguradoras ainda usam dados de 1983 para calcular a expectativa de vida das pessoas.

Já a Azos, junto com a Excelsior e nosso time de tecnologia, utilizamos dados que são quase 30 anos mais recentes dos utilizados por aí. Mas não fique achando que esse é nosso único diferencial.

Nós temos temos análise de saúde online, que pode facilitar muito a contratação.

Escolha a melhor seguradora de vida para a sua situação 

As seguradoras definem o preço do seguro de vida com base em dados históricos, análise de saúde e estilo de vida de seus segurados. Durante a contratação, as seguradoras tradicionais do mercado, podem solicitar alguns documentos e exames para comprovar seu estado de saúde e calcular o seu risco de uma forma mais precisa.

A seguir você pode conferir algumas das etapas pedidas:

  • Uma breve entrevista por telefone ou internet sobre seus hobbies, finanças e saúde;
  • Avaliação e histórico médicos: principalmente por meio de um exame médico ou uma solicitação de documentos médicos anteriores;
  • Exame de sangue, urina ou, até mesmo, eletrocardiograma
  • Histórico da sua CNH com os registros de condução.

Assim que entregues, o segurador ainda pede até 15 dias para avaliar a documentação para dizer se você foi aceito ou não naquela seguradora. 

Seja como for, cada seguradora de vida tem um método próprio e, por isso, mede o risco de acordo com sua tecnologia, base estatísticas e apetite a risco. 

Na Azos, jogamos fora todas essas burocracias. Você não precisa fazer exame de sangue, entrevista por telefone e muito menos esperar 15 dias para saber se foi aceito ou não.

Em 1 minuto você consegue simular para ter uma estimativa de preço. Se você gostar, você continua no nosso site e responde algumas perguntas e em até 24 horas você já sabe se foi aceito ou não. 

Adquira a quantidade correta de cobertura de seguro de vida

Quando o assunto é seguro de vida é fácil pecar por excesso. Você vê o montante final da cobertura, encanta com o número de dígitos, e pronto… Você acabou de contratar um serviço que excede as suas necessidades reais. Quando você mal percebe já está arcando com um prêmio alto.

A gente te conta aqui quem precisa de um seguro de vida de R $1 milhão de reais, por exemplo.

O contrário também é verdade. No intuito de economizar ou por esquecer de fazer as contas na ponta do lápis, você acaba contratando um cobertor curto demais para o frio que a sua família poderá enfrentar. Resultado: seus beneficiários poderão ser surpreendidos pelas dívidas e despesas do dia-a-dia não contempladas na cobertura.  

Aqui na Azos temos uma calculadora que te ajuda a encontrar o valor da cobertura ideal para você. Se você quiser saber um valor médio que as pessoas contratam, considere um valor entre 60 a 120 vezes o seu salário.  

Para chegar ao valor ideal da sua cobertura, considere todas as suas obrigações financeiras, incluindo:

  • Dívida existente, como financiamento de casa própria ou empréstimos estudantis;
  • Planos futuros para a faculdade (para você, um cônjuge ou um filho);
  • Dependentes, incluindo filhos e pais idosos;
  • Qualquer colchão — isto é, um dinheiro para emergências — que você queira deixar;
  • Despesas finais, como cuidados médicos ao fim da vida ou despesas com funeral.

Ficou alguma dúvida? Fale com um dos nossos especialistas e tire todas as dúvidas agora mesmo.

Agende uma conversa com nossos especialistas

Perguntas frequentes 

Qual é o tipo de seguro de vida mais barato? 

O seguro de vida temporário é o tipo de seguro de vida mais acessível para a maioria das pessoas e pode custar de 5 a 15 vezes menos do que o seguro de vida vitalício ou resgatável, para a mesma cobertura.

Como comprar um seguro de vida barato? 

A melhor maneira de encontrar uma apólice de seguro de vida mais barata é comparar a oferta entre as seguradoras. Contratar uma apólice quando você for mais jovem e saudável e escolher um valor de cobertura que você possa bancar também é uma excelente forma de economia a longo prazo.

Quanto custa um seguro de vida?

Os prêmios de um seguro de vida são diferentes para cada pessoa e tipo de apólice. Mas, na maioria das vezes, quanto mais velho ou menos saudável você for, maiores serão os seus prêmios. Se você gostar de atividades radicais ou perigosas, o valor do prêmio poderá ser mais alto.